Últimos Posts

sexta-feira, 31 de agosto de 2012



 
 
 
 
 
 
 
 
31 de Agosto de 2012
 

Mateus 25,1-13
 

1 “O Reino dos Céus pode ser comparado a dez moças que, levando suas lamparinas, saíram para formarem o séquito do noivo. 2 Cinco delas eram descuidadas e as outras cinco eram previdentes. 3 As descuidadas pegaram suas lâmpadas, mas não levaram óleo consigo. 4 As previdentes, porém, levaram jarros com óleo junto com as lâmpadas. 5 Como o noivo demorasse, todas acabaram cochilando e dormindo. 6 No meio da noite, ouviu-se um alvoroço: ‘O noivo está chegando. Ide acolhê-lo!’ 7 Então todas se levantaram e prepararam as lâmpadas. 8 As descuidadas disseram às previdentes: ‘Dai-nos um pouco de óleo, porque nossas lâmpadas estão se apagando’. 9 As previdentes responderam: ‘De modo algum, pois o óleo pode ser insuficiente para nós e para vós. É melhor irdes comprar dos vendedores”. 10 Enquanto elas foram comprar óleo, o noivo chegou, e as que estavam preparadas entraram com ele para a festa do casamento. E a porta se fechou. 11 Por fim, chegaram também a outras e disseram: ‘Senhor! Senhor! Abre-nos a porta!’ 12 Ele, porém, respondeu: ‘Em verdade vos digo: não vos conheço!’ 13 Portanto, vigiai, pois não sabeis o dia, nem a hora.
 

            Entendendo
 

A parábola de hoje dá continuidade ao tema de ontem, sobre a vigilância constante, ou seja, que vivamos intensamente a vida presente, sem descuidarmos dos valores divinos.

Vigiar é estar atento à vontade do Pai.

Há um provérbio popular que resume bem a história das dez moças, contada por Jesus: “Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje”.

Estar vigilante é viver com responsabilidade cada momento, cuidando do que fomos capazes de construir: família, casa, trabalho, lazer, relacionamentos sociais... Tendo o domínio da situação. A cada decisão: pare, pense, controle a ansiedade, ouça e reze cada desafio antes de decidir.

Jesus, antes de toda missão difícil, afastava-se e rezava para que não prevalecesse apenas o conhecimento humano que é falho, mas a vontade de Deus.

Na oração do Pai Nosso ele nos leva a fazer esse pedido a Deus: “...seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu”.

Dessa forma estamos atualizando no hoje da vida, a vigilância que ele nos pede. Construir a história sem perder o foco na dimensão eterna e futura.
 

Atualizando
 

Muitas posturas em nossa vida diária, refletem a imprudência das 5 moças da parábola de hoje.

Quantas pessoas são descontroladas nos seus gastos e não sabem administrar suas próprias vidas, gastam mais do que recebem, são seduzidas pela propaganda consumista a comprar tudo sem poder, estouram o cartão de crédito, “sujam” os próprios nomes e vivem endividadas!

Esse exemplo bem corriqueiro pode ser aproveitado na vida divina.

Quantas pessoas perdem o foco na dimensão da fé e vivem o mesmo descontrole. São tragadas pelas novas tecnologias e facilidades que a vida contemporânea oferece, ocupam seu tempo com as ofertas e novidades da pós-modernidade e se distanciam de Deus!

Nos dois casos, são pessoas boas, cheias de boas intenções e lutam pela realização de sonhos e projetos, mas não sabem estabelecer prioridades.

E o perigo? É de aos poucos, perderem a sensibilidade dos valores de Deus e tornarem-se meros materialistas.

 

 
31 de Agosto de 2012
 

São Raimundo Nonato

O protetor das parturientes recebeu esse nome, por ter sido resgatado da barriga da mãe, já sem vida.

Raimundo Nonato nasceu em Portoel, na Espanha, próximo a Barcelona, no ano 1204. Recebeu o nome de Raimundo Nonato, porque significa “não nascido”, isso por ter sido tirado vivo da barriga da mãe, já morta. É por isso invocado como padroeiro das parturientes e das parteiras.

Ainda menino, cuidava do gado e, durante seu pastoreio, visitava a ermida de São Nicolau, onde se venerava uma imagem de Nossa Senhora, de quem ele era devoto. Certamente passava momentos fortes de oração.

Desde jovem Raimundo Nonato percebeu sua inclinação à vida religiosa. Seu pai buscou, sem êxito, impedi-lo de corresponder ao chamado vocacional. Ao entrar para a Ordem de Nossa Senhora das Mercês, aos 24 anos, pode receber do fundador, São Pedro Nolasco, o hábito. Raimundo tornou-se exemplo de ardor na missão de resgatar das mãos dos mouros, os cristãos escravizados.

Certa vez, São Raimundo conseguiu liderar uma missão que libertou 150 cristãos, porém, quando na Argélia acabaram-se os recursos para o salvamento daqueles que corriam o risco de perderem a vida e a fé, o missionário e sacerdote Raimundo se ofereceu em lugar de um deles. Na prisão, Raimundo pregava para os muçulmanos e cristãos com tanta Unção que começou a convertê-los e, por isso, sofreu as consequências. Chegaram a perfurar seus lábios com um ferro quente, fechando-os com um cadeado.

Mais tarde foi libertado da prisão e retornou à Espanha. Raimundo Nonato morreu com apenas 36 anos de idade, em 1240, e seu corpo sepultado na mesma ermida de São Nicolau.

 

31 de Agosto de 2012

Dia do Nutricionista

Nutrição é a ciência que estuda os alimentos e os aplica às necessidades nutricionais do homem. Seu profissional é o nutricionista, responsável por planejar programas de alimentação, preparar dietas e cardápios, supervisionar a produção de alimentos e cozinhas de indústrias e restaurantes, além de acompanhar o regime alimentar de atletas.

A importância desse profissional na preservação da vida sadia faz com que seja necessária sua presença em vários momentos e ambientes da sociedade, tais como: hospitais, clínicas, escolas, esportes e tantos outros.


 

Atenção: Ligue, mande uma mensagem, faça uma homenagem a um (a) nutricionista. A sua atuação está ajudando a sociedade a viver de maneira mais saudável. Eles merecem nossa homenagem, pois estão defendendo a vida.

quinta-feira, 30 de agosto de 2012



 
 
 
 
 
 
 
 
30 de Agosto de 2012
 

Mateus 24,42-51
 

42 “Vigiai, portanto, pois não sabeis em que dia virá o vosso Senhor.

43 Ficai certos: se o dono de casa soubesse a que horas da noite viria o ladrão, vigiaria e não deixaria que sua casa fosse arrombada. 44 Por isso, também vós, ficai preparados! Pois na hora em que menos pensais, virá o Filho do Homem.

45 Quem é o servo fiel e prudente, que o Senhor encarregou do pessoal da casa, para lhes dar alimento na hora certa? 46 Feliz aquele servo que o senhor, ao chegar, encontrar agindo assim. 47 Em verdade vos digo, ele lhe confiará a administração de todos os seus bens.

48 O servo mau, porém, se pensar consigo mesmo: ‘Meu senhor está demorando’ 49 e começar a bater nos companheiros e a comer e a beber com os bêbados, 50 então o senhor desse servo virá num dia inesperado e numa hora imprevista. 51 Ele o excluirá e lhe imporá a sorte dos hipócritas. Ali haverá choro e ranger de dentes”.
 

            Entendendo
 

O evangelho de hoje fala da “volta do Senhor” à Terra, que denominamos "parusia". Muitos são os relatos sobre isso nos evangelhos, que evidenciam uma vinda repentina, gloriosa, cercada por anjos, uma aparição esplendorosa e  precedida por sinais nos céus.

Como o tempo da parusia é indefinido, Jesus adverte seus discípulos, e a nós, que a única atitude apropriada é a vigilância constante, estar sempre prontos para essa hora. Essa atitude é ainda mais reforçada pela história do dono da casa, que se soubesse da vinda do ladrão, vigiaria e não deixaria que sua casa fosse roubada. Mas, como o ladrão que age à noite, sem avisar, Ele virá sem aviso prévio e a única forma de estar preparado é vigiar constantemente.

Essa expectativa da “volta do Senhor” foi dando espaço para uma visão mais realista do encontro com Jesus, já presente entre nós, no nosso próximo e irmão, principalmente os mais carentes e necessitados.

Hoje, são muitos os grupos religiosos que usam esse anúncio da “vinda do Senhor”, para assombrar o povo e fazer chantagem com o interesse de tirar proveito da ignorância das pessoas.
 

Atualizando
 

A recomendação de Jesus não é para que estejamos assustados, pensando no “fim do mundo”, como muitos, de forma ingênua, acabam embarcando nesses anúncios bobos que, a cada época acontece, amedrontando as pessoas.

O alerta é para nós não perdermos o foco na transcendência e nos valores eternos. Estar vigilante é lutar e viver o ordinário de cada dia, buscando honrar e cumprir os compromissos e valores de um bom cristão.

Vivendo assim, consequentemente estamos preparados para o que acontecer. Mesmo porque Deus nos acompanha e vê a nossa luta e boas intenções de querer crescer e ser cada dia melhor.

Viva com dignidade o comum de cada dia e “tudo mais vos será acrescentado”.

 

 
30 de Agosto de 2012  

São Félix e Santo Adauto

Foram assassinados cruelmente, mas não traíram Jesus Cristo

Felix e Adauto viveram no século IV, num período de sofrimento da Igreja, onde muitos foram assassinados apenas por assumirem que eram cristãos. Pouco se sabe desses dois santos, mas, provavelmente, eles sofreram o martírio durante a perseguição de Diocleciano, no princípio do século IV, por volta do ano 304. Seus túmulos no cemitério de Comodila, na vida das Sete Igrejas, próximo à Basílica de São Paulo "fora dos muros", foram descobertos em 1720.

Segundo uma antiga narrativa, durante o reinado de Diocleciano, Félix, que era sacerdote foi condenado à morte por ser cristão. Quando estava sendo conduzido para a execução, um homem desconhecido se aproximou da escolta militar que o cercava e declarou ser também cristão. Foram, por isso, degolados os dois juntos. Como era desconhecido o nome do segundo mártir, os fiéis lhe deram o nome de Adauto, que significa adicionado.

Somente em 1903 a pequena basílica em que se encontravam seus restos mortais foi definitivamente restaurada. Encontra-se ali um dos mais antigos afrescos paleocristãos, onde aparecem: São Pedro, Santo Estevão, São Paulo, São Félix e Santo Adauto. São Felix e Santo Adauto foram muito cultuados no século VII.

 

 

30 de Agosto de 2012

Dia do Vendedor Lojista

Vendedor é todo aquele que vende, cede por certo preço, troca, negocia, dispõe do que possui e oferece em troca de dinheiro...

Por trás desse conceito tão simples, encontra-se velada uma atividade essencialmente valiosa, de significado amplo, que faz parte intrínseca de nossas vidas desde a nossa mais tenra idade. Em princípio, todos nós somos vendedores; vendedores de ideias, de sonhos, de anseios, de convicção das próprias necessidades.

Existem aqueles que estão vinculados ao local próprio da venda, são os vendedores lojistas. No entanto, em abrangência maior, no dia de hoje, todos os vendedores, lojistas ou não, merecem nosso respeito e nossa homenagem.


 

Atenção: Ligue, mande uma mensagem, faça uma homenagem a um vendedor ou vendedora da loja que você costuma comprar. É grande a importância do serviço prestado por esse profissional. É uma maneira simples e gentil de reconhecer os méritos dessa pessoa.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012



 
 
 
 
 
 
 
 
29 de Agosto de 2012
 

Marcos 6,17-29
 

17 De fato, Herodes tinha mandado prender João e acorrentá-lo na prisão, por causa de Herodíades, mulher de seu irmão Filipe, com a qual ele se tinha casado. 18 Pois João vivia dizendo a Herodes: “Não te é permitido ter a mulher do teu irmão”. 19 Por isso, Herodíades lhe tinha ódio e queria matá-lo, mas não conseguia, 20 pois Herodes temia João, sabendo que era um homem justo e santo, e até lhe dava proteção. Ele gostava muito de ouvi-lo, mas ficava desconcertado.

21 Finalmente, Chegou o dia oportuno. Por ocasião de seu aniversário, Herodes ofereceu uma festa para os proeminentes da corte, os chefes militares e os grandes da Galiléia. 22 A filha de Herodíades entrou e dançou, agradando a Herodes e a seus convidados. O rei, então, disse à moça: “Pede-me o que quiseres, e eu te darei”. 23 E fez até um juramento: “Eu te darei qualquer coisa que me pedires, ainda que seja a metade do meu reino”. 24 Ela saiu e perguntou à mãe: “Que devo pedir?” A mãe respondeu: “A cabeça de João Batista”. 25 Voltando depressa para junto do rei, a moça pediu: “Quero que me dês agora, num prato, a cabeça de João Batista”. 26 O rei ficou muito triste, mas, por causa do juramento e dos convidados, não quis faltar com a palavra. 27 Imediatamente, mandou um carrasco cortar e trazer a cabeça de João. O carrasco foi e, lá na prisão, cortou-lhe a cabeça, 28 trouxe-a num prato e deu à moça. E ela a entregou à sua mãe. 29 Quando os discípulos de João ficaram sabendo, vieram e pegaram o corpo dele e o puseram numa sepultura.
 

            Entendendo
 

O cenário aqui é de festa. Comemora-se o aniversário de Herodes, o rei político. Comidas, bebidas, danças e infidelidade conjugal.

Aqui podemos colocar dois banquetes em paralelo. O de Herodes, rei da terra, que termina em morte e leva à morte; e o banquete do outro rei, o rei divino, Jesus, na última ceia, que leva à vida, vida apresentada por Ele ao transformar o pão e anunciar que continuaria presente, mesmo depois da morte: “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue, possui a vida eterna”.

Portanto, o banquete do “chefe do mundo”, Herodes, leva à morte; o banquete do rei divino, Jesus, leva à vida, à felicidade.

No banquete de Herodes, um assunto, meio à bebedeira e orgia é trazido entre os convidados. A denúncia que João Batista havia feito sobre o escândalo familiar provocado por Herodes, ao tomar a mulher de seu irmão.

Revoltada com João Batista, por defender os valores da família a mulher pede o assassinato de João.
 

Atualizando
 

Quantos jantares e festas são utilizados para selar acordos políticos em nosso país; quantos desvios, propinas, corrupção e traições acontecem nos banquetes, ‘na calada da noite’. A barbaridade de Herodes parece distante, quando está tão perto de nós!

Hoje, ouvimos muito que a vida particular de um candidato ou de um homem público, não interessa a ninguém, pois é vida particular dele. Está correto esse raciocínio?

Será que a vida e a história de uma pessoa que se propõe a exercer uma função pública, não devem servir de referência para sua autoridade como governante?

Claro que, fraquezas pessoais, todos nós temos e os erros cometidos no passado podem ser corrigidos, mas o que o cristão deve observar é se os valores de família, tomados como referência no evangelho de hoje são respeitados, inclusive por aqueles que nos governam.

 

29 de Agosto de 2012  

Martírio de São João Batista

O primo de Jesus teve o grande reconhecimento do Mestre: “Nenhum filho de mulher é maior do que João Batista”!

João Batista teve como pais Zacarias e Isabel. Era primo de Jesus e muito próximo. Nas afirmações de Jesus Cristo dá para perceber a admiração que tinha pelo seu primo, tanto no lado humano, quando sentiu e se refugiou ao saber da morte de João, como na compreensão divina que Deus atribuiu ao seu primo, em preparar a sua chegada.

Desde o ventre das duas mães, quando da visita de Maria a Isabel, o Espírito balançou as duas barrigas das grávidas, anunciando um acontecimento extraordinário, de fatos fortes que a humanidade presenciaria, mais tarde, com esses dois homens; inclusive o martírio, num golpe perverso da humanidade, representado pelo político Herodes. 

A vida e missão de João são tão fortes que Jesus chegou a afirmar: "Dentre os nascidos de mulher, não surgiu ninguém maior que João, o Batista”... De fato, todos os profetas, bem como a lei, profetizaram até João.

São João Batista, de altas virtudes e rigorosas penitências, anunciou o advento do Cristo e, ao denunciar os vícios e injustiças, deixou Deus conduzi-lo ao cumprimento da profecia do anjo a seu respeito: "Pois ele será grande perante o Senhor; não beberá nem vinho, nem bebida fermentada, e será repleto do Espírito Santo desde o seio de sua mãe. Ele reconduzirá muitos dos filhos de Israel ao Senhor seu Deus: e ele mesmo caminhará à sua frente..." ( Lc 1, 15)

São João Batista, em defesa dos valores da família, denunciou o governador da Galiléia, Herodes, que escandalosamente havia tomado a esposa do seu irmão, e foi barbaramente degolado.

Desta forma, através do martírio, o Santo Precursor deu sua vida e recebeu em recompensa a Vida Eterna, reservada àqueles que vivem com amor e fidelidade os mandamentos de Deus.

 

 

29 de Agosto de 2012

Dia de Combate ao Fumo

O tabagismo é uma das principais causas de morte no Brasil e no mundo. Estima-se que no país ocorram 200 mil falecimentos por ano, em consequência do cigarro.

Os males causados pelo hábito de fumar incluem câncer de pulmão, doença coronariana, doença pulmonar obstrutiva crônica e doença cerebrovascular. Outros males que também estão relacionadas ao uso do cigarro são aneurisma arterial, trombose vascular, úlcera do aparelho digestivo, infecções respiratórias e impotência sexual no homem.

Com o objetivo de conscientizar a população sobre o assunto e diminuir os riscos desses tipos de doenças, o governo aprovou, em 1986, a Lei Federal nº 7488, que estabeleceu o dia 29 de agosto como Dia Nacional de Combate ao Fumo, criando assim, o compromisso de elaborar campanhas de combate ao tabagismo.

Essa iniciativa também é praticada em todo mundo no dia 31 de Maio, conhecido como Dia Mundial sem o Tabaco, que movimenta todos os países na luta contra esse vício.

Fonte: UFGNet; Soleis

 

Atenção: Ao nosso lado, tem sempre uma pessoa que não conseguiu parar de fumar. Tome uma iniciativa, até mesmo a oferecer-se para ajudá-la a deixar esse mal. Mas, tenha jeito, use sua criatividade para não ofendê-la. Faça a sua parte, é tão bom ajudar o outro e não ser omisso!
 
 

terça-feira, 28 de agosto de 2012


 
 
 
 
 
 
 
 
 
28 de Agosto de 2012
 

Mateus 23,23-26
 

23 Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Pagais o dízimo da hortelã, da erva-doce e do cominho, e deixais de lado os ensinamentos mais importantes da Lei, como o direito, a misericórdia e a fidelidade. Isto é que deveríeis praticar, sem contudo deixar aquilo. 24 Guias cegos! Filtrais o mosquito, mas engolis o camelo. 25 Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Limpais o copo e o prato por fora, mas por dentro estais cheios de roubo e cobiça. 26 Fariseu cego! Limpa primeiro o copo por dentro, que também por fora ficará limpo.
 

            Entendendo
 

Jesus era muito paciente com os ignorantes, com aqueles que não tinham tido a oportunidade de conhecer os princípios de Deus; mas pegava pesado com os dirigentes do povo, que se escondiam atrás de uma religião para cometer todo tipo de desonestidade.

Eram “politicamente corretos” nas práticas externas e, sobretudo naquelas que apareciam mais: pagavam o dízimo; jejuavam e, publicamente, mostravam seus rostos abatidos pela prática do jejum; sentavam nos primeiros bancos nas celebrações religiosas, com a intenção de aparecer; estendiam os braços e faziam longas orações em praças públicas; davam esmolas e saiam divulgando a quem ajudavam...

Jesus percebe que suas ações são contraditórias e praticadas conscientemente para tirar proveito do cargo que exercem, denuncia sua incoerência, pede respeito “às coisas de Deus” e relaciona três grandes pecados cometidos por eles, contra o povo e contra Deus: a injustiça, a falta de misericórdia e a infidelidade.
 

Atualizando
 

O evangelho de hoje serve de alerta para todos os religiosos, todos aqueles que assumem funções na Igreja, independentemente do credo. 

Como atualizar um escriba ou fariseu nos dias de hoje?
 

·         Quando atraímos alguém para seguir a Jesus e, depois que o conseguimos, impedimos seu crescimento espiritual por causa dos formalismos e normas.

·         Quando assumimos uma função religiosa com o interesse mercenário de levar vantagem.

·         Quando, como evangelizadores e anunciadores da Palavra de Deus, privatizamos funções e impedimos o crescimento de outros.

·         Quando, como dirigentes, exigimos muito dos outros e agimos com práticas contrárias ao que pregamos.  

 

Em contraposição à postura dos religiosos carrascos e interesseiros da época, Jesus se apresenta como Bom Pastor, que conhece suas ovelhas pelo nome; que se preocupa quando uma se extravia; que coloca nos braços e dá assistência quando está doente e abatida.

Jesus é bom sem perder a autoridade, e faz tudo isso gratuitamente. É esse o modelo que deve ter um padre, um pastor, um bispo, um agente de pastoral, enfim, todos os que se propõem liderar conforme os princípios cristãos.

 

 
 

28 de Agosto de 2012

Santo Agostinho

Um santo que “sacudiu” a Igreja com sua inteligência criativa e testemunho de conversão, após uma vida rebelde
 

Aurélio Agostinho nasceu no dia 13 de novembro de 354, na cidade de Tagaste, na época uma província romana no norte da África, na atual Argélia, filho de pai pagão, chamado Patrício e mãe católica, Mônica. Foi educado no norte da África e resistiu aos ensinamentos de sua mãe para se tornar cristão.

Com dezessete anos, graças à generosidade de um cidadão chamado Romaniano, o pai de Agostinho pode enviá-lo para Cartago para continuar sua educação na retórica. Vivendo como um pagão intelectual, estravasou sua vida de maneira estravagante, até se juntar com uma mulher e ter com ela um filho, de nome Adeodato.

Após uma juventude viciosa e cheia de desvios doutrinários, converteu-se por influência de Santo Ambrósio, bispo de Milão e, principalmente, graças às orações e lágrimas de sua mãe Santa Mônica.

Agostinho é uma das figuras mais importantes no desenvolvimento do cristianismo no Ocidente. Desenvolveu sua própria abordagem sobre filosofia e teologia e uma variedade de métodos e perspectivas diferentes. Ele aprofundou o conceito de pecado original dos padres anteriores e, quando o Império Romano do Ocidente começou a se desintegrar, desenvolveu o conceito de Igreja como a cidade espiritual de Deus, distinta da cidade material do homem. Seu pensamento influenciou profundamente a visão do homem medieval. A Igreja se identificou com o conceito de "Cidade de Deus" de Agostinho.

As Igrejas Católica e Anglicana reconhecem sua importância como Doutor da Igreja, e o patrono da ordem religiosa agostiniana. Na Igreja Ortodoxa Oriental ele é louvado, e seu dia festivo é celebrado em 15 de junho. Entre os ortodoxos é chamado de "Agostinho Abençoado", ou "Santo Agostinho, o Abençoado”.

De Santo Agostinho, disse o Papa Leão XIII: “É um gênio vigoroso que, dominando todas as ciências humanas e divinas, combateu todos os erros de seu tempo”.

Agostinho foi bispo, escritor, teólogo, filósofo e doutor da Igreja. Faleceu em Hipona, no dia 28 de agosto de 430, com 75 anos de idade.

 

  

28 de Agosto de 2012

Dia do Bancário, Filósofo e Trabalhador Voluntário

Bancário

A história bancária brasileira começa em 1799, no Maranhão, onde, impulsionada pelo governador Diogo de Souza, buscou criar um banco com espírito nacional, tentativa fracassada.

Em 1808, com a transferência da Coroa Portuguesa ao Brasil faz aumentar a circulação da moeda. No mesmo ano é criado o Banco do Brasil.

Em 1907, com o início da industrialização, os trabalhadores começam a buscar meios de defesa frente aos patrões. Nasce a primeira grande organização, de socorro mútuo, a Sociedade Beneficente dos Funcionários da Caixa Econômica de São Paulo.

Em 1951, os bancários brasileiros decidiram inovar na luta por reivindicações salariais e por melhores condições de trabalho. A mobilização da categoria seria unificada nacionalmente. As principais reivindicações pediam reajuste de 40%, salário mínimo profissional e adicional por tempo de serviço. As sucessivas tentativas de negociação fracassaram.  

No dia 28 de agosto de 1951, uma assembleia histórica no Sindicato dos Bancários, contando com a presença de 28% da categoria, decidiu ir à greve para conseguir seus direitos. A greve foi deflagrada e logo, duramente reprimida. O DOPS prendia e espancava os grevistas. Somente após 69 dias de paralisação, a categoria arrancou 31% de reajuste. Após o término da paralisação a repressão foi ainda mais acentuada. Mas, como resultado mais positivo, a greve de 1951 colocou em xeque a lei de greve do governo Dutra e provocou, também, a criação do DIEESE, em 1955.

Fonte: UFGNet

Filósofo
 

Em todos os ramos do conhecimento a presença do filósofo pode ser sentida. Seja defendendo, seja criticando, os filósofos procuram marcar suas posições diante de toda atividade humana que envolva a reflexão. Da religião às artes, buscou-se fornecer algum esclarecimento sobre a melhor maneira de se posicionar a respeito dos assuntos mais interessantes do ponto de vista humano.

Frequentemente, tinha-se a impressão de que um conhecimento da verdadeira atitude a ser adotada já havia sido estabelecido. Porém, no instante posterior, outro filósofo rebatia essa postulação, argumentando que um entendimento geral de tudo não seria possível e que somente uma compreensão parcial poderia ser obtida. Por causa dessas idas e vindas, o papel do filósofo na sociedade variou bastante.

A falta de uma função específica para a filosofia, devido ao fato dele procurar discutir todos os temas relativos ao entendimento humano, tornou-a uma disciplina de difícil aceitação quanto a sua participação social; no entanto, ela continua sendo importante e percorrendo todas as áreas do conhecimento.

Fonte: Introdução à Filosofia

 
Trabalhador Voluntário
 

A satisfação de fazer algum tipo de trabalho voluntário é realmente gratificante. Hoje, uma verdadeira “onda” de pessoas estão descobrindo o caminho do fazer o bem sem olhar a quem. O valioso trabalho do voluntariado já está infiltrado em vários setores. Isto mostra como é importante ser solidário com o próximo; pois pessoas não só no Brasil, como também no mundo inteiro, estão sendo ajudadas por voluntários que tiram parte de seu tempo para oferecê-lo sem ganhar nada em troca.

A Organização das Nações Unidas (ONU) elegeu o dia 5 de dezembro como o DIA INTERNACIONAL DO VOLUNTÁRIO. No Brasil, o Presidente José Sarney assinou a LEI Nº 7.352, de 28 de Agosto de 1985, que institui o Dia Nacional do Voluntariado.

Caso você tenha a oportunidade de fazer algum trabalho voluntário para alguém ou alguma entidade que precise de sua ajuda, não deixe de aproveitar essa chance. Depois de um dia de trabalho voluntário, quando você for dormir, até o sono se torna leve e de paz.

Fonte: Sociedade de Assistência aos Cegos

 

Atenção: Hoje temos três categorias muito conhecidas e atuantes na sociedade: bancário, filósofo e trabalhador voluntário. Ligue, mande uma mensagem, faça uma homenagem às pessoas dessas áreas que você conhece.