Últimos Posts

domingo, 30 de setembro de 2012


 
 
 
 
 
 
 
 
 
30 de Setembro de 2012
 

Marcos 9,38-43.45.47-48
 

38 João disse a Jesus: “Mestre, vimos alguém expulsar demônios em teu nome. Mas nós o proibimos, porque ele não andava conosco”. 39 Jesus, porém, disse: “Não o proibais, pois ninguém que faz milagres em meu nome poderá logo depois falar mal de mim. 40 Quem não é contra nós, está a nosso favor. 41 Quem vos der um copo de água para beber porque sois de Cristo, não ficará sem receber a sua recompensa.

42 E quem provocar a queda a um só destes pequenos que creem em mim, melhor seria que lhe amarrassem uma grande pedra de moinho ao pescoço e o lançassem no mar.

43 Se tua mão te leva à queda, corta-a! É melhor entrares na vida tendo só uma das mãos do que, tendo as duas, ires para o inferno, para o fogo que nunca se apaga. 45 Se teu pé te leva à queda, corta-o! É melhor entrar na vida tendo só um dos pés do que, tendo os dois, ser lançado no inferno. 47 Se teu olho te leva à queda, arranca-o! É melhor entrar no Reino de Deus tendo um olho só do que, tendo os dois, ir para o inferno, 48 onde o verme deles não morre e o fogo nunca se apaga”.
 

            Entendendo
 

O Evangelho de hoje traz uma variedade de temas. Certamente foi uma compilação feita por Marcos, recolhendo fragmentos de alguns acontecimentos da vida de Jesus.

O primeiro deles mostra a mentalidade fechada dos apóstolos. Enquanto Jesus está querendo que todos acreditem em sua Palavra e utilizem o seu poder para ajudar as pessoas, os apóstolos estão punindo quem faz o bem e não faz parte do grupo. Jesus os repreende e cita a referência de uma simples caridade, um copo de água dado a quem tem sede. Ou seja, aquele que segue a sua Palavra, independentemente de que grupo pertença, mas pratique a caridade, está com Ele. E mais, ainda promete a recompensa divina.

Jesus abraça aqui, os que fazem o bem na sociedade. Ele segue a linha de Moisés no Antigo Testamento, quando afirma: “Quem dera que todo o povo do Senhor fosse profeta e que o Senhor lhe concedesse o seu espírito”.

A sentença sobre a queda dos pequeninos é orientação para prevenir escândalos dentro do próprio grupo de discípulos.

As citações de quedas pela mão, pé e olho são simbólicas, e podem indicar más ações, e aspirações de poder e prestígio.
 

Atualizando
 

Do vasto conteúdo do Evangelho, o primeiro tema está mais ligado à nossa realidade. Ou seja, os discípulos de Jesus, movidos pelo ciúme e por espírito separatista, reprimem outro grupo que não faz parte do convívio deles, e recebem uma bela repreensão de Jesus.
 

Destaco vertentes em destaque: pessoal e institucional.
 

PessoalQuantas vezes entre nós falamos de inclusão, de iniciativas de acolhida e, quando menos percebemos, estamos enciumados por alguém que surge entre nós com talento e se destaca! E o pior pode acontecer em nossas tendências mesquinhas: buscar encontrar naquela pessoa pontos fracos que possam mostrar de que “ela não é isso tudo”!

A reação do Mestre Jesus diante do comportamento mesquinho dos discípulos foi serena, tranquila, mas firme e justa... De extrema tolerância em relação ao exorcista anônimo que usou o seu nome, para fazer o bem.
 

Institucional – Quantos grupos religiosos “extra conservadores”, de mentalidades fechadas, e alguns até fanáticos pregam como se a verdade fosse propriedade deles, e que para ser salvo, tem que fazer parte de tal seguimento. E o pior, utilizam o próprio nome de Jesus em vão e deturpam seu amor abrangente!

Falando de nossa realidade... Devemos ter cuidado e respeitar, principalmente as religiões de matrizes africanas, vítimas de preconceito e até de hostilidade. Jesus apresentou o Deus de todos os povos, raças, culturas e continua acolhendo todos que manifestam o amor a Deus e ao seu semelhante.

 

30 de Setembro de 2012

São Jerônimo
“Grande intelectual e um dos maiores estudiosos da Bíblia”

Neste último dia do mês da Bíblia, celebramos a memória do grande tradutor das Sagradas Escrituras, São Jerônimo. Ele nasceu em uma família muito rica na Dalmácia, hoje Croácia, no ano 347. Com a morte dos pais, herdou uma boa fortuna, que aplicou na realização de sua vocação para os estudos, pois tinha uma inteligência privilegiada. Viajou para Roma, onde procurou os melhores mestres para ensinar-lhe. Jerônimo estudou por toda a vida, viajando da Europa ao Oriente com sua biblioteca dos clássicos antigos, nos quais era formado e graduado doutor. 

Ele foi batizado em Roma, pelo papa Libério, já com 25 anos de idade. Logo após seu batismo iniciou os estudos teológicos e depois foi ao deserto da Síria para fazer uma experiência espiritual com rigorosos jejuns e penitências. Ordenado sacerdote em 379, retirou-se para estudar, a fim de responder com a ajuda da literatura as necessidades e desafios da época.

Voltou para Roma em 382, chamado pelo papa Dâmaso, para ser seu secretário particular. Jerônimo foi incumbido de traduzir a Bíblia, do grego e do hebraico, para o latim. Nesse trabalho, dedicou quase toda sua vida. O conjunto final de sua tradução da Bíblia em latim chamou-se "Vulgata" e tornou-se oficial, no Concílio de Trento. Assim, com alegria e dedicação enriqueceu a Igreja. 

Romano de formação, Jerônimo era um intelectual cultíssimo. Sua obra literária revelou o filósofo, capaz de escrever e pensar em latim, em grego e em hebraico. Tinha uma personalidade forte que impressionava a todos. 

Saiu de Roma e foi viver definitivamente em Belém no ano de 386, viveu como um monge, continuando seus estudos e trabalhos bíblicos. Para não ser esquecido, reaparecia, de vez em quando, com um novo livro. 

Jerônimo era fantástico, consciente de suas próprias culpas e de seus limites, tinha total clareza dos seus merecimentos. Ao escrever o livro "Homens ilustres", concluiu-o com um capítulo dedicado a ele mesmo.

Morreu com setenta e três anos, em 30 de setembro de 420, em Belém. A Igreja o declarou padroeiro dos estudos bíblicos e dedicou o mês de seu falecimento, à Bíblia.

 

 

30 de Setembro de 2012

Dia da Secretária, Jornaleiro, Navegação e Tradutor

Secretária
 

Você sabe como surgiu o Dia da Secretária? No dia 30 de setembro de 1850 nasceu Lilian Sholes, filha do inventor da máquina de escrever. Ela foi a primeira mulher a usar uma máquina de escrever; desse modo, Lilian se transformou num símbolo, e a data do seu nascimento é lembrada como o Dia da Secretária. Além do dia 30 de setembro ser a data oficial no Brasil, existe também o “Dia Internacional da Secretária” que é comemorado no restante do mundo sempre na última 4ª feira do mês de abril.

A profissão de secretária exige muito esforço e organização, ainda mais nos dias de hoje onde as atribuições são cada vez maiores. Quem opta pela profissão de secretária deve gostar do que faz, e investir sempre no seu crescimento pessoal é importantíssimo, pois ela é o espelho da organização que representa.

Jornaleiro 

Ao que tudo indica os jornaleiros já contam com 150 anos de história na vida do país. Tudo teria começado com negros escravos que saíam pelas ruas gritando as principais manchetes estampadas nas primeiras páginas do jornal “A Atualidade”, o primeiro a ser vendido no Brasil, em 1858.

Coube aos imigrantes italianos, chegados ao Brasil no século XIX, a expansão da atividade, paralela ao desenvolvimento da imprensa no País. Na época, os "gazeteiros", como eram chamados, não tinham ponto fixo, perambulavam pela cidade com as pilhas de jornais amarradas por uma fita de couro, que carregavam no ombro.

Foi um dos imigrantes italianos, Carmine Labanca, quem primeiro montou um ponto fixo, na cidade do Rio de Janeiro – razão para muitos associarem o nome dos pontos-de-venda ("banca") ao sobrenome do fundador. A curiosidade fica por conta do simples modo como essas primeiras bancas eram montadas: sobre caixotes de madeira, com uma tábua em cima, onde eram acomodados os jornais para serem vendidos.   

"Gazetta" era o nome da moeda em Veneza, no século XVI. Foi essa palavra que deu origem ao “Gazetta Veneta”, jornal que circulava na cidade de Veneza no século XVII. Com o tempo, "Gazeta" virou sinônimo de periódico de notícias.

O nome "jornal" que veio a nomear, depois, o "jornaleiro", tem sua origem na palavra latina "diurnális", que se refere a "dia", "diário" – o que significaria o relato de um dia de atividades.

Navegação


Navegação é a ciência, arte, prática ou tecnologia, de planejar e executar uma viagem de um ponto de partida até seu ponto de destino.

A principal atividade da navegação é a determinação da posição atual, para possível comparação com posições previstas ou desejadas.

A navegação em terra, apesar de importante, nunca ofereceu os desafios e os perigos da navegação marítima com ausência de pontos de referência e inúmeros riscos.

As primeiras técnicas de navegação eram visuais, baseadas em pontos conspícuos; no que se pode levantar historicamente, pelos navegantes da Fenícia (habitantes de Tiro) e Egito, locais nomeados na Bíblia; e posteriormente, foram introduzidas as direções dos ventos dominantes. Quando se juntaram estas informações com destinos, surgiram os “roteiros”, “regimentos” e “mapas”, desenvolvidos pela Escola de Sagres.

Ao longo da história outros aparelhos surgem e permitem a determinação exata dessa posição: a bússola, o sextante, o cronômetro, o radar, o rádio, e o GPS. Eles estão entre os maiores avanços científicos da humanidade. 

Tradutor


Esta profissão que tantas vezes passa despercebida. Mesmo  consumindo tantos produtos e ideias de outros países, no nosso próprio idioma... Poucas vezes lembramos que alguém traduziu aquilo!

A comemoração é realizada no dia 30 de setembro, porque este é o dia de São Jerônimo, grande intelectual de sua época, que foi considerado um dos Doutores da Igreja, principalmente por ter traduzido a Bíblia do hebraico e grego para o latim. Para trabalhar melhor, ele se mudou para Belém, onde melhorou seus conhecimentos da língua.

A  versão que São Jerônimo traduziu e anotou extensamente se chama Vulgata, e durou 15 anos para ser concluída. De fato, os comentários que ele escreveu sobre a tradução foram centrais para a elaboração do pensamento católico.

O tempo passou e o tradutor de hoje tem que passar por processos similares: estudar muito; morar no país da língua que ele traduz, para aprendê-la melhor; ficar horas quebrando a cabeça para escolher o termo correto que facilitará a compreensão. É um trabalho exaustivo, que passa despercebido e deve ser reconhecido por todos.  

 

sábado, 29 de setembro de 2012


 
 
 
 
 
 
 
 
 
29 de Setembro de 2012 

João 1,47-51
 

47 Jesus viu Natanael que vinha ao seu encontro e declarou a respeito dele: “Este é um verdadeiro israelita, no qual não há falsidade”! 48 Natanael disse-lhe: “De onde me conheces?” Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, quando estavas debaixo da figueira, eu te vi”. 49 Natanael exclamou: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel!” 50 Jesus lhe respondeu: “Estás crendo só porque falei que te vi debaixo da figueira? Verás coisas maiores que estas”. 51 E disse-lhe ainda: “Em verdade, em verdade, vos digo: vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem!”
 

            Entendendo
 

Filipe está empolgado com Jesus Cristo, corre e conta para Natanael. Natanael, bem descrente e cheio de preconceito, faz um pré-julgamento de Jesus duvidando vir alguém de referência, de Nazaré. Ou seja, discrimina Jesus pelo lugar onde mora.

Sábia a reação de Jesus. Mesmo sabendo do preconceito de Natanael e de sua falta de fé, ao invés de reagir à crítica, prefere elogiar Natanael. Olha primeiro as coisas boas do comportamento daquele homem, e não a sua fraqueza. Reconhece uma qualidade que é grandiosa para Jesus: a sinceridade.
 

Atualizando
 

O método de Jesus nos orienta para a correção fraterna. Ou seja, a melhor maneira de corrigir alguém, não é ir logo acusando e expondo suas fraquezas em cobrança, mas primeiro reconhecer as virtudes da pessoa.

A mesma coisa Jesus fez com a samaritana no poço de Jacó. Sabia que a mulher estava cheia de fraquezas, mas primeiro pediu-lhe água, fez a mulher se sentir gente, conquistou sua confiança e corrigiu.

Que esta atitude do Mestre Jesus sirva para nossos embates com pessoas que nos tiram do sério e são, em alguns casos, nossos desafetos.

 

29 de Setembro de 2012 

Arcanjos São Miguel, São Gabriel e São Rafael
 

“Os Anjos Mensageiros dos decretos divinos” 
 

É com muita alegria, que comemoramos hoje a festa de três Arcanjos: Miguel, Gabriel e Rafael. A Igreja Católica, guiada pelo Espírito Santo, herdou da Bíblia a devoção a estes amigos, protetores e intercessores que do Céu vêm em nosso socorro, pois como São Paulo, vivemos num constante bom combate. 

            Esses três arcanjos representam a alta hierarquia dos anjos-chefes, o seleto grupo dos sete espíritos puros que atendem ao trono de Deus e são seus "mensageiros dos decretos divinos" aqui na Terra. 

São Miguel, que significa "ninguém é como Deus", ou "semelhança de Deus", é considerado o príncipe guardião e guerreiro, defensor do trono celeste e do Povo de Deus. Fiel escudeiro do Pai Eterno, chefe supremo do exército celeste e dos anjos fiéis a Deus, Miguel é o arcanjo da justiça e do arrependimento, padroeiro da Igreja Católica. Costuma ser de grande ajuda no combate contra as forças maléficas. É citado três vezes na Sagrada Escritura: no capítulo 12 do livro de Daniel, no capítulo 12 do livro do Apocalipse e na carta de São Judas. O seu culto é um dos mais antigos da Igreja.
            São
Gabriel significa "Deus é meu protetor" ou "homem de Deus"É o arcanjo anunciador, por excelência, das revelações de Deus e é, talvez, aquele que esteve perto de Jesus na agonia entre as oliveiras. Padroeiro da diplomacia, dos trabalhadores dos correios e dos operadores dos telefones, comumente está associado a uma trombeta, indicando que é aquele que transmite a Voz de Deus, o portador das notícias. Além da missão mais importante que o Senhor confiou a ele: o anúncio da encarnação do Filho de Deus. Ele também apareceu ao sacerdote Zacarias, anunciando que sua mulher lhe daria um filho profeta, chamado João Batista. Foi o arcanjo Gabriel quem explicou ao profeta Daniel, sua frequente visão do carneiro e do bode. Foi ele, também, quem anunciou ao mesmo profeta a trajetória destinada à sua nação: a chegada do Messias. Além disso, é o portador da oração: Ave-Maria. 

São Rafael, cujo significado é "Deus te cura" ou "cura de Deus", teve a função de acompanhar o jovem Tobias, personagem central do livro Tobit, no Antigo Testamento, como segurança e guia em sua viagem, e no retorno, curou-lhe o pai que estava cego. Foi o único que habitou entre nós. Guardião da saúde e da cura física e espiritual é considerado, também, o chefe da Ordem das Virtudes. É o padroeiro dos cegos, médicos, sacerdotes e, também, dos viajantes, soldados e escoteiros. 

            A Igreja Católica considera esses três arcanjos, poderosos intercessores dos eleitos ao trono do Altíssimo. Durante as tribulações do cotidiano, eles costumam nos aconselhar e auxiliar, além de levar as nossas orações ao Senhor, trazendo as mensagens da Providência Divina. 

Bendizei ao Senhor, mensageiros de Deus, heróis poderosos que cumpris suas ordens, sempre atentos à sua palavra (Sl 102, 20).

 
 

29 de Setembro de 2012

Dia Mundial do Petróleo e do Anunciante
Petróleo

Hoje é comemorado o dia do Petróleo. O produto, conhecido como ouro negro, é um óleo natural formado dentro de rochas sedimentares. O primeiro poço de petróleo foi encontrado há mais de 150 anos, por Edwin Drake, na Pensilvânia (EUA), que no desespero por energia resolveu colocar um cano na terra para encontrar algum produto que substituísse o escasso óleo de baleia. Encontrou um líquido escuro, que mudou totalmente o mundo. Do petróleo nasceu a petroquímica, o combustível, o lubrificante, remédios e o plástico. É fonte de grande parte do desenvolvimento da humanidade. 


  
Anunciante 

O anunciante pode ser uma empresa privada ou pública, ou mesmo uma pessoa que queira anunciar, ou seja, divulgar um produto ou prestação de serviço. Para fazer o anúncio, o anunciante pode utilizar diversos meios de comunicação como jornais, revistas, TV, rádio e Internet.

No seu dia a dia o anunciante pode contratar os serviços de publicitários e profissionais de marketing para orientá-lo, quanto a melhor forma de divulgar seu produto ou serviço, e da mesma forma, produzir e editar o anúncio. Estes profissionais têm formação e preparação para executar este serviço.

O anúncio é a melhor forma de divulgar e, portanto vender um produto ou serviço, e é essencial para a sobrevivência de uma empresa, seja ela grande ou pequena. É como se diz: a propaganda é a alma do negócio!  

 
 
 

sexta-feira, 28 de setembro de 2012


 
 
 
 
 
 
 
 
 
28 de Setembro de 2012
 

Lucas 9,18-22
 

18 Jesus estava orando, a sós, e os discípulos estavam com ele. Então, perguntou-lhes: “Quem dizem as multidões que eu sou?” 19 Eles responderam: “Uns dizem que és João Batista; outros, que és Elias; outros ainda acham que algum dos antigos profetas ressuscitou”. 20 Mas Jesus perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “O Cristo de Deus”. 21 Mas ele advertiu-os para que não contassem isso a ninguém. 22 E explicou: “É necessário o Filho do Homem sofrer muito e ser rejeitado pelos anciãos, sumos sacerdotes e escribas, ser morto e, no terceiro dia, ressuscitar”.
 

            Entendendo
 

Momento forte e decisivo da vida de Jesus, em oração conversava com Deus, para que a união entre Pai e Filho permanecesse em todos os acontecimentos. Quer saber como o povo está Lhe reconhecendo. Nas respostas dos discípulos percebe que o povo está confuso, e quer saber então, a opinião do seu grupo de apóstolos. Na resposta de Pedro, Jesus sente que o seu nível de consciência  amadureceu, que o grupo sente que suas curas e milagres comprovam Deus acontecendo em seu povo. Certamente o Mestre ficou feliz com tal reconhecimento.

Percebendo o grau de maturidade da turma, e que a mesma estava preparada para ouvir uma verdade pesada, ele diz que “deve sofrer muito e ser rejeitado pelos anciãos, sumos sacerdotes e escribas, ser morto e, no terceiro dia, ressuscitar”.

Observe que a última palavra é a mais importante: “ressuscitar”. Ou seja, todos que sofrem e perseveram em Deus, um dia receberão a recompensa.
 

Atualizando
 

Assim como Jesus parava e queria saber como estava sua repercussão, como era visto pelo povo, nós cristãos devemos fazer esta autoanálise. Parar e perceber o que as pessoas acham de nós, como nos vêem no prédio, no condomínio, entre os vizinhos, empregados, patrões, no trabalho, na família...

Não somos pessoas comuns, somos cristãos! Recebemos este título não como uma ilustração, mas como um compromisso de vivermos os ensinamentos que nos tornam mais gente, mais humanos, mais divinos...

“Sejais bons como o Pai do Céu é bom”!

É assim que devemos ser vistos, como pessoas boas, justas, de paz, de compromisso...

Se não for assim é necessário parar, fazer discernimento, pedir em oração, buscar um bom aconselhamento ou direção espiritual e tomar novas atitudes.

 

 
28 de Setembro de 2012  

São Wenceslau  

“Homem justo que foi morto pelo próprio irmão a mando de sua mãe, por escolher um reinado a favor dos cristãos.”
 

São Wenceslau nasceu no ano de 907, na atual República Checa. O pai duque Wratislau e sua avó Ludmila eram cristãos fervorosos, ao passo que sua mãe Draomira era uma pagã ambiciosa e inimiga da religião. São Venceslau foi educado por sua avó, por isso cresceu religioso e muito caridoso para com os pobres, enquanto seu irmão Boleslau foi educado pela sua mãe Draomira, e tornou-se violento e ambicioso. 
            Quando seu pai faleceu, antes que Wenceslau assumisse o trono, sua mãe tomou à força o poder e começou uma grande e desumana perseguição aos cristãos. Assim, por sua maldade e impopularidade junto ao povo, foi deposta pelos representantes das províncias, que fizeram prevalecer a vontade do rei Wratislau, elevando ao trono seu filho Wenceslau. 

Imediatamente, seguindo o conselho da avó, Wenceslau levou de volta ao reino, o Cristianismo. Mandou construir Igrejas, mandou regressar os sacerdotes exilados, abriu as fronteiras para os missionários e implantou o sistema de Deus em seu governo. Quando soube disso, Draomira ficou tão transtornada que contratou alguns assassinos para dar fim à vida da sogra Ludmila que morreu enquanto rezava estrangulada, com o próprio véu. 

            Draomira ainda tinha que acabar com seu próprio filho Wenceslau, para continuar seus planos maldosos e sua perseguição ao povo cristão. Wenceslau era um obstáculo difícil, pois, em pouco tempo já tinha conquistado a confiança, a graça e a simpatia do povo, que via nele um verdadeiro líder, um exemplo a ser seguido. Dedicava-se aos mais pobres, encarcerados, doentes, viúvas e órfãos, aos quais fazia questão de ajudar e levar palavras de fé, carinho e consolo.                                                                                                                 

Draomira e Boleslau, inconformados com a popularidade de Wenceslau, arquitetaram um plano diabólico para acabarem com sua vida. No dia 28 de setembro de 929, durante a festa do batismo de seu sobrinho, enquanto todos festejavam, Wenceslau retirou-se para rezar na capela. Draomira sugeriu ao filho Boleslau que aquele seria o melhor momento para matar o próprio irmão. Boleslau invadiu a capela e apunhalou o irmão no altar da igreja. Com apenas vinte e dois anos de idade, Wenceslau morreu.

Mãe e filho, porém, não tiveram tempo para saborear o poder e o trono roubado de Wenceslau, pois em poucos dias Draomira teve uma morte trágica e Boleslau foi condenado pelo imperador Oton I.

O corpo de São Wenceslau foi sepultado na igreja de São Vito, em Praga. Desde então, passou a ser cultuado como santo. A Hungria, a Polônia e a Boêmia têm em São Wenceslau seu protetor e padroeiro. Mais tarde, no século XVIII, a Igreja inscreveu-o no calendário litúrgico, marcando o dia 28 de setembro para a sua festa.

 
 

 28 de Setembro de 2012

Dia da Lei do Ventre Livre

Depois de 21 anos sem qualquer medida governamental em relação ao fim da escravidão, foi votada a "Lei Rio Branco", mais conhecida como "Lei do Ventre Livre".

Na Câmara dos Deputados, o projeto de lei obteve 65 votos favoráveis e 45 contrários. Destes, 30 eram de deputados das três províncias cafeeiras: Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. No Senado do Império, foram 33 votos a favor e 7 contra. Entre os votos contrários, 5 foram de senadores das províncias cafeeiras.

De poucos efeitos práticos imediatos, a “Lei do Ventre Livre” deu liberdade aos filhos de escravos nascidos a partir dessa data, mas os manteve sob a tutela dos seus senhores até atingirem a idade de 21 anos. Em defesa da lei, o Visconde do Rio Branco apresenta a escravidão como uma “instituição injuriosa”, menos para os escravos e mais para o país, sobretudo para sua imagem externa.

O índice de mortalidade infantil entre os escravos aumentou, pois além das péssimas condições de vida, cresceu o descaso pelos recém-nascidos. Joaquim Nabuco escreveu em 1883:

“O abolicionismo é antes de tudo um movimento político, para o qual, sem dúvida, poderosamente concorre o interesse pelos escravos e a compaixão pela sua sorte, mas que nasce de um pensamento diverso: o de reconstruir o Brasil sobre o trabalho livre e a união das raças na liberdade”.

Fontes: ilhado.com.br e pt.wikipedia.org
 
 
 

quinta-feira, 27 de setembro de 2012


 
 
 
 
 
 
 
 
 
27 de Setembro de 2012
 

Lucas 9,7-9
 

7 O rei Herodes ouviu falar de tudo o que estava acontecendo, e ficou confuso, porque alguns diziam que João Batista tinha ressuscitado dos mortos. 8 Outros diziam que Elias tinha aparecido; outros ainda, que um dos antigos profetas tinha ressuscitado. 9 Então Herodes disse: “Eu mandei cortar a cabeça de João... Quem será esse homem, sobre quem ouço falar estas coisas?” E procurava ver Jesus.
 

            Entendendo
 

A fama de Jesus Cristo se espalhava, sua prática inovadora e libertadora chama a atenção de todos e, particularmente, dos poderes políticos e religiosos, com sede em Jerusalém.

Muitas suposições surgem da origem do Homem Jesus. Entre o povo as opiniões eram as mais diversas. Uns diziam que ele era um profeta popular da tradição antiga, outros O associavam ao seu primo João Batista, que Herodes tinha matado. Era grande a confusão de idéias e, com elas, aumentavam sempre mais as ameaças por parte das autoridades.

Ao invés de darem apoio, diante de tanta gente que tinha sua vida melhorada, as autoridades reagiam movidas por ciúme, inveja e medo de perderem poder e prestígio. Os interesses pessoais estavam em primeiro plano.
 

Atualizando
 

O centro das atenções do Evangelho de hoje é Herodes, autoridade política que havia matado João Batista e começava a ameaçar Jesus Cristo.

Trazendo para nossa realidade, devemos fazer uma leitura crítica da política no Brasil. Não faz muito tempo que nosso país viveu uma Ditadura Militar em que muita gente foi morta. Muitos familiares até hoje não sabem que fim levou seus entes queridos.

Chegando aos nossos dias a violência política continua acontecendo, agora de forma diferente, não mais como na Ditadura que exterminava tragicamente, mas a violência ética, moral... Desvios de verbas públicas, conchavos e acordos em campanhas para favorecer a empreiteiras e empresas, CPIs...

Como cristãos devemos estar atentos e exercermos nosso papel de cidadãos, fiscalizando, cobrando, denunciando... Um pecado que Jesus abomina é a omissão. Pilatos o cometeu, mesmo sabendo que Jesus não tinha culpa, foi covarde e recuou. Longe de nós a omissão!

 

 
27 de Setembro de 2012  

São Vicente de Paulo
“Fundou cinco congregações e viveu em função dos mais necessitados”

Vicente de Paulo nasceu em 24 de abril de 1581, em Poux, França. Pertencia a uma família humilde e muito católica. Era o terceiro dos seis filhos do casal João de Paulo e Bertranda de Moras. Na infância, foi um simples guardador de porcos, o que não o impediu de ter uma brilhante ascensão na alta Corte da sociedade de sua época.

Aos dezenove anos, foi ordenado padre em 23 de setembro de 1600, logo depois foi sequestrado por piratas durante uma viagem e ficou preso na condição de escravo durante dois anos, nas mãos dos muçulmanos. O mais curioso é que acabou sendo libertado pelo seu próprio "dono", que ao longo desse período, Vicente conseguiu converter ao Cristianismo. 

Todos o admiravam e respeitavam, dos mais simples até a realeza da alta corte. Mas, quem era merecedor da piedade e atenção de Vicente de Paulo era mesmo o pobre, o menos favorecido, o que sofria com a miséria.

Apesar de ter sempre pouco tempo para os livros, tinha muito tempo quando era para tratar e dar alívio espiritual. Quando convenceu o regente francês que o povo sofria por falta de solidariedade e de pessoas caridosas para estenderem-lhe as mãos, o rei, imediatamente, nomeou-o para ser o ministro da Caridade. Com isso, organizou um trabalho de assistência aos pobres em escala nacional. Fundou e organizou quatro instituições voltadas para a caridade: a "Confraria das Damas da Caridade", os "Servos dos Pobres", a "Congregação dos Padres da Missão", conhecidos como padres Lazaristas, em 1625, e as "Filhas da Caridade", em 1633. 

Vicente de Paulo foi realmente uma figura extraordinária para a humanidade. Morreu aos setenta e nove anos em Paris, no dia 27 de setembro de 1660. Foi canonizado em 16 de julho de 1737 pelo o papa Clemente XII, e é festejado pelos cristãos e por suas Congregações espalhadas no mundo inteiro, no dia 27 de setembro.

 

 
27 de Setembro de 2012

Dia do Encanador e Doadores de Órgãos

Encanador
 

O encanador é um profissional indispensável nas construções de moradias e nos serviços de água e esgoto de uma cidade. É o encanador quem faz a ligação da água no canteiro, portanto, sem ele a obra não começa.

Durante a execução dos alicerces, o encanador coloca os tubos de esgoto e, enquanto a laje está sendo concretada, instala o encanamento. Muitos encanadores são empregados fixos em grandes empresas ou na prefeitura. Outros são autônomos, atendendo chamados nos apartamentos, casas residenciais e comerciais.

Geralmente, esses profissionais são pessoas humildes, já que a atividade não exige muitos conhecimentos e estudo, mas requer prática, habilidade e, sobretudo, honestidade.


Doadores de Órgãos
 

De cada 8 potenciais doadores de órgãos, apenas 1 é notificado. Ainda assim o Brasil é o segundo país do mundo em número de transplantes realizados por ano, sendo mais de 90% pelo Sistema Único de Saúde.

Cada Estado tem uma Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos, que coordena a captação e a alocação dos órgãos, baseada na fila única, estadual ou regional. Mais de 80% dos transplantes são realizados com sucesso, reintegrando o paciente na sociedade produtiva.

Para ser doador após a morte não é necessário portar nenhuma documentação, mas é necessário comunicar à própria família o desejo da doação. Tudo deve ser feito com rapidez.

O doador vivo deve ser uma pessoa em boas condições de saúde, que seja maior de 21 anos e que concorde com a doação, não existindo um limite superior de idade.

Doar órgãos é um gesto de carinho e amor pelo próximo, é dar uma segunda chance para a vida de uma pessoa. Seja um doador de órgãos e salve vidas!