Últimos Posts

sexta-feira, 30 de novembro de 2012




 
 
 
 
 
 
 
30 de Novembro de 2012
 

Mateus 4,18-22
 

            Caminhando à beira do mar da Galileia, Jesus viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Estavam jogando as redes ao mar, pois eram pescadores. Jesus disse-lhes: “Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens”. Eles, imediatamente, deixaram as redes e o seguiram. Prosseguindo adiante, Jesus viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João. Estavam no barco, com seu pai Zebedeu, consertando as redes. Ele os chamou. Deixando imediatamente o barco e o pai, eles o seguiram.
           

Entendendo 
 

“JESUS NÃO CHAMA OS CAPACITADOS, ELE CAPACITA OS ESCOLHIDOS” 

Numa sociedade movida pelo “vale quanto pesa”, que valorizava os que exerciam funções nobres ou que faziam parte da elite dirigente ou pensante, as pessoas simples ficavam em segundo plano. Foram exatamente elas que Jesus privilegiou. Pescadores, trabalhadores de roça, um cobrador de impostos considerado desonesto, assim foi formado o grupo dos 12 primeiros apóstolos... Se já olhavam para Jesus com desconfiança, aumentava ainda mais o descrédito por causa das pessoas com quem Ele andava.           

Por que ele chamou essa gente? Certamente para privilegiar aqueles que eram excluídos da sociedade e para mostrar que todos, independentemente do nível social, têm possibilidade de chegar ao topo no Reino de Deus. 

Em suas palestras preparando esta gente, deu algumas recomendações: Ser paciente e perseverante, quando o resultado do trabalho não correspondesse ao esforço empregado. Enfrentar, sem medo, as tempestades e as adversidades quando, na missão, surgisse perseguição e morte. Deveriam estar sempre dispostos para o trabalho, com otimismo e alegria... Nada de preguiça! Deveriam ser movidos pela esperança, pois, é assim que o seu trabalho é reconhecido pelo Pai. 

Este foi o projeto de vida levado a sério por Jesus, embora sua caminhada se concluísse com a morte de cruz. Por esse caminho, seguiram também seus companheiros do grupo inicial.
 

Atualizando
 

NAQUELE TEMPO FORAM PESCADORES, AGRICULTOES... E HOJE? 

            Chamando para apóstolos, gente simples, Ele quis mostrar que todos têm a possibilidade de dar a volta por cima e tornar-se grande para Deus. Ele não tinha a intenção de excluir os que tinham mais recursos financeiros ou intelectuais.           

            E hoje?            

Se levarmos em consideração os dirigentes da Igreja: padres, bispos, pastores, consagrados na vida religiosa... A grande maioria é gente vinda de famílias simples, de pouca condição financeira. Quase todos estudaram em escola pública, com todas as deficiências atuais, como sabemos, em nível de Brasil.           

Aqui fica um questionamento: Por que é tão difícil alguém de classe mais elevada ou de maior preparo intelectual se dispor a uma missão mais específica na caminhada de Igreja, ou na vida consagrada?           

Pensemos nisso!

 

 

           
           

30 de Novembro de 2012  

Santo André

”Foi apóstolo de Jesus e morreu crucificado, como o Mestre”  

           Hoje celebramos a vida do primeiro escolhido para pertencer ao grupo dos apóstolos. André nasceu em Betsaida, de início foi discípulo de João Batista, e era irmão de Simão Pedro, filho de Jonas de Betsaida. Assim como Pedro, era pescador no mar da Galileia.

          João Batista foi quem levou André até Jesus, que logo O segue. André aparece no episódio da multiplicação dos pães, é ele quem diz a Jesus que um jovem tinha cinco pães e dois peixes.

         Pouco antes da morte de Jesus, aparece André ao lado de Filipe, como tendo grande autoridade. Pois, é a ele que Filipe se dirige quando certos gregos pedem para ver o Senhor, e ambos contam a Jesus.

André participou da vida pública de Jesus, estava presente na última ceia, viu o Cristo Ressuscitado, testemunhou a Ascensão e recebeu o primeiro Pentecostes. Ajudou a sedimentar a Igreja de Cristo, a partir da Palestina, nas localidades e regiões dos Bálcãs.

Alguns historiadores citam que depois de Jerusalém ele foi evangelizar na Galileia, Cítia, Etiópia, Trácia e, finalmente, na Grécia. Nessa última, formou um grande rebanho e pôde fundar a comunidade cristã de Patras, na Acaia, um dos modelos de Igreja nos primeiros tempos. Mas foi lá, também, que acabou martirizado nas mãos do inimigo, Egéas, governador e juiz romano local.

            André disse para o juiz que Jesus estava acima dele, e ainda insultou os deuses pagãos, por isso, Egéas condenou-o à crucificação. Todos ficaram espantados com a alegria que André aceitou sua sentença, ele disse que se temesse o martírio, não estaria “pregando a grandeza da cruz onde Jesus morreu”.

            André ficou dois dias pregado numa cruz, em forma de "X" até entrar na glória de Deus, no dia 30 de novembro do ano de 60. Seu corpo repousa na catedral de Amalfi em Roma.
 

 

 
 
30 de Novembro de 2012 

Dia do Cessar-Fogo no Vietnã

Em 30 de dezembro de 1972, os norte-americanos promovem uma parada nos ataques aéreos ao Vietnã do Norte. Em janeiro do ano seguinte, ocorre o acordo de Paris, estabelecendo o cessar-fogo, a retirada das tropas norte-americanas, a convocação das eleições gerais no Vietnã do Sul e a libertação dos prisioneiros. 

A Guerra do Vietnã foi um conflito ocorrido no sudeste asiático entre 1955 e 30 de abril de 1975. Colocou em confronto, a República do Vietnã e os Estados Unidos. 

Em 1965, os Estados Unidos enviaram tropas para sustentar o governo do Vietnã do Sul, que se mostrava incapaz de debelar o movimento insurgente de nacionalistas e comunistas, que se haviam juntado na Frente Nacional para a Libertação do Vietname (FNL). Entretanto, apesar de seu imenso poder militar e econômico, os norte-americanos falharam em seus objetivos, sendo obrigados a se retirarem do país em 1973, e dois anos depois, o Vietnã foi reunificado sob governo socialista, tornando-se oficialmente, em 1976, a República Socialista do Vietnã. 

Na guerra, aproximadamente três a quatro milhões de vietnamitas dos dois lados morreram, além de outros dois milhões de cambojanos e laocianos, arrastados para a guerra com a propagação do conflito, e cerca de 58 mil soldados dos Estados Unidos. 

Para os Estados Unidos, a Guerra do Vietnã resultou na maior confrontação armada em que o país já se viu envolvido, e a derrota provocou a 'Síndrome do Vietnã' em seus cidadãos e sociedade, causando profundos reflexos na sua cultura, na indústria cinematográfica e grande mudança na sua política exterior, até a eleição de Ronald Reagan, em 1980. 

 
 
 
 

quinta-feira, 29 de novembro de 2012




 
 
 
 
 
 
 
29 de Novembro de 2012
 

Lucas 21,20-28
 

            “Quando virdes Jerusalém cercada de exércitos, ficai sabendo que a sua destruição está próxima. Então, os que estiverem na Judéia fujam para as montanhas; os que estiverem na cidade afastem-se dela, e os que estiverem fora da cidade, nela nem entrem. Pois esses dias são de vingança, para que se cumpra tudo o que dizem as Escrituras.

Ai das mulheres grávidas e daquelas que estiverem amamentando naqueles dias, pois haverá grande angústia na terra e ira contra este povo. Serão abatidos pela espada e levados presos para todas as nações. E Jerusalém será pisada pelos pagãos, até que se complete o tempo marcado para eles.

             Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, as nações ficarão angustiadas, apavoradas com o bramido do mar e das ondas. As pessoas vão desmaiar de medo, só em pensar no que vai acontecer ao mundo, porque as potências celestes serão abaladas. Então, verão o Filho do Homem, vindo numa nuvem, com grande poder e glória. Quando estas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima”.
 

            Entendendo 
 

DESTRUIÇÃO X LIBERTAÇÃO 

O fato histórico do Evangelho de hoje é o relato da destruição de Jerusalém que aconteceu no ano 70, pelas tropas romanas, e a narração de sinais cósmicos de caráter apocalíptico, fazendo ligação com o fim do mundo e a vinda de Jesus, como juiz libertador. A destruição de Jerusalém teve um sabor de fim do mundo. De fato, era como se o mundo tivesse vindo a baixo. 

O fato já aconteceu, mas a Palavra de Deus é profética. Isso quer dizer que não se refere somente à realidade daquele momento, mas de todos os tempos. 

A descrição evangélica do “fim do mundo” reúne uma variedade de elementos. Seu objetivo é motivar a esperança e a perseverança no coração do discípulo. Não importa quando isto acontecerá. Importa, sim, que o cristão não esteja desprevenido. Vigilância e fidelidade acontecem quando se pratica a misericórdia.
 

Atualizando
 

            O FIM DO MUNDO “DE HOJE” ESTÁ PIOR DO QUE “O DE ONTEM”!          

            Um cristão consciente que faz uma caminhada de fé procura conhecer a Palavra e sabe fazer a leitura dos acontecimentos presentes, percebe que as catástrofes anunciadas por Jesus e compreendidas como “fim do mundo” estão acontecendo, e em escala pior do que a da época de Jesus.  

             A destruição de Jerusalém no ano 70, que fez cumprir a previsão profética de Jesus, foi pequena e insignificante em relação a tantos acontecimentos mais próximos de nós.  

Só para citar alguns fatos de “fim de mundo” hoje:  

Começando pelo Brasil: a guerra no estado de São Paulo entre o crime organizado e a polícia; a onda de violência e extermínio no estado de Santa Catarina. 

Indo para o mundo: o número de inocentes mortos nas últimas guerras; os confrontos atuais entre Israel e Palestina; o terrorismo que mata e provoca medo; a miséria da fome que continua matando em países do terceiro mundo, em época de tantas conquistas tecnológicas; a destruição da natureza, provocando o desequilíbrio no planeta; a queda das famílias e os desvios morais que afrontam o projeto natural de Deus...  

Tudo isso assusta mais do que as catástrofes do tempo de Jesus. Pensemos nisso!

 
 

 
29 de Novembro de 2012  

São Saturnino
 

“É um dos santos mais populares na França e na Espanha” 
  

Saturnino viveu no século III, sua origem era grega e era um dos sete bispos enviados por Roma para a evangelização das Gálias (futura França). Lá, foi o primeiro bispo da Diocese por ele mesmo fundada, em Toulouse.

O relato conta que Saturnino, após uma peregrinação pela Terra Santa, iniciou sua missão de evangelização no Egito, onde converteu um bom número de pagãos. Foi então para Roma, e fazendo uma longa viagem por vales e montanhas, chegou a Gália.

            Era uma época em que a Igreja, naquela região, contava com poucas comunidades cristãs e o número de fiéis diminuía. Ao mesmo tempo, aumentava o número de pessoas que prestava sacrifícios aos deuses nos templos pagãos.

            Por onde andava, pregava com fervor, e convertia quase todos os habitantes que encontrava. Consta que ele ordenou sacerdote Santo Honesto, e juntos, foram para a Espanha onde ele teria também batizado São Firmino.

            Havia um decreto do imperador proibindo e punindo com a morte, quem participasse de missas ou mesmo de simples reuniões cristãs.  Saturnino liderou os que não tinham medo de repressões, e continuou celebrando missas.

            Desse modo, ele e outros quarenta e oito cristãos acabaram sendo descobertos participando da missa, num domingo. Foram presos e julgados no Capitólio de Toulouse. O juiz ordenou ao bispo Saturnino que sacrificasse um touro em honra a Júpiter, deus pagão, para convencer os demais. Como se recusou, foi amarrado pelos pés ao pescoço do touro que o arrastou pela escadaria do templo. Morreu com os membros esfacelados. Por essa piedosa lembrança os toureiros na Espanha, o têm como seu protetor especial.

No local de sua morte, foi construída uma belíssima igreja dedicada a ele chamada, em francês, de Saint Sernin du Taur, que lá está com o nome de Nossa Senhora de Taur.

 

 

 29 de Novembro de 2012
 

Dia do “Milagre” dos Andes 

Em 29 de dezembro de 1972, 16 passageiros de um avião que caiu na Cordilheira dos Andes foram resgatados com vida. Eles permaneceram 72 dias suportando baixas temperaturas, precisando tomar decisões para sobreviverem. A mais cruel delas foi a de comer a carne dos cadáveres, seus próprios companheiros mortos para continuarem vivos.

O vôo 571 da Força Aérea Uruguaia tornou-se conhecido como a Tragédia dos Andes. A aeronave transportava 45 pessoas, incluindo um time de rugby. Mais de um quarto dos passageiros morreu durante e depois da queda. Dos que permaneceram vivos, oito acabaram mortos por uma avalanche que varreu o abrigo improvisado na fuselagem do avião. O último dos 16 sobreviventes foi resgatado apenas em 29 de dezembro de 1972, mais de dois meses após o acidente. 

O objetivo da viagem rumo a Santiago do Chile era participar de um jogo amistoso. Mas, no momento em que estavam sobrevoando a Cordilheira dos Andes, o avião não resistiu às más condições climáticas e despencou em uma geleira.
 
Fonte: blog.aleh.com.br


quarta-feira, 28 de novembro de 2012




 
 
 
 
 
 
 
28 de Novembro de 2012
 

Lucas 21,12-19
 

            Antes disso tudo, porém, sereis presos e perseguidos; sereis entregues às sinagogas e jogados na prisão; sereis levados diante de reis e governadores por causa do meu nome. Será uma ocasião para dardes testemunho. Determinai não preparar vossa defesa, porque eu vos darei palavras tão acertadas que nenhum dos inimigos vos poderá resistir ou rebater. Sereis entregues até mesmo pelos próprios pais, irmãos, parentes e amigos. A alguns de vós matarão. Sereis odiados por todos, por causa de meu nome. Mas nem um só fio de cabelo cairá da vossa cabeça. É pela vossa perseverança que conseguireis salvar a vossa vida!
 

            Entendendo
 

            A SABEDORIA EM TEMPO DE PERSEGUIÇÃO 

Jesus nunca afirmou que seria fácil viver neste mundo, ao contrário, preparou a todos para encarar os desafios. Falou de sofrimento e morte para que ninguém se enganasse a pensar que estaria livre disso. Ele sentiu que poderia ser o primeiro e, depois Dele, todos que o seguissem.  

Recomendou aos discípulos que fossem corajosos, não se deixassem abater pelo desânimo ou cansaço e não fugissem da luta. Disse que tivessem coragem de enfrentar até mesmo as autoridades, citando reis e imperadores que mandavam na época. Garantiu que se eles fizessem tudo em nome da fé, o Espírito colocaria em suas bocas as palavras necessárias para a defesa, diante das calúnias e dos falsos testemunhos.  

Portanto, aquele que tem fé e segue os princípios divinos tem força para resistir, mesmo pressionado, até por entes queridos. Assim, o testemunho comprova a sua fé e ele será um sinal, até mesmo para seus próprios perseguidores.
 

Atualizando
           

            NÃO É FÁCIL SER DIREITO NOS DIAS DE HOJE 

            Hoje a orientação de Jesus Cristo vai, principalmente, para aqueles que exercem responsabilidades nas instituições, assumem cargos de chefia, tomam decisões em funções influentes na sociedade.           

Vivemos num país onde grande parte das instituições está corrompida; partidos políticos desacreditados; corrupção; desvio de verbas; altos impostos sendo cobrados dando margem à sonegação... 

É neste contexto que as orientações de Jesus ganham sentido. 

Em outras palavras Ele pede que sejamos honestos, que não cedamos a falsas propostas, que não nos desanimemos por ver aqueles que procedem mal sendo promovidos e reconhecidos, pois, “a justiça de Deus tarda, mas não falha”. Ele garante ao que procede bem, que uma força do alto estará com ele e a sabedoria de Deus o acompanhará nos momentos difíceis.

                         

           
 
28 de Novembro de 2012  

São Tiago das Marcas 

“Um Grande pregador da Palavra” 

Tiago nasceu em Monteprandone, região das Marcas, Itália, em 1394. Seu nome de batismo era Domingos Gangali. Ficou órfão de pai e mãe quando era ainda criança, foi educado pelo tio, que o conduziu sabiamente no seguimento a Jesus Cristo. Estudou em Perugia, onde se diplomou em Direito Civil junto com o grande São João de Capistrano.

            Decidiu deixar a profissão para ingressar na Ordem dos Franciscanos, onde estudou Teologia e foi ordenado sacerdote. Quando recebeu o hábito, levou o nome de Tiago, que foi completado com o "das Marcas", em função de sua terra natal.

            Tiago das Marcas consagrou toda a sua vida à pregação. Percorreu Itália, Polônia, Boêmia, Bósnia e depois foi para a Hungria, em obediência a uma ordem direta de Roma.

            Acompanhou São João de Capistrano na pregação da Cruzada contra os turcos, e saíram vitoriosos em 1456, em Belgrado. Humilde e reto nos princípios de Cristo, nunca almejou galgar postos na Igreja, chegando a recusar o cargo de bispo de Milão.

Levava muito a sério sua vida espiritual e fazia constantes jejuns e penitências. Um dia pediu a Nossa Senhora de Loreto, a graça de pregar eficazmente as verdades eternas. A oração foi atendida e, desde então, sua palavra obteve verdadeiros prodígios conseguindo conversões que pareciam impossíveis.

            Ficou doente e faleceu em Nápoles, no dia 28 de novembro de 1476, com mais de 80 anos de idade. O papa Bento XII canonizou Tiago das Marcas, em 1726.

 

 

28 de Novembro de 2012 

Dia do Salva-Vidas 

As primeiras organizações de salva-vidas no mundo são oriundas da França, com a Societé Centrale de Sauvatage de Naufragés, em 1865 e os Hospitaliers Sauvateurs Bretons, em 1873, entidades que em 1901 foram reconhecidas como de Utilidade Pública.

Um dos alicerces da comemoração do dia dos salva-vidas é bíblico, onde menciona como sendo o dia 28 de dezembro, o dia de proteção do anjo Damabiah, da hierarquia do Arcanjo Gabriel, responsável pelo bem-estar das pessoas que vivem do mar, para o mar e próximos ao mar. 

Trazendo para os nossos dias, encontramos os salva-vidas nas piscinas, nas praias... Eles estão sempre lá, no alto, vigiando e observando os banhistas. A qualquer sinal de perigo mergulham na água para fazer o resgate. Já salvaram a vida de muitas pessoas, evitando o afogamento. Dar os primeiros socorros de forma adequada é fundamental para que a vítima não fique com sequelas.  

Muitas vezes vemos na praia sinais com avisos: correnteza forte, proibido para banho, entre outros. É muito importante respeitá-los e obedecer aos comandos do salva-vidas, afinal, eles estão nos protegendo. Salve nossos heróis! 

 
 
 
 

terça-feira, 27 de novembro de 2012




 
 
 
 
 
 
 
27 de Novembro de 2012
 

Lucas 21,5-11
 

            Algumas pessoas comentavam a respeito do templo, que era enfeitado com belas pedras e com ofertas votivas. Jesus disse: “Admirais essas coisas? Dias virão em que não ficará pedra sobre pedra. Tudo será destruído”.

Mas eles perguntaram: “Mestre, quando será, e qual o sinal de que isso está para acontecer?”

Ele respondeu: “Cuidado para não serdes enganados, porque muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Sou eu!’, e ainda: ‘O tempo está próximo’. Não andeis atrás dessa gente! Quando ouvirdes falar em guerras e revoluções, não fiqueis apavorados. É preciso que essas coisas aconteçam primeiro, mas não será logo o fim”.

E Jesus continuou: “Há de se levantar povo contra povo e reino contra reino. Haverá grandes terremotos, fomes e pestes em vários lugares; acontecerão coisas pavorosas, e haverá grandes sinais no céu”.
 

            Entendendo
 

            O TEMPLO SERÁ DESTRUÍDO PARA QUE ALGO NOVO ACONTEÇA 

A imponência do Santuário de Jerusalém, suas belas pedras e as grandes ofertas exibicionistas não impressionavam Jesus.  

Jesus percebia que aquele lugar tinha perdido o sentido sagrado de ser a “Casa de Deus”. Seus dirigentes se aproveitavam da boa fé dos peregrinos e transformavam o templo em lugar comercial, além de acobertar todo tipo de injustiça cometida contra o povo. O sacerdócio estava sob o domínio de um grupo privilegiado pouco preocupado com o povo, sobretudo os mais pobres. Perdendo sua finalidade ele podia vir a baixo, para que algo novo acontecesse. 

A destruição do templo eliminaria a falsa segurança religiosa de muita gente. E evitaria que se servissem do nome de Deus para acobertar maldades cometidas em nome da fé. É blasfêmia fazer o Deus verdadeiro compactuar com a injustiça e corrupção.  
 

Atualizando
 

E AS NOSSAS IGREJAS DE HOJE? 

            Jesus não é contrário à beleza das igrejas, suas arquiteturas modernas, seu conforto e bem estar; desde que tudo isso, corresponda a fé verdadeira daqueles que caminham nela. Aliás, se fôssemos pensar bem, a igreja da nossa comunidade deveria ser mais bonita e bem arrumada que nossas próprias residências.
            Tomemos por exemplo a escolha de uma igreja bonita para a realização de um casamento. Claro, na fase de sua juventude, o jovem é tomado pela beleza exterior, e ainda mais numa solenidade importante de sua vida como o casamento. Até aí tudo bem.
            O perigo é quando só fica nisso, e o sentido profundo do ato é lançado para segundo plano. É quando o essencial é a beleza da igreja, e o ato transformado em um evento eminentemente social, um desfile de modas, uma festa de alto requinte. “É aí que mora o perigo”!

 

 
 27 de Novembro de 2012  

Santa Catarina Labouré   

“A mensageira da Medalha Milagrosa”
        

            Catarina nasceu no dia 02 de maio de 1806, em Fain-les-Moutiers, um povoado da França com poucos habitantes. Era a nona filha de uma família simples e muito cristã. Quando completou nove anos de idade sua mãe faleceu e Catarina ao ver uma imagem de Nossa Senhora pegou-a em seus braços e disse: “Agora serás minha mãe!”.

            Catarina sempre obediente ao pai ajudou a cuidar de seus irmãos e da casa, com amor e muito zelo. Fazia diariamente suas orações, penitências e jejuns. A cada dia sua vocação em servir a Deus aumentava. Até que um dia sonhou com um sacerdote que lhe chamava para ir até ele, mais tarde descobriu que era São Vicente de Paulo, não teve mais duvidas e tomou a decisão de entrar no convento das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo.

            Assim, no dia 21 de abril de 1830, Catarina aos 23 anos de idade foi aceita no convento. Logo que chegou ao convento começou a ter visões com São Vicente e depois com a Santíssima Virgem Maria, confusa contava em segredo suas visões ao seu confessor padre Aladel. No início ele não acreditava, achava que era fruto da imaginação.

            Nossa Senhora apareceu por três vezes a Catarina. Na terceira aparição, Nossa Senhora apresentou um modelo da medalha de Nossa Senhora das Graças, que tem o formato oval com a imagem de Nossa Senhora no centro e inscrito ao seu redor: “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós”.

            Maria disse a Catarina que quem usasse a medalha com confiança receberia graças. Catarina contou tudo ao padre Aladel, e desta vez, ele narrou os fatos ao arcebispo de Paris que concordou em mandar cunhar as medalhas para observar seus efeitos. Esta seria a melhor forma de saber se a história das aparições era verdadeira ou não.

            A devoção à medalha espalhou-se rapidamente, graças aos numerosos milagres testemunhados por aqueles que a usavam, por isso, passou a ser chamada de “Medalha Milagrosa”. Enquanto a fama da medalha corria o mundo, Catarina permanecia oculta em silêncio e com humildade, pois assim era a sua vontade.

            A mensageira de Nossa Senhora das Graças, faleceu no dia 31 de dezembro de 1876, com setenta anos de idade. E no ano de sua morte, mais de um bilhão de Medalhas Milagrosas já espalhavam graças pelo mundo. Foi beatificada em 1933 e canonizada em 1947, pelo Papa Pio XII.

 

 

 
27 de Novembro de 2012 

Dia da Criação do Fundo Monetário Internacional 

Em 27 de dezembro de 1945, era criado o ‘FMI’ - Fundo Monetário Internacional. Trata-se de uma organização internacional que pretende assegurar o bom funcionamento do sistema financeiro mundial pelo monitoramento das taxas de câmbio e da balança de pagamentos, através de assistência técnica e financeira. Sua criação ocorreu pouco antes do final da Segunda Guerra Mundial. Sua sede é em Washington, DC, Estados Unidos. Atualmente conta com 187 nações.

O FMI tem como objetivo básico zelar pela estabilidade do sistema monetário internacional, através da promoção, da cooperação e da consulta de assuntos monetários entre os seus 187 países membros. Com exceção de Coreia do Norte, Cuba, Liechtenstein, Andorra, Mônaco, Tuvalu e Nauru, todos os membros da ONU fazem parte do FMI.

 
Fonte: pt.wikipedia.org