Últimos Posts

sexta-feira, 31 de maio de 2013

31/05 – Lc 1, 39-56

evangelho_tit490



31 de Maio de 2013
 
 
pLucas 1,39-56
 
pNaqueles dias, Maria partiu apressadamente a uma cidade de Judá. Ela entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou de alegria em seu ventre, e Isabel ficou repleta do Espírito Santo. Com voz forte, ela exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! Como mereço que a mãe do meu Senhor venha me visitar? Logo que a tua saudação ressoou nos meus ouvidos, o menino pulou de alegria no meu ventre. Feliz aquela que acreditou, pois o que lhe foi dito da parte do Senhor será cumprido!”.
 
pMaria então disse:
p“A minha alma engrandece o Senhor,
pe meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador,
pporque olhou para a humildade de sua serva.
pTodas as gerações, de agora em diante, me chamarão feliz, porque o Poderoso fez para mim coisas grandiosas.
pO seu nome é santo, e sua misericórdia se estende de geração em geração sobre aqueles que o temem.
pEle mostrou a força de seu braço: dispersou os que têm planos orgulhosos no coração.
pDerrubou os poderosos de seus tronos e exaltou os humildes.
pEncheu de bens os famintos, e mandou embora os ricos de mãos vazias.
pAcolheu a Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, conforme prometera a nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre”.
 
pMaria ficou três meses com Isabel. Depois, voltou para sua casa.
 
 
 
 
pEntendendo


“FELIZ AQUELA QUE ACREDITOU!”
 
pEncerra-se hoje, o mês dedicado a Maria. Muitas comunidades espalhadas pelo Brasil promovem um gesto que já se tornou tradição: a coroação de Nossa Senhora com crianças vestidas de anjos. Este é um reconhecimento dócil, carregado de sentimentos de carinho pela mãe da humanidade.
 
pO Evangelho destaca a visita de Maria a Isabel. É a mulher das mulheres, referência da criação feminina de Deus, partindo para um serviço simples de dona de casa, sem criar dificuldades ou esboçar mania de grandeza. O texto diz que ela partiu “apressadamente”, ou seja, o amor tem pressa em amar servindo.
 
pO encontro das duas grávidas é confirmado como encontro divino pelos dois úteros que se sacodem, como confirmação do Espírito Santo. O pulo da criança foi de alegria: “a criança pulou de alegria em seu ventre”. Indicando que ação de Deus na vida de quem se abre à dimensão da fé traz alegria, ainda que as dificuldades da vida possam querer sufocar essa felicidade.
 
pIsabel termina dizendo que valeu a pena sua prima ter acreditado, pois teve como resultado o cumprimento das promessas de Deus, não apenas a ela, mas a todo seu povo. Maria responde, mostrando que está consciente de sua missão e diz: “Todas as gerações, de agora em diante, me chamarão feliz, porque o Poderoso fez para mim coisas grandiosas”.
 
 
 
 
pAtualizando


A VISITA QUE TRAZ PAZ E ALÍVIO

pNo Evangelho de hoje, sentimos a grandeza e humildade de Maria ao visitar Isabel e se colocar à disposição para servir no momento do parto. O tempo passou, e hoje, as maternidades substituem esse serviço generoso de antigamente. Mas, em se tratando de visita e amor ao próximo, lembro aqui a visita aos doentes.
 
pPosso afirmar que é um serviço prazeroso o de visitar alguém que está debilitado em suas forças. Cuidar dos doentes é um dos serviços que Jesus aprovou, quando disse: ”todas as vezes que fizestes isso a um destes pequenos, que são meus irmãos, foi a mim que o fizestes” (Mt 25,40).
 
pToda pessoa católica pode receber a visita da Igreja através do padre ou dos ministros leigos que ajudam a realizar visitas, através da oração, da presença amiga e solidária. As pessoas enfermas que não podem sair de suas casas ou estão no hospital podem solicitar a visita do grupo da paróquia responsável pelas visitas ou do padre, para ministrar o Sacramento da Unção dos Enfermos e da Comunhão (Tg 5, 13ss).
 
pPara que haja maiores orientações de como proceder a esse respeito, entre em contato com o Expediente paroquial ou com a comunidade mais próxima de sua casa.
 
 
separador2santo_do_dia
 

31 de Maio de 2013


Nossa Senhora da Visitação

pÉ com muita alegria que hoje comemoramos o dia da visita de Nossa Senhora a sua prima Santa Isabel. Maria ficou sabendo através do arcanjo Gabriel que sua prima Isabel, em idade avançada, estava grávida.
 
pMaria, já então grávida do nosso Salvador Jesus Cristo, colocando-se a serviço do próximo, foi visitar e ajudar Isabel. Encontramos a passagem que descreve essa visita, no Evangelho de São Lucas (Lc 1-39-56), onde também se encontra a belíssima oração do Magnificat que Nossa Senhora entoou quando estava com Isabel.
 
pEsta data começou a ser comemorada, pelos franciscanos, especialmente São Boaventura, que iniciou as comemorações no ano de 1263. Mas, passou a ser obrigatória para toda a Igreja, e incluída no Missal Romano, somente com o Papa Pio V, por volta do ano de 1566.
 
pNessa visita a Santa Isabel, Nossa Senhora nos dá exemplo de: amor ao próximo, caridade, humildade e santidade. Peçamos a Virgem Maria que interceda por nós junto a Jesus para que sejamos cada vez mais sensíveis à dor do próximo. E que a nossa sensibilidade não fique no sentimentalismo, mas se concretize através da caridade.
 
 
separador2revendo_a_historia
 

31 de Maio de 2013


Dia Mundial sem Tabaco

pHoje, dia 31 de maio, comemora-se o Dia Mundial Sem Tabaco. A data, criada em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), tem por objetivo: lembrar os perigos do fumo, discutir as estratégias da indústria para seduzir novos usuários e provocar ações contra o tabaco.
 
pDe acordo com a OMS, o tabagismo continua a ser a principal causa de morte evitável em todo mundo, pois é um importante fator de risco para o desenvolvimento de diversas doenças crônicas, como o câncer e as doenças pulmonares e cardiovasculares. Cerca de 1/3 da população mundial é fumante e 5 milhões morrem por ano em consequência do uso do cigarro.
 
pNo Brasil, a situação é grave, pois o número de fumantes chega a quase 32 milhões. Segundo levantamento do Instituto Nacional de Câncer (INCA) o tabaco é responsável por cerca de 200 mil mortes por ano.
 
pA pesquisa Vigitel Brasil 2011, realizada pelo Ministério da Saúde, mostrou que a frequência de adultos fumantes varia muito de acordo com a cidade. O índice mais baixo apareceu em Maceió, 7,8%, enquanto em Porto Alegre, esse número chegou a 22,6%. A capital gaúcha é seguida no ranking por Curitiba, com 20,2% e São Paulo, com 19,3%.
 

quinta-feira, 30 de maio de 2013

30/05 – Lc 9, 11b-17

evangelho_tit490
 
 
 
30 de Maio de 2013
 
 
 
pLucas 9,11b-17
 
pNaquele tempo, Jesus acolheu as multidões, falava-lhes sobre o Reino de Deus e curava todos os que precisavam. O dia já estava chegando ao fim, quando os Doze se aproximaram de Jesus e disseram: “Despede a multidão, para que possa ir aos povoados e sítios vizinhos procurar hospedagem e comida, pois estamos num lugar deserto”. Mas ele disse: “Vós mesmos, dai-lhes de comer”. Eles responderam: “Só temos cinco pães e dois peixes – a não ser que fôssemos comprar comida para toda essa gente!” Havia mais ou menos cinco mil homens. Jesus então disse aos discípulos: “Mandai o povo sentar-se em grupos de cinquenta”. Os discípulos assim fizeram, e todos se sentaram. Então ele pegou os cinco pães e os dois peixes, ergueu os olhos ao céu, pronunciou sobre eles a bênção, partiu-os e os deu aos discípulos para que os distribuíssem à multidão. Todos comeram e se saciaram. E ainda foram recolhidos doze cestos dos pedaços que sobraram.
 
 
 
 
pEntendendo
 
   
CORPO DE CRISTO
 
pCelebramos hoje o Dia de Corpus Christi. De norte a sul do Brasil tapetes coloridos são montados para expressar o carinho do povo, reconhecendo que, na Eucaristia, está a presença real de Jesus Cristo. Não mais como antes, um corpo físico entre nós, mas presença espiritual na espécie do pão.
 
pA Eucaristia, celebrada por Jesus em sua despedida com seus discípulos, foi colocada como um marco na vida da comunidade para não deixar cair no esquecimento os acontecimentos da vida, morte e ressurreição de Jesus.
 
pA lembrança da Última Ceia trouxe muitos elementos que dão sentido à Eucaristia. O pão transformado em corpo de Cristo, como alimento da caminhada do novo povo de Deus, na sua história a construir no mundo. O vinho transformado em sangue de Cristo, como elemento que mantém vida no corpo, na luta pela vida em abundância.
 
pJesus e os discípulos na Última Ceia estão reunidos e unidos, simbolizando o jeito de viver do novo povo de Deus alimentado pelo Pão e pelo Vinho. O comandante do antigo povo, Moisés, é substituído por Jesus. A Eucaristia neste contexto torna-se a vida da comunidade em direção à casa do Pai.
 
 
 
 
pAtualizando
 
 
CORPUS CHRISTI
Significado, origem e maneira de celebrar no Brasil
 
pCorpus Christi é uma expressão latina que significa Corpo de Cristo. É ato baseado na Tradição católica. É realizado na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes.
 
pA procissão pelas vias públicas, quando é feita, atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (cânone 944) que determina ao bispo diocesano que a providencie, onde for possível, "para testemunhar publicamente a adoração e a veneração para com a Santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo”.
 
pORIGEM DA FESTA
 
pA origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao século XIII. A Igreja Católica sentiu necessidade de realçar a presença real do "Cristo todo" no pão consagrado. A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV, com a bula Transiturus de hoc mundo, de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira, após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes.
 
pO Papa Urbano IV, acolheu o segredo das visões da freira agostiniana Juliana de Mont Cornillon, que disse ter visto o Cristo demonstrando desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque. O Papa solicitou que os objetos milagrosos relacionados à Eucaristia foram para Orviedo em grande procissão, sendo recebidos solenemente por sua santidade e levados para a Catedral de Santa Prisca.
 
pFoi a primeira procissão do Corporal Eucarístico, no dia 11 de agosto de 1264. Ali, o papa estava lançando de Orviedo para o mundo católico, através da bula  ‘Transiturus de hoc mundo’, o preceito de uma festa com extraordinária solenidade em honra do Corpo do Senhor.
 
pNO BRASIL
 
pEm muitas cidades brasileiras é costume se ornamentar as ruas por onde passa a procissão, com tapetes de colorido vivo e desenhos de inspiração religiosa. Esta festividade de longa data se constitui uma tradição no Brasil, principalmente nas "cidades históricas", que se revestem de práticas antigas e tradicionais e que são embelezadas com decorações, de acordo com os costumes locais.
 
pA procissão é a mais solene feita no Brasil, tendo a presença de Cristo Eucarístico conduzido, com respeito, pelas autoridades e acompanhado pelo povo. Nas cidades históricas a procissão é conduzida pela antiga Irmandade do Santíssimo Sacramento. Ao longo da procissão quatro ou cinco altares são pontos de parada para as orações.
 
separador2santo_do_dia 
 
 
30 de Maio de 2013
 
Santa Joana d'Arc

“Sacrificou sua vida pela libertação de sua pátria e de seu povo”


pJoana nasceu no dia 06 de janeiro de 1412, em Lorena, na França. Era filha de Jaques d'Arc e Isabel, camponeses muito pobres, e muito cristãos. Era analfabeta, mas ia com frequência na igreja.
 
pAos treze anos de idade, começou a ter experiências místicas, pois ouvia vozes do arcanjo Miguel, das Santas, Catarina de Alexandria e Margarida de Antioquia, que avisavam e preparavam-na para a importante missão que teria pela frente.
 
pEra a época da Guerra dos Cem Anos entre a França e a Inglaterra, governada por Henrique VI. Os franceses estavam enfraquecidos com o rei deposto e os ingleses tentando firmar seus exércitos para tomar de vez o trono.
 
pAs mensagens que Joana recebia exigiam que ela expulsasse os invasores, reconquistasse a cidade de Orleans e reconduzisse ao trono o rei Carlos VII, para ser coroado na catedral de Reims, novamente como legítimo rei da França.
 
pDepois de muitas dificuldades, aos dezoito anos de idade, Joana conseguiu o apoio do rei Carlos VII, depois que ele viu sinais de Deus nela. Assumiu a chefia dos exércitos e vestiu uma armadura de aço, pegando como arma uma bandeira bordada com a cruz e os nomes de Jesus e Maria.
 
pJoana venceu as batalhas juntamente com seus exércitos, e os franceses ficaram livres dos invasores ingleses. Carlos VII foi coroado na catedral de Reims, como era tradição na realeza francesa.
 
pA luta pela reconquista demorara cerca de um ano e ela desejava voltar para sua vida simples no campo. Mas o rei exigiu que ela continuasse comandando os exércitos na reconquista de Paris. Ela obedeceu, mas foi ferida e também traída, sendo vendida para os ingleses, que decidiram julgá-la por heresia. Foi condenada à morte na fogueira como "feiticeira”.
 
pTinha dezenove anos e morreu queimada viva, em 30 de maio de 1431, diante da população na Praça do Mercado Vermelho, em Rouen.
 
pJoana d'Arc foi canonizada em 1920 pelo Papa Bento XV, sendo proclamada padroeira da França.

 
 
separador2revendo_a_historia
 


30 de Maio de 2013

 
Dia do Geólogo
 
pGeólogo é o profissional que estuda a origem, a formação, a estrutura e a composição da crosta terrestre e as alterações sofridas no decorrer do tempo. Investiga a ação do homem e das forças naturais sobre ao planeta, obtendo informações do impacto ambiental.
 
pSimplificadamente, podemos dividir em três grandes planos a atividade profissional do geólogo. Todos, com estreita relação com o cotidiano e com a qualidade da vida humana no planeta:
 
pFenômenos Geológicos Naturais, no âmbito do qual o geólogo investiga fenômenos associados à dinâmica geológica do planeta, como: terremotos; maremotos; vulcanismos; variações térmicas planetárias e suas consequências; processos regionais de desertificação; escorregamentos e avalanches naturais em regiões serranas; etc., O geólogo define os cuidados e as providências que devem ser tomados pelo homem para evitar ou reduzir ao máximo os danos que esses fenômenos possam causar;
 
pExploração de Recursos Minerais, plano em que o geólogo estuda a formação de jazidas minerais de interesse do homem (ferro, manganês, cobre, carvão mineral, petróleo, água subterrânea, urânio, alumínio, areia e brita para construção, argila para cerâmica, etc.), localiza-as na natureza, avalia-as técnica e economicamente e planeja juntamente com o engenheiro de minas, sua exploração e posterior recuperação ambiental da área afetada;
 
pGeologia de Engenharia, dentro da qual, o geólogo estuda as interferências do homem sobre o meio físico geológico.
 
pEsse profissional também deve estudar os rios e os lençóis freáticos, localizar e acompanhar a exploração de reservas petrolíferas e de gás natural aplicando conceitos teóricos e estudos sobre a constituição do solo, além de elaborar mapas e relatórios que permitam determinar os tipos de construção que estão em conformidade com a região.
 
pNo Brasil, a profissão foi regulamentada em 1962, pelo então presidente da República, João Goulart.