Últimos Posts

domingo, 30 de junho de 2013

30/06 – Mt 16,13-19

evandia
30 de Junho de 2013



Mateus 16,13-19


pJesus foi à região de Cesareia de Filipe e ali perguntou aos discípulos: “Quem dizem as pessoas ser o Filho do Homem?” Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros, que é Elias; outros, ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas”. “E vós”, retomou Jesus, “quem dizeis que eu sou?” Simão Pedro respondeu: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”. Jesus então declarou: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi carne e sangue quem te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. Por isso, eu te digo: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as forças do inferno não poderão vencê-la. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus”.



pEntendendo


PEDRO PASSA NO TESTE E ASSUME O LUGAR DE JESUS

pAntes de assumir o lugar de Jesus na comunidade formada nos apóstolos, Pedro precisava ser questionado e deixar claro o seu pensamento a respeito de Jesus Cristo. A resposta de Pedro, declarando que Jesus era o Messias, tranquilizou o Mestre.

pSe ele concebesse Jesus apenas como um líder humano, a comunidade correria o risco de até mesmo tornar-se um grupo de guerrilheiros, e a violência poderia ganhar espaço. Caso Pedro acreditasse em Jesus como um dos antigos profetas, como muitos na época diziam, correria o risco de transformar a comunidade dos apóstolos em anúncios baseados no fim do mundo, em medo e terror.

pJesus, na sua sabedoria, sabia o quanto a clareza de Pedro era necessária para evitar futuros desvios. A resposta de Pedro foi um juramento de amor a Jesus Cristo, “o Messias, o Filho do Deus vivo”.

pA partir daí, Pedro recebe a missão de ser “pedra” sobre a qual seria construída a comunidade dos discípulos: a sua Igreja. Entre muitas fraquezas humanas, esse apóstolo deu provas de sua adesão a Jesus, selando o seu testemunho com a própria vida, demonstrando a fé que foi capaz de jurar.



pAtualizando


PAPA FRANCISCO,
ESPERANÇA DE UMA RENOVAÇÃO NA IGREJA

pAinda que reconheçamos a importância de Bento XVI, a Igreja dava sinais de cansaço e envelhecimento. Precisava de uma renovação diante da sociedade pós-moderna que muda repentinamente. Era preciso alguém, iluminado pelo Espírito, que viesse fazer a leitura dos tempos atuais na ótica cristã. E veio Francisco. O depoimento do Irmão Alois, da comunidade de Taizé, reflete a esperança na pessoa do novo papa:

p“Em Roma, na Praça de São Pedro, no meio da imensa multidão de romanos e de peregrinos de muitos países, alegrei-me muito com as primeiras palavras do Papa Francisco. Esperávamos algo novo desta eleição, e isso aconteceu. A origem deste primeiro Papa, e o nome que escolheu, evoca a alegria e o amor pelos mais pobres.

pEncontra na fé dos cristãos da América Latina a sua visão da relação entre o povo e o seu bispo. ‘Um caminho de fraternidade, de amor, de confiança entre nós’, disse o Papa. Os que estavam na Praça de São Pedro ficaram visivelmente impressionados pelo fato de o novo Papa, antes de abençoá-los, pedir-lhes suas orações inclinando-se e mantendo um longo silêncio.

pCom toda a multidão presente senti-me tocado pelo Papa ter alargado a nossa atenção às dimensões do mundo, dizendo: ‘Rezemos pelo mundo inteiro, para que haja uma grande fraternidade universal’”.

pOs sinais são bons, mas o compromisso também é nosso, no sentido de nos unimos na defesa do testemunho cristão na sociedade, fazendo nossa parte, apoiando as iniciativas da Igreja e rezando nas intenções de Francisco.

30/06 – Primeiros Mártires da Igreja Romana

santodia2
30 de Junho de 2013



Primeiros Mártires da Igreja Romana


“Homens, mulheres e crianças morreram acusados de um crime que não cometeram, só porque eram cristãos”

pNo ano de 64, Roma era governada pelo imperador Nero, que era considerado por muitos como um louco. Nesse ano, Roma foi incendiada e quase destruída, e o imperador Nero pôs a culpa nos cristãos, injustamente, só porque eles não adoravam o imperador nem os falsos deuses.

pNaquela época a comunidade cristã, era vítima de preconceitos, era considerada uma seita, e inimiga. Tudo que acontecia de errado os cristãos eram acusados.

pAproveitando-se disso, o imperador Nero culpou os cristãos pelo incêndio e ordenou um terrível massacre aos cristãos, que iniciou no ano de 64 e foi até o ano de 67.

pA história de Roma narra que os cristãos, homens, mulheres e até crianças eram lançados nas arenas para serem devorados pelas feras e servirem de espetáculo ao povo. Outro fato terrível entre tantos que aconteciam: pegavam os cristãos, enchiam de piche e acendiam como tochas para iluminar os jardins. Morriam queimados vivos, na frente de todos.

pDisse o papa Clemente I: “o dia de hoje é a festa dos primeiros mártires ou protomártires, que com o seu sangue sedimentaram a Igreja Católica Apostólica Romana”. Os apóstolos São Pedro e São Paulo também foram vítimas do imperador, por isso, a celebração dos mártires de Nero foi marcada para um dia após a data que lembra o martírio dos dois apóstolos.

30/06 – Dia do Caminhoneiro

revendohist
30 de Junho de 2013



Dia do Caminhoneiro


pHoje é comemorado o Dia do Caminhoneiro. Embora alguns considerem o dia de São Cristóvão (padroeiro dos motoristas) como a data mais adequada para comemorar o dia da profissão, o Dia do Caminhoneiro figura em diversos calendários, nesta data. A comemoração foi criada para homenagear esses profissionais que passam longo tempo nas estradas do nosso país.

pOs caminhoneiros são engrenagens fundamentais no sistema econômico do país, já que grande parte do transporte de carga, especialmente a produção agrícola, é feita pelas rodovias. Pelas estradas brasileiras trafegam cerca de dois milhões de caminhoneiros, que transportam 60% da carga movimentada no Brasil.

pNinguém conhece as estradas do nosso país melhor do que eles. Entretanto, embora muitos tenham uma ideia equivocada da profissão, ser caminhoneiro não é apenas pegar um caminhão e sair dirigindo pelas estradas, cada tipo de caminhão, bem como cada tipo de carga, ela requer certo tipo de habilidade específica. É essa habilidade que faz toda a diferença no resultado do transporte. Além disso, o caminhoneiro é um profissional que passa muito tempo longe de sua casa e de sua família.


sábado, 29 de junho de 2013

29/06 – Mt 8,5-17

evandia
29 de Junho de 2013



Mateus 8,5-17


pQuando Jesus entrou em Cafarnaum, um centurião aproximou-se dele, suplicando: “Senhor, o meu criado está de cama, lá em casa, paralisado e sofrendo demais”. Ele respondeu: “Vou curá-lo”. O centurião disse: “Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa. Dize uma só palavra e o meu criado ficará curado. Pois eu, mesmo sendo subalterno, tenho soldados sob as minhas ordens; e se ordeno a um: ‘Vai!’, ele vai, e a outro: ‘Vem!’, ele vem; e se digo ao meu escravo: ‘Faze isto!’, ele faz”. Ao ouvir isso, Jesus ficou admirado e disse aos que o estavam seguindo: “Em verdade vos digo: em ninguém em Israel encontrei tanta fé. Ora, eu vos digo: muitos virão do oriente e do ocidente e tomarão lugar à mesa no Reino dos Céus, junto com Abraão, Isaac e Jacó, enquanto os filhos do Reino serão lançados fora, nas trevas, onde haverá choro e ranger de dentes”. Então, Jesus disse ao centurião: “Vai! Conforme acreditaste te seja feito”. E naquela mesma hora o criado ficou curado. Entrando na casa de Pedro, Jesus viu a sogra deste acamada, com febre. Tocou-lhe a mão, e a febre a deixou. Ela se levantou e passou a servi-lo. Ao anoitecer, levaram a Jesus muitos possessos. Ele expulsou os espíritos pela palavra e curou todos os doentes. Assim se cumpriu o que foi dito pelo profeta Isaías: “Ele assumiu as nossas dores e carregou as nossas enfermidades”.



pEntendendo


A FÉ DE UM ESTRANHO É VALORIZADA POR JESUS

pJesus fica admirado pela fé de um homem que nem sequer O conhecia, além do mais, fazia parte do governo oficial, que recusava radicalmente as suas ações. O centurião era um oficial do exército romano que comandava muita gente, dando ordens e enfrentando desafios em seu ofício exigente e, no encontro com Jesus, mostra-se como um “homem humilde”.

pA fé desse estranho supera a que Jesus costumava a ver. E isso é motivo de admiração para Ele, e de aprendizado para os discípulos.

pDuas lições mais diretas o Evangelho de hoje propõe. A primeira é que testemunhemos Jesus em nosso meio. Todos nós somos chamados a uma única resposta esperada: a fé humilde e sincera Nele e em sua Palavra.

pA segunda é que compreendamos que no novo povo de Deus devem desaparecer os preconceitos raciais, classistas, sociais e culturais. Eles são criados para excluir determinados grupos humanos de seus direitos.



pAtualizando


SAIBA RECONHECER O VALOR DAS PESSOAS
QUE CONVIVEM COM VOCÊ

pÉ preciso reconhecer o valor das pessoas, principalmente as mais esquecidas, tímidas, que prestam seu serviço no silêncio e passam despercebidas de nós.

pA violência existe e assusta, mas, até que me provem o contrário, continuo acreditando que existem muito mais pessoas boas, capazes de gestos grandiosos de amor, do que aquelas que tentam aterrorizar e tornar a vida sem sentido.

pToda pessoa é carente de autoestima e um elogio sincero faz bem. Muitas vezes, cobramos muito, dizemos como as coisas devem ser, aconselhamos, e pouco nos preocupamos em elogiar e reconhecer o que o outro faz ou a importância dele, e o que representa para determinado ambiente. Há outra tendência que pode acontecer e que deve ser corrigida: a de reconhecer o valor “dos de fora”, e ignorar o daqueles que fazem parte do nosso dia-a-dia.

pO cristão que procura viver a Palavra é sensível e reconhece os sinais de amor testemunhados pelas pessoas em seus atos. Observe a beleza do elogio de Jesus ao centurião, no Evangelho de hoje.

29/06 – São Pedro e São Paulo

santodia2
29 de Junho de 2013



São Pedro e São Paulo



“Apóstolos e colunas da Igreja”


pÉ com muita alegria que hoje comemoramos a santidade de vida de Pedro e Paulo. Eles são considerados duas colunas da Igreja. Foram os principais líderes da Igreja Cristã Primitiva, tanto pela fé e pregação, quanto pelo ardor e zelo missionários.

pDepois da Virgem Maria e de São João Batista, São Pedro e São Paulo são os que têm mais datas comemorativas no ano litúrgico. Além do tradicional 29 de junho, há: 25 de janeiro, quando celebramos a conversão de São Paulo; 22 de fevereiro, quando temos a festa da cátedra de São Pedro; e 18 de novembro, reservado à dedicação das basílicas de São Pedro e São Paulo.

pPedro, que antes era Simão, era natural de Betsaida, irmão do Apóstolo André. Era um simples pescador, que foi chamado por Jesus, para edificar sua Igreja (Mt 16,18). Pedro seguiu Jesus, e esteve presente nos momentos mais importantes da vida do Senhor. Após a Ressurreição recebeu o Espírito Santo, no dia de Pentecostes, e iniciou seu apostolado sendo o líder da primeira comunidade cristã. Escreveu duas Epístolas (1 Pd e 2 Pd) e, provavelmente, foi a fonte de informações para que São Marcos escrevesse seu Evangelho. Morreu martirizado, durante a perseguição de Nero, provavelmente no ano de 64, crucificado de cabeça para baixo, a seu pedido, por não se julgar digno de morrer como o Senhor Jesus Cristo.

pPaulo, que era Saulo antes da sua conversão, era natural de Tarso. Era um ilustre cidadão romano, que tinha recebido formação de Gamaliel, um dos grandes mestres da Lei na época. Era perseguidor dos cristãos, até ser chamado para o apostolado, pelo próprio Jesus Ressuscitado, quando estava no caminho de Damasco. A aceitação e entrega de Paulo foi total, ele deixou-se guiar pelo Espírito Santo e se entregou de corpo e alma ao serviço de evangelização. Fundou várias comunidades e escreveu 14 epístolas: Romanos, I Coríntios, II Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, I Tessalonicenses, II Tessalonicenses, I Timóteo, II Timóteo, Tito, Filêmon e Hebreus (anônima, mas atribuída a Paulo). Morreu mártir decapitado, durante a perseguição de Nero, provavelmente no ano de 67, pois como era um cidadão romano não podia ser crucificado.

pSão Pedro e São Paulo fizeram chegar ao mundo inteiro, a mensagem do Evangelho de Jesus Cristo.


29/06 – Dia do Pescador e do Telefonista

revendohist
29 de Junho de 2013



Dia do Pescador e do Telefonista


pPescador

pO Dia do Pescador é comemorado em 29 de junho, data em que é comemorado também o dia de São Pedro, apóstolo pescador e padroeiro dos pescadores. Este santo representa para os mesmos, proteção e boa pesca.

pOs pescadores que vivem de sua própria produção são bastante comuns no Brasil. No entanto, a subsistência destes trabalhadores pode estar ameaçada pela poluição das águas e pela pesca esportiva de pessoas que, sem licença e sem consciência ambiental, pescam quantidades superiores à permitida.

pCom isso, percebe-se o quanto o equilíbrio da natureza é importante, não só para a economia pesqueira, como para todos que dependem ou não dela.

pA fiscalização da pesca é realizada pela Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente – FEEMA; pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA; por policiais florestais e Organizações Não Governamentais – ONGs. A fiscalização serve também para evitar que se pesque na época da piracema, período de reprodução dos peixes.

Fonte: UFGNet


pTelefonista

pCom a invenção do telefone por Alexandre Graham Bell, em 1876, o que até então parecia impossível aconteceu: falar com pessoas que estavam consideravelmente distantes umas das outras.

pÉ claro que no início o aparelho era um luxo para poucos, mas com o passar do tempo, tornou-se popular e fundamental para encurtar distâncias entre as pessoas e resolver problemas pessoais e profissionais.

pDessa necessidade surge uma nova e importante categoria profissional: a telefonista, pois no começo tudo era bem diferente, e só se conseguia uma ligação através da telefonista. Com o passar do tempo e com a evolução dos sistemas de telefonia, a profissão sofreu modificações, mas continua sendo essencial para as empresas que querem atender bem seus clientes.

pA primeira vez que se comemorou o Dia do Telefonista foi em 29 de junho de 1956 e, a partir daí, esses profissionais nunca foram esquecidos.