Últimos Posts

quarta-feira, 31 de julho de 2013

31/07 - Mt 13,44-46

evandia

31 de Julho de 2013

 

Mateus 13,44-46

pO Reino dos Céus é como um tesouro escondido num campo. Alguém o encontra, deixa-o lá bem escondido e, cheio de alegria, vai vender todos os seus bens e compra aquele campo. O Reino dos Céus é também como um negociante que procura pérolas preciosas. Ao encontrar uma de grande valor, ele vai, vende todos os bens e compra aquela pérola.

 

pEntendendo

O REINO DOS CÉUS
É COMO UM TESOURO ESCONDIDO NUM CAMPO

pJesus segue fazendo comparações, contando historinhas, para mostrar que o Reino significa o projeto maior que Ele veio apresentar à humanidade. “Projeto”, isso mesmo! Falamos muito em “projeto” nos dias atuais, ou seja, um empreendimento organizado para alcançarmos um objetivo traçado.

pJesus trouxe esse projeto e o chamou Reino de Deus ou dos Céus. Os executores desse “empreendimento”, inicialmente, foram os discípulos. Pediu exclusividade na relação do discípulo com o Reino porque, a partir daquele momento, essa proposta seria a razão da existência deles e da humanidade.

pJesus comparou a radicalidade desta opção com o gesto de um homem que, ao descobrir um tesouro escondido num campo, cheio de alegria vende tudo que possui para comprar o campo. Citou também um comerciante de pérolas preciosas que ao encontrar uma de grande valor, decide desfazer-se de todos os seus bens, só para adquiri-la.

pMoral da história – aquele que descobre a importância de Deus em sua vida faz qualquer esforço para continuar em sua companhia, e tem a coragem de tomar novas atitudes, para continuar sendo guiado por Ele.

 

pAtualizando

MEU FILHO, MEU TESOURO!

pJesus fala de tesouro. Fala do esforço que um comerciante faz para adquirir pérolas preciosas, por saber do valor que elas representam. Ele quer mostrar a felicidade daqueles que descobrem o “outro lado da vida”, aqueles que encontram Deus e seu projeto de amor.

pTrazendo para nossos dias e, guardando as devidas proporções, podemos comparar a felicidade de alguém que tem uma fé comprometida, com a alegria de uma mãe ao sentir em suas entranhas, o crescimento de uma vida; a vida de seu filho. A sensação de vê-lo nascer e poder acompanhá-lo de perto.

Um sorriso de alegria e uma lágrima escorrendo pelo rosto. Sem dúvida alguma, o nascimento do meu filho foi o momento mais maravilhoso da vida de mulher.

Nessa hora, tudo é especial e único. A hora do nascimento marcada no relógio, os batimentos cardíacos, o carinho da família... São momentos e sentimentos puros e cheios de amor.

Fonte: www.folhavitoria.com.br

O Lorenzo completou onze meses de pura gostosura! Sou suspeita pra falar, mas meu filho é um fofo!!!

Estou trabalhando em casa e isso me permite acompanhar de pertinho o desenvolvimento do Lorenzo. Nada mais gratificante do que ficar com ele e vê-lo dar os primeiros passos, ter visto engatinhando, estar cuidando dele bem de pertinho... Filhinho, mamãe te ama muito!

Fonte: meufilhomeutesouro.blogspot.com.br

pÉ preciso perguntar a nós mesmos nos momentos em que nos sentimos altamente felizes e realizados, neste caso, no nascimento de um filho. Quem criou a vida dos nossos filhos? Quem atende nossas preces pedindo pela felicidade dos nossos filhos? Quem abençoa nosso esforço em querer constituir uma família e nos sentirmos realizados nela?

pNós apenas tomamos as iniciativas, mas a bênção vem de Deus. É preciso reconhecer, em cada momento de felicidade, a participação divina. Saber agradecer- Lhe em oração por tudo que somos e temos.

31/07 - Santo Inácio de Loyola

santodia2

31 de Julho de 2013

 

Santo Inácio de Loyola

“Abandonou as guerras militares e se tornou o Fundador da Ordem Companhia de Jesus, os Jesuítas”

pInácio nasceu no dia 31 de maio de 1491, em Azpeitia, na Espanha. Pertencia a uma família rica, nobre e cristã, era o mais novo de treze irmãos. Ainda na adolescência, Inácio entrou para a carreira militar, e participou de várias batalhas.

pNuma de suas batalhas, na qual defendia o castelo de Pamplona, em 1521, Inácio acabou sendo ferido na perna, e obrigado a ficar um tempo de repouso para se recuperar.

pFoi nessa época, que ele começou a ler livros sobre a vida de Jesus e sobre a vida dos santos. Inácio foi tocado pela graça Divina, e assim que se recuperou, trocou a vida de militar por uma vida de dedicação a Deus.

pDurante um ano, de 1522 a 1523, viveu retirado numa caverna em Manresa, como eremita e mendigo, o tempo todo em penitência, na solidão, passando as mais duras necessidades. Lá, durante esse período, preparou a base do seu livro mais importante: "Exercícios espirituais" - um manual para o crescimento do Espírito.

pDecidiu servir a Deus cada vez mais e, após fazer uma peregrinação a Terra Santa e a Roma, Inácio resolveu estudar filosofia e teologia em Paris e Veneza. Em 1534, com mais seis companheiros, entre eles Francisco Xavier, funda a Companhia de Jesus, que recebe a aprovação do Papa Paulo III, em 1540. Inácio é escolhido para o cargo de superior-geral da Ordem.

pOs jesuítas se espalharam pelo mundo. No Brasil, tiveram importante papel na conversão e proteção de indígenas durante a época colonial, além de contribuírem decisivamente para o ensino com colégios em diversos pontos do território nacional, que hoje integram a Rede Jesuíta de Educação.

pSanto Inácio de Loyola faleceu com sessenta e cinco anos de idade, no dia 31 de julho de 1556, em Roma, na Itália. Foi canonizado em 1622, pelo papa Gregório XV, e declarado Padroeiro de Todos os Retiros Espirituais, pelo papa Pio XI em 1922.

31/07 - Dia da Mitologia Nórdica

revendohist

31 de Julho de 2013

 

Dia da Mitologia Nórdica

pMitologia nórdica, também chamada de mitologia germânica, mitologia viking ou mitologia escandinava é o nome dado ao conjunto de religiões, crenças e lendas pré-cristãs dos povos escandinavos, incluindo aqueles que se estabeleceram na Islândia, onde a maioria das fontes escritas para a mitologia nórdica foi construída. Esta é a versão mais bem conhecida da mitologia comum germânica antiga.

pA mitologia nórdica é uma coleção de crenças e histórias compartilhadas por tribos do norte da Germânia (atual Alemanha), sendo que sua estrutura não designa uma religião no sentido comum da palavra, pois não havia nenhuma reivindicação de escrituras que fossem inspirados por algum ser divino. A mitologia foi transmitida oralmente principalmente durante a Era Viking, e o atual conhecimento sobre ela é baseado especialmente nos Eddas e outros textos medievais escritos pouco depois da cristianização.

pNo folclore escandinavo estas crenças permaneceram por mais tempo, e em áreas rurais algumas tradições são mantidas até hoje, recentemente revividas ou reinventadas e conhecidas como Ásatrú ou Odinismo. A mitologia remanesce também como uma inspiração na literatura, assim como no teatro, na música e no cinema.

pPode-se dizer que a religião viking não existia sem um ritual e abordava exclusivamente o culto aos ancestrais; era uma religião que ignorava o suicídio, o desespero, a revolta e mais do que tudo, a dúvida e o absurdo. Segundo alguns autores, era "uma religião da vida".

Fonte: pt.wikipedia.org

terça-feira, 30 de julho de 2013

30/07 – Mt 13,36-43

evandia

30 de Julho de 2013

 

Mateus 13,36-43

pEntão Jesus deixou as multidões e foi para casa. Seus discípulos aproximaram-se dele e disseram: “Explica-nos a parábola do joio!” Ele respondeu: “Aquele que semeia a boa semente é o Filho do Homem. O campo é o mundo. A boa semente são os que pertencem ao Reino. O joio são os que pertencem ao Maligno. O inimigo que semeou o joio é o diabo. A colheita é o fim dos tempos. Os que cortam o trigo são os anjos. Como o joio é retirado e queimado no fogo, assim também acontecerá no fim dos tempos: o Filho do Homem enviará seus anjos e eles retirarão do seu Reino toda causa de pecado e os que praticam o mal; depois, serão jogados na fornalha de fogo. Ali haverá choro e ranger de dentes. Então os justos brilharão como o sol no Reino de seu Pai. Quem tem ouvidos, ouça”.

 

pEntendendo

A PARÁBOLA DO JOIO E DO TRIGO

pAinda que as parábolas fossem contadas por Jesus com o sentido de facilitar a compreensão dos discípulos e, para isso, Ele citasse as coisas do dia-a-dia, muitos não compreendiam. Daí, como se vê no Evangelho de hoje, Jesus com paciência explicava tudo.

pO objetivo da parábola era alertar os discípulos, pois nada impedia que o inimigo lançasse sua semente também em seus corações, desviando-os do caminho do amor e lançando-os a todo tipo de maldade. Porém, se eles soubessem fazer o discernimento, não teriam dificuldade em reconhecer para onde estavam caminhando.

pO alerta de Jesus tinha um “foco” - o “fim do mundo”. Ao longo da vida, as sementes lançadas vão se definindo. As pessoas se comportam como filhos do Reino, identificados com o trigo, ou se comportam como filhos do Maligno, identificados com o joio. Essa espera, até o momento final, mostra a “paciência de Deus” para com aqueles que estão “desviados”.

 

pAtualizando

A PACIÊNCIA DE DEUS

pA parábola do joio e do trigo revela uma qualidade de Deus que deve ser seguida por nós – a paciência. Mesmo sabendo que o joio era uma erva daninha Ele não lhes autoriza arrancar, mas pede para deixar chegar o momento da colheita. Isso mostra a paciência de Deus para com todos que erram, dando-lhes tempo para retornar ao bom caminho. Essa paciência deve estar na relação de pais e filhos, marido e mulher, patrões e funcionários, enfim.

pDeus não quer que sejamos precipitados no julgar e no tomar atitudes contra alguém que seja mais lento para mudar. “Enquanto há vida há esperança!”, “Para Deus nada é impossível!”, é por isso que jamais a Igreja será a favor da “pena de morte”, ela acredita no poder de Deus que renova todas as coisas e transforma vidas.

pNa Bíblia encontramos vários exemplos da paciência de Deus. Logo no início, Ele chama o povo de Israel e esse povo dá um trabalho danado. Ele demora a castigar essa gente e diz: "Por causa do meu nome dominarei a raiva, por honra de minha glória vou conter meu ímpeto contra ti” (Is 48,9). Se Deus tivesse praticado a justiça na primeira vez que Israel pecou, ele nunca teria cumprido a promessa de oferecer salvação para todos nós, através da descendência de Abraão (Gn 12,3).

pPaulo de Tarso, um dos maiores perseguidores dos primeiros cristãos, tornou-se um grande homem e escritor de vários livros do Novo Testamento. Como Deus foi paciente esperando que ele caísse na real..., e reencontrasse o caminho certo.

pConcluo com uma afirmação do Papa Francisco sobre a paciência de Deus: “Esta paciência de Deus é um mistério e isto pode ser percebido na atitude do próprio Jesus em relação a Judas. Deus é paciente como o pai do filho pródigo que todos os dias esperava o seu regresso. E se pensarmos nisto, aplicando-o a cada um de nós, sairá do nosso coração uma só palavra: obrigado”.

30/07 - São Pedro Crisólogo

santodia2

30 de Julho de 2013

 

São Pedro Crisólogo

“O homem da palavra de ouro”

pPedro Crisólogo nasceu em 380, em Ímola, Itália. Pertencia a uma família cristã. Após concluir os estudos, foi ordenado sacerdote.

pConverteu muitos pagãos através de suas pregações, o que o fez destacar-se como pregador da Palavra de Deus e receber do povo, de forma carinhosa, o apelido de Crisólogo, que significa “da palavra de ouro”.

pEra também o conselheiro espiritual da imperatriz romana Galla Plácida e dos seus filhos, que influenciaram para que Pedro Crisólogo se tornasse bispo de Ravena, ele foi consagrado pelo papa Xisto III, em 433.

pPedro Crisólogo também se destacou como escritor. Foram 176 sermões escritos por ele e que são usados até os dias de hoje.

pLutou, no Concilio de Éfeso e Calcedônio, contra a heresia do Monofisismo, a qual afirmava que Jesus tinha apenas uma natureza, e não a misteriosa união da natureza divina e humana.

pPedro Crisólogo faleceu no dia 30 de julho de 450, quando tinha setenta anos. Recebeu o título de doutor da Igreja em 1729, pelo papa Bento XIII.

30/07 - Dia da Mitologia Inca

revendohist

30 de Julho de 2013

 

Dia da Mitologia Inca

pA base da estrutura cosmológica e religiosa dos Incas, mesmo antes do surgimento do império estava na existência do camaquem, uma força vital presente em todos os fatos da existência. Através do camaquem são sustentadas todas as coisas da natureza, inclusive os seres vivos.

pA mitologia Inca diz que o sol enviou seu filho, Manco Capac e Mama Ocllo, filha da lua, sua mulher e irmã, para uma Terra caótica e escura. Eles chegaram erguendo-se das águas do lago Titicaca e, em busca de um lugar para estabelecer seu reino, seguiram em direção noroeste, até o vale do rio Huatanay. Ali, Manco revirou a terra com seu cajado, encontrou solo espesso e fértil e chamou o local de Cuzco ("umbigo do mundo"). A cidade se tornou o centro do poder, da religião e da cultura Inca.

pUma rede de estradas ligava Cuzco ao resto do império que, em seu apogeu, se estendia do centro do Equador até a região central do Chile, ao sul, e da costa do oceano Pacífico até as encostas orientais dos Andes. O apogeu do Império teria ocorrido entre 1435 e 1471 no reinado do líder Pachacutec.

pO Império Inca ("Tawantinsuyo") parece ter tido como base uma confederação de cidades-estados que incluía Cuzco e vilas como Ollantaytambo e Pisac, nos vales do rios Vilcanota e Urubamba. Deuses locais foram incorporados à religião inca e os filhos dos chefes regionais eram levados para Cuzco, onde eram educados para, mais tarde, voltar e governar suas províncias natais.

pQuase todos os aspectos da vida do povo inca eram controlados pelo Estado, desde o tipo de roupas que podiam usar até o tamanho de suas casas. As pessoas eram obrigadas a trabalhar na construção de estradas e no cultivo da terra. O abastecimento, garantindo alimentos para o povo inca, era um dos pilares da dominação pelo Estado, uma organização eficiente, estável e baseada em um rígido sistema de castas.

pEm 1532, quando uma guerra civil dividia o Império Inca, o conquistador espanhol Francisco Pizarro, marchou sobre os Andes sem enfrentar oposição. Sua experiente força de mais ou menos 150 soldados e uns vinte cavalos, incluía veteranos da conquista dos astecas na América Central. Em um ano as tropas de Pizarro ocuparam Cuzco e instalaram um governante inca de sua escolha que, no entanto, mais tarde liderou uma fracassada rebelião contra os espanhóis.

Fonte: pt.wikipedia.org