Últimos Posts

sábado, 31 de agosto de 2013

31/08 - Mt 25,14-30

evandia

31 de Agosto de 2013

 

pMateus 25,14-30

pNaquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Será também como um homem que, tendo de viajar, reuniu seus servos e lhes confiou seus bens. A um deu cinco talentos; a outro, dois; e a outro, um, segundo a capacidade de cada um. Depois partiu. Logo em seguida, o que recebeu cinco talentos negociou com eles; fê-los produzir, e ganhou outros cinco. Do mesmo modo, o que recebeu dois, ganhou outros dois. Mas, o que recebeu apenas um, foi cavar a terra e escondeu o dinheiro de seu senhor. Muito tempo depois, o senhor daqueles servos voltou e pediu-lhes contas. O que recebeu cinco talentos, aproximou-se e apresentou outros cinco: ‘Senhor, disse-lhe, confiaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco que ganhei’. Disse-lhe seu senhor: ‘Muito bem, servo bom e fiel; já que foste fiel no pouco, eu te confiarei muito. Vem regozijar-te com teu senhor’. O que recebeu dois talentos adiantou-se também e disse: ‘Senhor, confiaste-me dois talentos; eis aqui os dois outros que lucrei’. Disse-lhe seu senhor: ‘Muito bem, servo bom e fiel; já que foste fiel no pouco, eu te confiarei muito. Vem regozijar-te com teu senhor’. Veio, por fim, o que recebeu só um talento: ‘Senhor’, disse-lhe, ‘sabia que és um homem duro, que colhes onde não semeaste e recolhes onde não espalhaste. Por isso, tive medo e fui esconder teu talento na terra. Eis aqui, toma o que te pertence’. Respondeu-lhe seu senhor: ‘Servo mau e preguiçoso!...”

 

pEntendendo

A PARÁBOLA DOS TALENTOS

pA parábola dos talentos mostra que todos nós fomos criados dotados de qualidades diversas, carismas extraordinários que nos ajudam a construir a vida e atingir nossos ideais.

pJesus cita o exemplo de três discípulos que receberam certa quantidade de dinheiro, para ilustrar os diferentes tipos de pessoas, nos talentos recebidos.

pOs dois primeiros que fizeram render o que receberam, simbolizam aqueles que não são acomodados na vida e lutam para conquistar seu espaço. Essas pessoas acreditam no seu potencial e são mais ainda abençoadas por Deus por valorizarem o talento que receberam.

pO terceiro representa a pessoa acomodada, medrosa e, até mesmo, preocupada apenas com seus próprios interesses. Não é capaz de dar um passo à frente e nem se preocupa com o bem-estar dos outros. Não cresce e não contribui para o crescimento dos outros.

 

pAtualizando

DEUS NÃO CRIOU PESSOAS “BURRAS”!
CRIOU PESSOAS TALENTOSAS E CAPAZES!

pDeus em sua sabedoria jamais iria criar uma pessoa inútil para colocar no mundo. Todos nós fomos criados com talentos diversos que até o final de nossa vida não conheceremos por completo.

pDeus nos criou dotados de inteligência e ofereceu mais ainda, a sabedoria, dada pelo Espírito Santo, doador dos dons.

pMuitas atitudes impedem que a pessoa deslanche na vida, com todo seu potencial: complexo de inferioridade, medo, preguiça, o acento demasiado nos pontos fracos... Em geral, as pessoas se preocupam mais com suas áreas deficientes do que com aquilo em que são boas.

pCitando a escola. Uma atitude que costuma ocorrer é quando o aluno tem notas baixas em uma matéria e em outras, obtém resultados muito bons. Volta-se a atenção para a disciplina que ele foi fraco e esquece-se de investir no potencial que ele demonstrou na que foi forte. Essa visão impede de trabalhar o talento da pessoa.

pNão existe ninguém burro ou incapaz. As inteligências são múltiplas, e nem sempre obedecem à avaliação escolar ou a classificação de determinado setor da vida profissional ou, até mesmo religiosa.

31/08 - São Raimundo Nonato

santodia2

31 de Agosto de 2013

 

São Raimundo Nonato

O protetor das parturientes recebeu esse nome, por ter sido resgatado da barriga da mãe, já sem vida.

pRaimundo Nonato nasceu em Portoel, na Espanha, próximo a Barcelona, no ano 1204. Recebeu o nome de Raimundo Nonato, porque significa “não nascido”, isso por ter sido tirado vivo da barriga da mãe, já morta. É, por isso, invocado como padroeiro das parturientes e das parteiras.

pAinda menino, cuidava do gado e, durante seu pastoreio, visitava a ermida de São Nicolau, onde se venerava uma imagem de Nossa Senhora, de quem ele era devoto. Certamente passava momentos fortes de oração.

pDesde jovem Raimundo Nonato percebeu sua inclinação à vida religiosa. Seu pai buscou, sem êxito, impedi-lo de corresponder ao chamado vocacional. Ao entrar para a Ordem de Nossa Senhora das Mercês, aos 24 anos, pode receber do fundador, São Pedro Nolasco, o hábito. Raimundo tornou-se exemplo de ardor na missão de resgatar das mãos dos mouros, os cristãos escravizados.

pCerta vez, São Raimundo conseguiu liderar uma missão que libertou 150 cristãos, porém, quando na Argélia acabaram-se os recursos para o salvamento daqueles que corriam o risco de perderem a vida e a fé, o missionário e sacerdote Raimundo se ofereceu em lugar de um deles. Na prisão, Raimundo pregava para os muçulmanos e cristãos com tanta unção que começou a convertê-los e, por isso, sofreu as consequências. Chegaram a perfurar seus lábios com um ferro quente, fechando-os com um cadeado.

pMais tarde foi libertado da prisão e retornou a Espanha. Raimundo Nonato morreu com apenas 36 anos de idade, em 1240, e seu corpo sepultado na mesma ermida de São Nicolau.

31/08 - Dia do Nutricionista

revendohist

31 de Agosto de 2013

 

Dia do Nutricionista

pNutrição é a ciência que estuda os alimentos e os aplica às necessidades nutricionais do homem. E seu profissional é o nutricionista, responsável por planejar programas de alimentação, preparar dietas e cardápios, supervisionar a produção de alimentos e cozinhas de indústrias e restaurantes, além de acompanhar o regime alimentar de atletas.

pA importância desse profissional na preservação da vida sadia faz com que seja necessária sua presença em vários momentos e ambientes da sociedade, tais como: hospitais, clínicas, escolas, esportes e tantos outros.

Fonte: www.quediaehoje.net

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

30/08 - Mt 25,1-13

evandia

30 de Agosto de 2013

 

pMateus 25,1-13

pNaquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “O Reino dos céus será semelhante a dez virgens, que saíram com suas lâmpadas ao encontro do esposo. Cinco dentre elas eram tolas e cinco, prudentes. Tomando suas lâmpadas, as tolas não levaram óleo consigo. As prudentes, todavia, levaram de reserva vasos de óleo junto com as lâmpadas. Tardando o esposo, cochilaram todas e adormeceram. No meio da noite, porém, ouviu-se um clamor: ‘Eis o esposo, ide-lhe ao encontro’. E as virgens levantaram-se todas e prepararam suas lâmpadas. As tolas disseram às prudentes: ‘Dai-nos de vosso óleo, porque nossas lâmpadas se estão apagando’. As prudentes responderam: ‘Não temos o suficiente para nós e para vós; é preferível irdes aos vendedores, a fim de o comprardes para vós’. Ora, enquanto foram comprar, veio o esposo. As que estavam preparadas entraram com ele para a sala das bodas e foi fechada a porta. Mais tarde, chegaram também as outras e diziam: ‘Senhor, senhor, abre-nos!’ Mas ele respondeu: ‘Em verdade vos digo: não vos conheço!’ Vigiai, pois, porque não sabeis nem o dia nem a hora”.

 

pEntendendo

AS VIRGENS PRUDENTES E IMPRUDENTES

pJesus continua contando historinhas para que todos entendam a mensagem que Ele quer passar. Certamente a parábola das dez virgens era baseada em um fato da cultura da época para alertar os seus discípulos a se manterem vigilantes à espera da vinda definitiva do Cristo.

pTrazendo para um sentido mais amplo, podemos comparar o céu ou a nossa salvação eterna, a uma celebração alegre e festiva. As jovens tolas representam todos aqueles que não estão focados nos ideais futuros e ficam impedidos de, após a morte, participarem da vida eterna.

pA demora do retorno de Jesus não pode levar os cristãos ao relaxamento, nem pode fazer com que percam o interesse de seus compromissos. Tal atitude pode ser considerada imprudência e custar a própria salvação.

 

pAtualizando

A VIDA PEDE PRUDÊNCIA...
É PRECISO TER A SABEDORIA DE DECIDIR NA HORA CERTA!

pSaber esperar é uma virtude adquirida pelo exercício da disciplina. É uma virtude que não é inata, que se adquire pelo autocontrole. O impulso mais forte que age sobre o apressado é sempre o de agir.

pBaltasar Gracian, jesuíta que viveu no século XVII, desenvolveu o estilo literário da sobriedade, tendo como ponto alto o livro “A arte da prudência”, afirmou: "Domine a si mesmo que você dominará os outros".

pGeralmente, a pessoa agitada anda sempre com pressa, ocupada, correndo contra o tempo. Ter uma grande quantidade de compromissos torna-se uma obsessão. Convence a si mesma de que ela está desempenhando bem sua função, e que tudo que está fazendo é necessário e importante. Em ação, está "acumulando", parada, está perdendo.

pEste traço comportamental tende, com o tempo, a levá-la a encarar a espera, o tempo necessário à reflexão e ao planejamento, como "perda de tempo". Em geral, ela prefere agir sobre os fatos, assim que eles ocorrem, e, se necessário, corrigir suas ações posteriormente. Antes agir do que refletir, planejar e adotar uma estratégia que oriente as suas ações.

pA sabedoria ensina que a maior virtude é a prudência. E uma das marcas da prudência é saber esperar e ter paciência para evitar agir pelo impulso da emoção. Se você tem dúvidas, sua dúvida é um sinal de que a decisão precisa ser mais pensada. Decisões tomadas no calor da emoção costumam deixá-lo mal quando a situação se acalma e volta ao normal.

pFinalmente, a virtude da prudência nos ensina a ficar em silêncio suportando as injúrias que nos são dirigidas, como fez Cristo com seus perseguidores. Mas, a mesma prudência nos ensina a agir com firmeza quando estamos diante de um ato arbitrário ou um escândalo (Mt 18,6). Em resumo, na defesa da vida devemos ter a prudência das serpentes sem, no entanto, perder a simplicidade das pombas (Mt 10,16).

30/08 - São Félix e Santo Adauto

santodia2

30 de Agosto de 2013

 

São Félix e Santo Adauto

Foram assassinados cruelmente, mas não traíram Jesus Cristo

pFelix e Adauto viveram no século IV, num período de sofrimento da Igreja, onde muitos foram assassinados apenas por assumirem que eram cristãos. Pouco se sabe desses dois santos, mas, provavelmente, eles sofreram o martírio durante a perseguição de Diocleciano, no princípio do século IV, por volta do ano 304. Seus túmulos no cemitério de Comodila, na vila das Sete Igrejas, próximo à Basílica de São Paulo "fora dos muros", foram descobertos em 1720.

pSegundo uma antiga narrativa, durante o reinado de Diocleciano, Félix, que era sacerdote foi condenado à morte por ser cristão. Quando estava sendo conduzido para a execução, um homem desconhecido se aproximou da escolta militar que o cercava e declarou ser também cristão. Foram, por isso, degolados os dois juntos. Como era desconhecido o nome do segundo mártir, os fiéis lhe deram o nome de Adauto, que significa adicionado.

pSomente em 1903 a pequena basílica em que se encontravam seus restos mortais foi definitivamente restaurada. Encontra-se ali um afresco paleocristão dos mais antigos, onde aparece São Pedro, Santo Estêvão, São Paulo, São Félix e Santo Adauto. São Felix e Santo Adauto foram muito cultuados no século VII.

30/08 - Dia do Vendedor Lojista

revendohist

30 de Agosto de 2013

 

Dia do Vendedor Lojista

pVendedor é todo aquele que vende, cede por certo preço, negocia, dispõe do que possui e oferece em troca por dinheiro...

pPor trás desse conceito tão simples, encontra-se velada uma atividade essencialmente valiosa, de significado amplo, que faz parte intrínseca de nossas vidas, desde a nossa mais tenra idade. Em princípio, todos nós somos vendedores; vendedores de ideias, de sonhos, de anseios, de convicções das próprias necessidades.

pExistem aqueles que estão vinculados ao local próprio da venda, são os vendedores lojistas. No entanto, em abrangência maior, no dia de hoje, todos os vendedores, lojistas ou não, merecem nosso respeito e nossa homenagem.

Fonte: www.quediaehoje.net

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

29/08 - Mc 6,17-29

evandia

29 de Agosto de 2013

 

pMarcos 6,17-29

pNaquele tempo, o próprio Herodes mandara prender João e acorrentá-lo no cárcere, por causa de Herodíades, mulher de seu irmão Filipe, com a qual ele se tinha casado. João tinha dito a Herodes: "Não te é permitido ter a mulher de teu irmão". Por isso Herodíades o odiava e queria matá-lo, não o conseguindo, porém. Herodes respeitava João, sabendo que era um homem justo e santo; protegia-o e, quando o ouvia, sentia-se embaraçado. Mas, mesmo assim, de boa mente o ouvia. Chegou, porém, um dia favorável em que Herodes, por ocasião do seu natalício, deu um banquete aos grandes de sua corte, aos seus oficiais e aos principais da Galileia. A filha de Herodíades apresentou-se e pôs-se a dançar, com grande satisfação de Herodes e dos seus convivas. Disse o rei à moça: "Pede-me o que quiseres, e eu to darei". E jurou-lhe: "Tudo o que me pedires te darei, ainda que seja a metade do meu reino". Ela saiu e perguntou à sua mãe: "Que hei de pedir?" E a mãe respondeu: "A cabeça de João Batista". Tornando logo a entrar apressadamente à presença do rei, exprimiu-lhe seu desejo: "Quero que sem demora me dês a cabeça de João Batista". O rei entristeceu-se; todavia, por causa da sua promessa e dos convivas, não quis recusar. Sem tardar, enviou um carrasco com a ordem de trazer a cabeça de João. Ele foi, decapitou João no cárcere, trouxe a sua cabeça num prato e a deu à moça, e esta a entregou à sua mãe. Ouvindo isto, os seus discípulos foram tomar o seu corpo e o depositaram num sepulcro.

 

pEntendendo

A DENÚNCIA DE UMA INFIDELIDADE CONJUGAL CAUSA A MORTE DE JOÃO BATISTA

pA morte trágica de João Batista é resultado da fidelidade ao cumprimento de uma missão e a liberdade de espírito que ele tinha. Somente uma pessoa livre poderá enfrentar a tirania e prepotência daqueles que usam a força para intimidar.

pJoão Batista levantou a voz para denunciar um ataque contra a família, na traição de Herodes ao próprio irmão e, ao mesmo tempo, o abuso de autoridade de um político que deveria dar exemplo de honestidade por ser um homem público.

pO profeta João sabia exatamente com quem estava falando. Ele conhecia o espírito violento da família de Herodes. Mesmo assim, a coragem de profeta estava acima da violência do mundo. O testemunho de João Batista inspira a todos que seguem a Jesus Cristo nos dias de hoje.

 

pAtualizando

DOR E HUMILHAÇÃO SÃO ALGUNS DOS SENTIMENTOS
DE UMA PESSOA TRAÍDA

pUma das dores emocionais tida como mais forte e devastadora é a que uma pessoa traída pelo cônjuge experimenta. Pessoas que passaram por esta experiência descrevem que foi como se uma faca tivesse atingido seu coração.

pEstudo científico feito pela Profa. Dra. Carmita Abdo do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo, publicado com o título “Descobrimento Sexual do Brasil”, revela dados alarmantes sobre o perfil de infidelidade dos brasileiros, homens e mulheres.

pNada justifica a traição num casal. Mesmo que explique, não justifica. Justificar tem a ver com provas que houve uma razão legal (dentro da lei) para o ato, ou significa tratar como justo um comportamento injusto, ou ainda provar a existência de um motivo legítimo para o ato realizado. Trair não é justo!

pO cônjuge que trai age injustamente. O cônjuge traído talvez tenha sido injusto no sentido de ter privado o outro de atenções, sexo, diálogo, companhia, etc. Ambos, traído e traidor, geralmente têm culpa no caso de uma infidelidade no casamento. Na verdade, não há um carrasco e uma vítima. Ambos erram.

pHá pessoas que traem porque são compulsivas sexuais, o cônjuge não tem culpa pelos constantes e frequentes episódios sexuais fora de casa deste indivíduo, adicto ao sexo.

pTrair é uma maldade. Se o cônjuge traído sempre foi fiel e fica sabendo da situação, instala-se uma dor de difícil cura. Abre-se uma ferida cheia de “pus” de ódio, tristeza, estranheza. A sensação de estar casado agora com um inimigo “sangra” muito. O que era íntimo fica afastado; o que era confiável fica desconfiado; o que era amigo parece inimigo; o que era conhecido fica estranho.

pPara um cristão que busca viver a seriedade de sua fé no compromisso da vida familiar, a traição provoca estragos sem precedentes na dimensão pecaminosa contra os princípios divinos. Aquele que trai, trai primeiramente a Deus, atingindo a instituição sagrada, a família, criada por Deus. Em extensão, o cônjuge, filhos, netos... O pecado desencadeia uma sequência imoral no comportamento da pessoa, criada a imagem e semelhança de Deus.

pA saída para evitar a infidelidade conjugal para o cristão, passa pelo alimento constante da Palavra de Deus, da oração em família, da participação na vida de sua Igreja. Se possível, o casal deve participar de algum grupo de espiritualidade familiar: Equipe de Nossa Senhora, ECC, Bom Pastor, Pastoral Familiar, Cursilho de Cristandade...

pA saída para evitar a infidelidade conjugal na esfera humana das relações, passa pelo diálogo sincero; pela humildade de ambos, marido e mulher, em aceitar as dificuldades pessoais procurando ajuda para resolvê-las; por parar de ter obsessão pelo outro; por aprender que homem e mulher são diferentes do ponto de vista comportamental, o que produz a necessidade de aceitar as limitações pessoais; e, pela compreensão de que o outro nunca poderá preencher todas as necessidades de cada um.

Fonte: Adaptação do artigo do Dr. Cesar Vasconcelos