Últimos Posts

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

30/09 - Lc 9,46-50

30 de Setembro de 2013

evandia

pLucas 9,46-50

pSurgiu entre os discípulos uma discussão sobre qual deles seria o maior. Sabendo o que estavam pensando, Jesus pegou uma criança, colocou-a perto de si e disse-lhes: “Quem receber em meu nome esta criança estará recebendo a mim mesmo. E quem me receber, estará recebendo Aquele que me enviou. Pois aquele que entre todos vós for o menor, esse é o maior”. Tomando a palavra, João disse: “Mestre, vimos alguém expulsar demônios em teu nome, mas nós lhe proibimos, porque não anda conosco”. Jesus respondeu: “Não o proibais, pois quem não é contra vós, está a vosso favor”.

 

pEntendendo

JESUS INVERTE VALORES:
Quem era pequeno passou a ser grande e estar em primeiro lugar não era o mais importante...

pJesus enfrenta um desafio: convencer o seu novo grupo que a proposta de Deus era outra e bem diferente da que eles haviam aprendido. Na visão dos apóstolos, êxito na vida significava poder, prestígio.

pFoi difícil para Jesus convencê-los. Durante os três anos de convivência o Mestre teve que ter paciência e trabalhar na mente deles um jeito novo de pensar e viver.

pPara Jesus Cristo, as relações pessoais deveriam obedecer ao princípio da igualdade e do serviço. Prestígio e poder não teriam importância e, com os de fora da comunidade era necessário ser tolerante e respeitoso, superando toda tentação de radicalismo e fanatismo.

pCom Jesus houve uma inversão de valores, quem era pequeno passou a ser grande e estar em primeiro lugar não era o mais importante. Também as crianças e as mulheres, que nem eram contadas, passaram a ter privilégio no novo jeito de governar que Jesus apresentava.

 

pAtualizando

A CARIDADE FAZ A DIFERENÇA
Vencendo personalidades como Castro Alves e Ruy Barbosa, Irmã Dulce acaba de ser eleita a maior baiana de todos os tempos!

pCom toda a vida dedicada a cuidar do próximo, Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, a Irmã Dulce (1914-1992), foi eleita pelos internautas do portal A TARDE como a maior baiana de todos os tempos, em enquete feita pela internet.

pA beata recebeu 39% dos votos e ficou na frente do jurista e político Ruy Barbosa, que obteve 21% dos votos, escolhido por personalidades do Estado como o maior baiano, uma semana antes, e do ex-senador Antônio Carlos Magalhães, com 13%.

p"As pessoas anseiam por ser amparadas e Irmã Dulce representa o símbolo mais completo do imaginário popular: ser salvo das doenças desta vida e ir para o céu. Ela era uma santa", afirma a socióloga Marlene Vaz. A beata costumava receber todos os doentes no hospital, mesmo se não tivesse leitos para todos. "No imaginário popular, ela era a pessoa que salvava", completa.

pFalecida em 1992, Irmã Dulce recebeu o título de Bem-Aventurada em 2011, e está a um passo de receber a canonização e se tornar santa. Falta apenas o Vaticano confirmar mais um milagre realizado pela beata.

pA lista dos dez maiores ainda tem o geógrafo Milton Santos (8%), o escritor Jorge Amado (6%), o poeta Castro Alves e o educador Anísio Teixeira, que obtiveram 5%, o compositor Dorival Caymmi, o médico e político Edgar Santos e o cineasta Glauber Rocha com 1%, cada.

pQuando se compara a lista dos dez maiores baianos eleitos pelas personalidades com a dos internautas, constatam-se algumas diferenças. Irmã Dulce saltou da quarta posição para o primeiro lugar, tomando a posição de Ruy Barbosa, que caiu para segundo. O poeta abolicionista Castro Alves, que ficou em segundo na opinião das personalidades baianas, foi o sexto.

Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes nasceu no dia 26 de maio de 1914 em Salvador. Aos treze anos, ela começou a acolher mendigos e moradores de rua na casa dela. O local ficou conhecido como "A Portaria de São Francisco".

Em 1933, Maria Rita entrou para a Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, na cidade de São Cristóvão, em Sergipe. Ela se tornou freira um ano depois, aos 20 anos, e recebeu o nome de Irmã Dulce. Ela continuou o trabalho de acolher pessoas nas ruas e, em 1959, transformou um galinheiro, ao lado do convento, na Associação Obras Sociais Irmã Dulce.

Desde então, Irmã Dulce passou a ser conhecida como o Anjo Bom da Bahia e chegou a ser indicada para o prêmio Nobel da Paz, em 1988. Quatro anos depois, em 1992, ela faleceu no Convento Santo Antônio, em decorrência de problemas respiratórios.

Numa cerimônia em 2011, em Salvador, a freira alcançou a condição de Bem-Aventurada (Beata), o último passo antes de se tornar santa.

Fonte: www.atarde.com.br

30/09 - São Jerônimo

30 de Setembro de 2013

santodia2

São Jerônimo

Grande intelectual e um dos maiores estudiosos da Bíblia”

pNeste último dia do mês da Bíblia, celebramos a memória do grande tradutor das Sagradas Escrituras, São Jerônimo. Ele nasceu em uma família muito rica na Dalmácia, hoje Croácia, no ano 347. Com a morte dos pais, herdou uma boa fortuna, que aplicou na realização de sua vocação para os estudos, pois tinha uma inteligência privilegiada. Viajou para Roma, onde procurou os melhores mestres para ensinar-lhe. Jerônimo estudou por toda a vida, viajando da Europa ao Oriente com sua biblioteca dos clássicos antigos, nos quais era formado e graduado doutor.

pEle foi batizado em Roma, pelo papa Libério, já com 25 anos de idade. Logo após seu batismo iniciou os estudos teológicos e depois foi ao deserto da Síria para fazer uma experiência espiritual com rigorosos jejuns e penitências. Ordenado sacerdote em 379, retirou-se para estudar, a fim de responder com a ajuda da literatura as necessidades e desafios da época.

pVoltou para Roma em 382, chamado pelo papa Dâmaso para ser seu secretário particular. Jerônimo foi incumbido de traduzir a Bíblia, do grego e do hebraico, para o latim. Nesse trabalho, dedicou quase toda a vida. O conjunto final em latim, de sua tradução da Bíblia chamou-se "Vulgata" e, tornou-se oficial, no Concílio de Trento. Assim, com alegria e dedicação ele enriqueceu a Igreja.

pRomano de formação, Jerônimo era um intelectual cultíssimo. Sua obra literária revelou o filósofo, capaz de escrever e pensar em latim, em grego e em hebraico. Tinha uma personalidade forte que impressionava a todos.

pSaiu de Roma e foi viver definitivamente em Belém no ano de 386, viveu como um monge, continuando seus estudos e trabalhos bíblicos. Para não ser esquecido, reaparecia, de vez em quando, com um novo livro.

pJerônimo era fantástico, consciente de suas próprias culpas e de seus limites, tinha total clareza dos seus merecimentos. Ao escrever o livro "Homens ilustres", concluiu-o com um capítulo dedicado a ele mesmo.

pMorreu com setenta e três anos, em 30 de setembro de 420, em Belém. A Igreja o declarou padroeiro dos estudos bíblicos e dedicou o mês de seu falecimento, à Bíblia.

30/09 - Dia da Secretária, Jornaleiro, Navegação e Tradutor

30 de Setembro de 2013

Dia da Secretária, Jornaleiro, Navegação e Tradutor

pSecretária

secr

pVocê sabe como surgiu o Dia da Secretária? No dia 30 de setembro de 1850 nasceu Lilian Sholes, filha do inventor da máquina de escrever. Ela foi a primeira mulher a usar uma máquina de escrever; desse modo, Lilian se transformou num símbolo, e a data do seu nascimento é lembrada como o Dia da Secretária. Além do dia 30 de setembro ser a data oficial no Brasil, existe também o “Dia Internacional da Secretária” que é comemorado no restante do mundo sempre na última quarta-feira do mês de abril.

pA profissão de secretária exige muito esforço e organização, ainda mais nos dias de hoje onde suas atribuições são cada vez maiores. Quem opta pela profissão de secretária deve gostar do que faz. Investir sempre no seu crescimento pessoal é importantíssimo, pois ela é o espelho da organização que representa.

Fonte: www.mundodanet.com

pJornaleiro

jorn

pAo que tudo indica os jornaleiros já contam com 150 anos de história na vida do país. Tudo teria começado com negros escravos que saíam pelas ruas gritando as principais manchetes estampadas nas primeiras páginas do jornal “A Atualidade”, o primeiro a ser vendido no Brasil, em 1858.

pCoube aos imigrantes italianos, chegados ao Brasil no século XIX, a expansão da atividade, paralela ao desenvolvimento da imprensa no País. Na época, os "gazeteiros", como eram chamados, não tinham ponto fixo, perambulavam pela cidade com as pilhas de jornais amarradas por uma fita de couro, que carregavam no ombro.

pUm imigrante italiano, Carmine Labanca, foi quem primeiro montou um ponto fixo, na cidade do Rio de Janeiro. E por isso, muitos associaram o nome dos pontos de venda ("banca") ao sobrenome do fundador. A curiosidade fica por conta do simples modo como essas primeiras bancas eram montadas: caixotes de madeira, com uma tábua em cima, onde eram acomodados os jornais para serem vendidos.

p"Gazetta" era o nome da moeda em Veneza, no século XVI. Foi essa palavra que deu origem ao “Gazetta Veneta”, jornal que circulava na cidade de Veneza no século XVII. Com o tempo, "Gazeta" virou sinônimo de periódico de notícias.

pO nome "jornal" que veio a nomear, depois, o "jornaleiro", tem sua origem na palavra latina "diurnális", que se refere a "dia", "diário" – o que significaria o relato de um dia de atividades.

Fonte: www.estacio.br

pNavegação

farol

pNavegação é a ciência, arte, prática ou tecnologia, de planejar e executar uma viagem de um ponto de partida até seu ponto de destino.

pA principal atividade da navegação é a determinação da posição atual, para possível comparação com posições previstas ou desejadas.

pA navegação em terra, apesar de importante, nunca ofereceu os desafios e os perigos da navegação marítima com ausência de pontos de referência e inúmeros riscos.

pAs primeiras técnicas de navegação eram visuais, baseadas em pontos conspícuos; no que se pode levantar historicamente, pelos navegantes da Fenícia (habitantes de Tiro) e Egito, locais nomeados na Bíblia; e posteriormente, foram introduzidas as direções dos ventos dominantes. Quando se juntaram estas informações com destinos, surgiram os “roteiros”, “regimentos” e “mapas”, desenvolvidos pela Escola de Sagres.

pAo longo da história outros aparelhos surgem e permitem a determinação exata dessa posição: a bússola, o sextante, o cronômetro, o radar, o rádio, e o GPS. Eles estão entre os maiores avanços científicos da humanidade.

Fonte: www.portalsaofrancisco.com.br

pTradutor

trad

pEsta é uma profissão que tantas vezes passa despercebida. Mesmo consumindo tantos produtos e ideias de outros países no nosso próprio idioma, poucas vezes lembramos que alguém traduziu aquilo!

pA comemoração é realizada no dia 30 de setembro, porque este é o dia de São Jerônimo, grande intelectual de sua época, que é considerado um dos Doutores da Igreja, principalmente por ter traduzido a Bíblia do hebraico e grego para o latim. Para trabalhar melhor, ele mudou-se para Belém, onde melhorou seus conhecimentos da língua.

pA versão que São Jerônimo traduziu e anotou extensamente se chama Vulgata, e durou 15 anos para ser concluída. De fato, os comentários que ele escreveu sobre a tradução foram centrais para a elaboração do pensamento católico.

pO tempo passou e o tradutor de hoje tem que passar por processos similares: estudar muito; morar no país da língua que ele traduz, para aprendê-la melhor; ficar horas quebrando a cabeça para escolher o termo correto que facilitará a compreensão. É um trabalho exaustivo, que passa despercebido, mas deve ser reconhecido por todos.

Fonte: www.flanancias.com

O PERIGO NA CIDADE ESTÁ MESMO NA ‘CALADA DA NOITE’ OU À LUZ DO DIA?

BIBLIA1

O PERIGO NA CIDADE ESTÁ MESMO NA ‘CALADA DA NOITE’ OU À LUZ DO DIA?

“Na calada da noite
A neblina não me deixa enxergar
Não posso seguir meu caminho
Estou perdido não consigo me achar
Minha cabeça está girando
O passado inteiro
Vem me acusar”

pA estrofe da música “Calada da noite” do grupo Harppia reflete uma situação de insegurança, desespero e peso de consciência. Esta situação traduz o sentido bíblico da escuridão, como estado de trevas. A luz do dia recupera a vida, trazendo às claras a realidade como ela é.

pTomando por base esta analogia e lembrando o Evangelho de hoje, onde Jesus faz um desabafo sobre a situação que os habitantes de duas cidades vivem, reflito sobre os perigos e “pecados das caladas da noite”.

pOs nossos viadutos estão cheios de adolescentes sendo engravidadas à noite, sem estrutura alguma para ter um filho; casas são arrombadas; crimes são cometidos; as sinaleiras tornam-se locais perigosos, enfim, a noite continua chamando à atenção, principalmente nas cidades grandes.

pOs tempos são outros, muita coisa mudou e a noite continua sendo perigosa, mas, no Brasil, é durante o dia onde muito mais estrago é provocado. É durante o dia que as decisões políticas são votadas em Brasília; é durante o dia que em muitos almoços são fechados acordos e conchavos para desvios de verbas; é durante o dia que as populações de motéis crescem ao receber maridos e mulheres que traem suas famílias...

pPortanto, a noite não está somente na escuridão que amedronta pelo afastamento do sol; mas, sobretudo, pela escuridão da mente que age por distanciar-se da Luz de Deus.