Últimos Posts

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

31/10 - Lc 13,31-35

31 de Outubro de 2013

evandia

pLucas 13,31-35

pNo mesmo dia chegaram alguns dos fariseus, dizendo a Jesus: “Sai e vai-te daqui, porque Herodes te quer matar”. Disse-lhes ele: “Ide dizer a essa raposa: eis que expulso demônios e faço curas hoje e amanhã; e ao terceiro dia terminarei a minha vida. É necessário, todavia, que eu caminhe hoje, amanhã e depois de amanhã, porque não é admissível que um profeta morra fora de Jerusalém. Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os enviados de Deus, quantas vezes quis ajuntar os teus filhos, como a galinha abriga a sua ninhada debaixo das asas, mas não o quiseste! Eis que vos ficará deserta a vossa casa. Digo-vos, porém, que não me vereis até que venha o dia em que digais: ‘Bendito o que vem em nome do Senhor!’”

 

pEntendendo

OS FARISEUS ARMAM MAIS UM GOLPE, MAS JESUS
PERCEBE A MALÍCIA!

pÉ curioso perceber que os próprios fariseus que perseguiam Jesus e rejeitavam seu projeto de vida, avisaram ao Mestre para fugir, pois Herodes queria matá-Lo. É difícil acreditar na seriedade desses homens chamados de ‘hipócritas’, por Jesus.

pNo fundo, Jesus sabia que os fariseus eram enviados por Herodes. Por isso, mandou-os de volta com um recado para aquela "raposa" política. Apesar das ameaças, o Mestre levaria em frente sua missão, sem se intimidar com a prepotência e a arrogância de Herodes. Sua missão só chegaria ao fim, quando o Pai assim o determinasse. Seria inútil querer fazê-Lo desistir servindo-se de malícia e golpe.

pO projeto de Herodes de acabar com Jesus, foi frustrado. Isto coube a Jerusalém, a cidade que ganhou a fama de assassina dos enviados de Deus. A morte de Jesus seria mais uma demonstração da vocação desta cidade: assassinar profetas.

 

pAtualizando

ESTUDANTE É ACUSADA DE TRAMAR
A MORTE DO PRÓPRIO PAI PARA RECEBER SEGURO

pCostumamos nos admirar e ficar espantados com a perversidade com que Jesus foi tratado, assim como todo contexto de incoerências e hipocrisias provocado pelas autoridades de sua época. Mas, parando para refletir com frieza, perceberemos que hoje não é tão diferente. Em muitas situações, a sociedade tornou-se pior do que a da época de Jesus.

A estudante de Direito Érica Tafarelli Vicentini Teixeira, de 29 anos, é acusada de planejar o assassinato do próprio pai, Mário José Teixeira Filho, de 50, para receber R$ 1,2 milhão de três apólices de seguro de vida.

Érica era a única beneficiária das apólices, e chegou a dar entrada na papelada dos seguros, mas, devido a suspeita de envolvimento dela no crime, os valores não foram pagos.

As investigações revelaram que pai e filha brigavam constantemente. Ele já havia revelado a testemunhas acreditar que a filha planejava matá-lo e pensou em fugir com o filho menor, mas Érica ameaçou entregá-lo para a polícia, já que Mário tinha um mandado de prisão em aberto.

Érica, que morava no bairro Belvedere, uma das áreas mais caras de Belo Horizonte, também é acusada de dar golpes em várias lojas de luxo da capital mineira.

www.estadao.com.br

pRefletindo esta trama macabra em áreas diferentes da ciência: psicologia, psiquiatria, sociologia... Certamente todas darão sua contribuição para encontrar as causas que motivaram essa filha a agir de forma tão cruel, tramando a morte do próprio pai. Para nós, cristãos, a causa maior é a falta de Deus nas famílias.

pO que se esperar de uma pessoa que nasce e cresce, sem uma família que contribua para formação do seu caráter, no proceder dos valores cristãos, desde cedo? Um bom colégio, a descoberta do curso acadêmico que direcionará para uma boa profissão, a qualidade de vida material... Sim, tudo isso é necessário e deve ser buscado, mas quando falta o essencial, que é uma formação firmada na presença de Deus, tudo isso perde o sentido.

31/10 - Santo Afonso Rodrigues

31 de Outubro de 2013

santodia2

Santo Afonso Rodrigues

Depois de perder “tudo”, encontrou seu caminho de realização no seguimento a Cristo”

pAfonso Rodrigues nasceu em 25 de julho de 1532 na Segóvia, Espanha. Pertencia a uma família pobre e profundamente cristã. Quando tinha dezesseis anos de idade seu pai faleceu e para ajudar sua mãe, Afonso parou os estudos e deu continuidade ao trabalho que seu pai exercia: simples comerciante de tecidos.

pEm 1555 casou e teve dois filhos. Depois sua jovem esposa adoeceu e morreu; em seguida, faleceram os dois filhos, um após o outro. Abatido pelas perdas descuidou dos negócios, perdeu o pouco que tinha e, para piorar a situação, ficou endividado. Sem rumo, tentou voltar aos estudos, mas não se saiu bem nas provas e não pôde cursar a Faculdade de Valência.

pAfonso, então, entrou numa profunda depressão espiritual. Mas, depois de muito rezar resolveu dedicar sua vida completamente a serviço de Deus, servindo aos semelhantes.

pIngressou como irmão leigo na Companhia de Jesus em 1571. Foi um noviciado de sucesso, depois foi enviado para trabalhar no colégio de formação de padres jesuítas em Palma, na ilha de Maiorca.

pNo colégio exerceu somente a simples e humilde função de porteiro, por quarenta e seis anos. Era considerado um grande irmão de fé, recebeu dons especiais e muitas manifestações místicas o cercavam, como visões, previsões, prodígios e cura.

pApesar de ser um simples porteiro, foi orientador espiritual de muitos religiosos e leigos, que buscavam sua sabedoria e conselho. Mas um se destacava: Pedro Claver, o “Apóstolo dos escravos negros”, que jamais abandonou os seus ensinamentos e também ganhou santidade. O missionário Jerônimo Moranto, martirizado no México, seguiu sempre a sua orientação.

pAfonso sofreu de fortes dores físicas durante dois anos antes de morrer, em 31 de outubro de 1617, com oitenta e cinco anos de vida, no colégio.

pFoi canonizado em 1888, pelo papa Leão XIII, junto com São Pedro Claver, seu discípulo. Santo Afonso Rodrigues deixou uma obra escrita resumida em três volumes, mas de grande valor teológico, onde relatou com detalhes a riqueza de sua espiritualidade mística.t

31/10 - Dia da 1ª. Mulher Eleita Presidente do Brasil

31 de Outubro de 2013

Dia da 1ª. Mulher Eleita Presidente do Brasil

Dilma-presidente

pHoje, 31 de outubro, o Brasil celebra uma data histórica. Pela primeira vez uma mulher assume o posto de presidente do país.

pDilma Rousseff nasceu em Belo Horizonte, no dia 14 de dezembro de 1947 é uma economista e política brasileira, filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT), e a atual presidente da República Federativa do Brasil. Durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, assumiu a chefia do Ministério de Minas e Energia, e posteriormente, da Casa Civil. Em 2010, foi escolhida pelo PT para se candidatar à Presidência da República na eleição presidencial, sendo que o resultado de segundo turno, em 31 de outubro, tornou Dilma a primeira mulher a ser eleita para o posto de chefe de Estado e de governo, em toda a história do Brasil.

pNascida em família de classe média alta, interessou-se pelos ideais socialistas durante a juventude, logo após o Golpe Militar de 1964. Iniciando na militância, integrou organizações que defendiam a luta armada contra o regime militar, como o Comando de Libertação Nacional (COLINA) e a Vanguarda Armada Revolucionária Palmares (VAR-Palmares).

pPassou quase três anos presa entre 1970 e 1972, primeiramente na Operação Bandeirante (Oban), onde teria passado por sessões de tortura, e, posteriormente, no Departamento de Ordem Política e Social (DOPS).

pReconstruiu sua vida no Rio Grande do Sul, onde, junto a Carlos Araújo, seu companheiro por mais de trinta anos, ajudou na fundação do Partido Democrático Trabalhista (PDT) e participou ativamente de diversas campanhas eleitorais. Exerceu o cargo de secretária municipal da Fazenda de Porto Alegre de 1985 a 1988, no governo Alceu Collares. De 1991 a 1993 foi presidente da Fundação de Economia e Estatística e, mais tarde, foi secretária estadual de Minas e Energia, de 1999 a 2002, tanto no governo de Alceu Collares como no de Olívio Dutra, no meio do qual se filiou ao Partido dos Trabalhadores (PT) em 2001.

pEm 2002, participou da equipe que formulou o plano de governo de Luiz Inácio Lula da Silva para a área energética. Posteriormente, nesse mesmo ano, foi escolhida para ocupar o Ministério de Minas e Energia, onde permaneceu até 2005, quando foi nomeada ministra-chefe da Casa Civil, em substituição a José Dirceu, que renunciara ao cargo após o chamado escândalo do mensalão.

pEm 2009, foi incluída entre os 100 brasileiros mais influentes do ano, pela revista Época e, em novembro do ano seguinte, a revista Forbes classificou-a como a 16ª pessoa mais poderosa do mundo. Em 2011 estava incluida na lista das 100 personalidades mais influentes do planeta pela revista Time, como a terceira mulher mais poderosa do planeta e 22ª pessoa mais poderosa do mundo pela Forbes. Ainda, recebeu o Woodrow Wilson Award, dedicados a líderes de governos dedicados a melhorar a qualidade de vida de seu país e ao redor do mundo.

pRousseff foi a primeira mulher a abrir a Assembleia-Geral da ONU em 2011 que foi realizada em Nova Iorque

Fonte: pt.wikipedia.org

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

30/10 - Lc 13,22-30

30 de Outubro de 2013

evandia

pLucas 13,22-30

pNaquele tempo, sempre em caminho para Jerusalém, Jesus ia atravessando cidades e aldeias e nelas ensinava. Alguém lhe perguntou: “Senhor, são poucos os homens que se salvam?” Ele respondeu: “Procurai entrar pela porta estreita; porque, digo-vos, muitos procurarão entrar e não o conseguirão. Quando o pai de família tiver entrado e fechado a porta, e vós, de fora, começardes a bater à porta, dizendo: ‘Senhor, Senhor, abre-nos’, ele responderá: ‘Digo-vos que não sei de onde sois’. Direis então: ‘Comemos e bebemos contigo e tu ensinaste em nossas praças’. Ele, porém, vos dirá: ‘Não sei de onde sois; apartai-vos de mim todos vós que sois malfeitores’. Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaac, Jacó e todos os profetas no Reino de Deus, e vós serdes lançados para fora. Virão do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e sentar-se-ão à mesa no Reino de Deus. Há últimos que serão os primeiros, e há primeiros que serão os últimos”.

 

pEntendendo

“SENHOR, SÃO POUCOS OS QUE SE SALVAM?”

pVemos no Evangelho de hoje, um Jesus firme, decisivo, tomador de atitudes, e com revelações surpreendentes. Fala do julgamento final da humanidade. Utiliza palavras duras a quem faz pouco caso das “coisas de Deus”: ‘fechar a porta’, ‘não sei de onde sois’, ‘afastai-vos de mim’, ‘haverá choro e ranger de dentes’, ‘lançados para fora’, ‘os primeiros serão últimos’...

pTal postura contrasta com o Jesus que pregava o amor e a ternura de Deus. Mas, em se tratando de apresentar o Deus da justiça era necessário revelar a “sorte” daqueles que rejeitam os valores do Pai e fazem outros sofrer. O Deus amor, por amor aos que O seguem, toma atitude com os que O rejeitam e atrapalham a vida dos seus semelhantes.

pToda explanação de Jesus é para responder a pergunta do desconhecido sobre o número dos que iriam ser salvos. Para Jesus é irrelevante essa preocupação. Importante mesmo é decidir-se a seguir os caminhos do Reino, apesar de suas exigências. É o que Ele chama de "entrar pela porta estreita".

pDiante de toda explicação, Ele deixa claro que, para obter a salvação, é preciso uma sincera mudança de vida, de comportamento, de atitude. É o que chamamos – conversão.

 

pAtualizando

O PAPA FRANCISCO FALA DA “PORTA ESTREITA”

pNa atualidade são diversas as “portas” que prometem a realização ao ser humano. Mas muitas delas oferecem apenas uma felicidade momentânea, passageira.

pPor qual porta queremos entrar? E a quem queremos fazer entrar pela porta da nossa vida?

pGostaria de dizer com força: não devemos ter medo de atravessar a porta da fé em Jesus, de deixá-Lo entrar sempre mais na nossa vida, de sair de nossos egoísmos, dos nossos fechamentos, das nossas indiferenças com os outros. Porque Jesus ilumina a nossa vida com uma luz que não se apaga mais. Não é um fogo de artifício, não é um flash! Não, é uma luz tranquila que dura sempre e nos dá paz. Assim é a luz que encontramos se entramos pela porta de Jesus.

pOs cristãos não devem ser fiéis de “etiqueta”. Vocês são cristãos de etiqueta ou de verdade? Cada um responda para si! Nunca, nunca cristãos de etiqueta! Mas, cristãos de verdade, de coração.

pSer cristão é viver e testemunhar a fé na oração, nas obras de caridade, na promoção da justiça, no fazer o bem. Pela porta estreita, que é Cristo, deve passar toda a nossa vida.

Papa Francisco

30/10 - Beata Maria Resoluta

30 de Outubro de 2013

santodia2

Beata Maria Resoluta
(Irmã Maria Resoluta)

Foi decapitada pelos nazistas de Hitler”

pHelene nasceu no dia primeiro de maio de 1894, filha de Anton e Maria Kafka, na cidade de Brno, atual República Checa. Em 1896, a família Kafka transferiu-se para Viena, capital do Império Austro-Húngaro.

pHelene tinha o desejo de ser religiosa desde jovem, estudou e formou-se enfermeira. Seus pais no início não aceitavam que ela fosse religiosa, mas, ao completar vinte anos, eles concordaram e ela ingressou na Congregação das Franciscanas da Caridade Cristã.

pComo religiosa, adotou o nome de irmã Maria Retistuta. Mas logo recebeu o apelido carinhoso de "irmã Resoluta", pelo seu modo cordial, por sua segurança e competência como enfermeira de sala cirúrgica e anestesista. No hospital de Modling, em Viena, a religiosa tornou-se uma referência para os médicos, enfermeiras e, especialmente para os doentes, aos quais soube comunicar o amor pela vida, na alegria e na dor. Foram muitos anos que serviu a Deus nos doentes, com amor, e para os quais estava sempre disponível.

pEm março de 1938, Hitler mandou o exército ocupar a Áustria. Viena tornou-se uma das bases centrais do comando nazista alemão. Irmã Restituta colocou-se de imediato contrária a toda aquela loucura desumana. Não teve medo de mostrar que, sendo favorável à vida, não apoiaria, jamais, o nazismo de Hitler, fosse qual fosse o preço.

pPor isso, quando os nazistas retiravam o crucifixo também das salas de cirurgia, ela, serenamente, o recolocava no lugar, de cabeça erguida, desafiando os nazistas. Como não se submetia e muito menos se "dobrava", mandaram prender a irmã em 1942. Ela fez da prisão uma espécie de lugar de graça, para honrar o nome de sua consagração, ou seja, Restituta, aquela que foi restituída para Deus.

pIrmã Resoluta esperou cinco meses na prisão para morrer. Em 30 de março de 1943, foi decapitada quando tinha quarenta e nove anos de vida. Para as franciscanas, mandou uma mensagem: "Por Cristo eu vivi, por Cristo desejo morrer". E na frente dos assassinos nazistas, antes que o carrasco levantasse a mão para o martírio, irmã Restituta disse ao capelão: "Padre, faça-me na testa o sinal da cruz".

pO papa João Paulo II, em 1998 beatificou irmã Maria Restituta Kafka. A sua festa litúrgica foi marcada para o dia 30 de outubro, data em que foi decretada a sua sentença de morte.