Últimos Posts

sábado, 30 de novembro de 2013

30/11 - Mt 4,18-22

30 de Novembro de 2013

evandia

pMateus 4,18-22

pJesus, caminhando ao longo do mar da Galileia, viu dois irmãos: Simão (chamado Pedro) e André, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores. E disse-lhes: “Vinde após mim e vos farei pescadores de homens”. Na mesma hora abandonaram suas redes e o seguiram. Passando adiante viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João, que estavam com seu pai Zebedeu consertando as redes. Chamou-os, e eles abandonaram a barca e seu pai e o seguiram.

 

pEntendendo

JESUS NÃO CHAMA OS CAPACITADOS,
ELE CAPACITA
OS ESCOLHIDOS!”

pA frase conhecida que escolhi como título: “Jesus não chama os capacitados, Ele capacita os escolhidos” é uma novidade trazida por Jesus. Ele podia contar com especialistas da Lei: alunos dos escribas formados nas escolas que ensinavam a Bíblia antiga; podia chamar filhos dos sumos sacerdotes do Santuário e não fez essa opção.

pO chamado de Jesus foi para um grupo de pescadores do Mar da Galileia. O Mestre os queria como companheiros na missão, para fazer deles “pescadores de homens”.

pEsses homens considerados rudes sabiam mesmo era pescar peixes, trabalhar na roça... O desafio foi grande para o Mestre, tanto para ensinar o novo, quanto para trabalhar as manias que cada um trazia. Por outro lado, para eles, muitas também foram as dificuldades.

pA primeira foi “deixar as redes e o barco”, seus instrumentos de trabalho, para assumir um tipo novo de atividade. A segunda foi ficar distante da família. A terceira foi deixar a terra, tradições, para se colocar a serviço de um projeto de alcance universal.

pNesse novo ofício de “pescadores de homens” Jesus, ao longo de três anos os ensinou a serem pacientes e perseverantes, corajosos para enfrentar os desafios, e sempre alegres. Em compensação os seus trabalhos estavam sendo reconhecido pelo Pai.

 

pAtualizando

SAIA DA ROTINA!
NÃO TENHA MEDO DE ARRISCAR O NOVO!

p“Avancem para águas mais profundas...!” Esta mensagem do mestre Jesus traz novidade e é bem atual para nós. Ela nos leva a fazer grandes questionamentos:

  • Como vai a minha vida?

  • O que tenho feito de diferente?

  • Há quanto tempo não saio da rotina e aventuro algo novo?

  • Há quanto tempo, apenas sobrevivo, neste mundo cheio de possibilidades?

pSe a sua resposta é que já está acostumado com a rotina que dá segurança e não consegue se imaginar saindo dela, a mensagem de hoje é especialmente para você: "Lance a rede em águas mais profundas!"

pPedro era pescador e tinha experiência no ramo, pois já desenvolvia essa profissão há muito tempo. Jesus chama esse homem para sair da rotina e mostra-lhe um mundo novo a ser conhecido e conquistado.

pA busca do novo dá medo... Deixar a segurança do que estamos acostumados não é fácil. Mas há um detalhe importante: Jesus, ao aconselhar Pedro a deixar a sua rotina e lançar-se para novos desafios, foi junto com ele e os demais pescadores.

pEle também vai conosco nas decisões que precisamos tomar na vida, basta que acreditemos nesta força divina nos acompanhando e abençoando nossas buscas.

30/11 - Santo André

30 de Novembro de 2013

santodia2

Santo André

andre

Foi apóstolo de Jesus e morreu crucificado como o Mestre”

pHoje celebramos a vida do primeiro escolhido para pertencer ao grupo dos apóstolos. André nasceu em Betsaida, de início foi discípulo de João Batista, e era irmão de Simão Pedro, filho de Jonas de Betsaida. Assim como Pedro, era pescador no mar da Galileia.

pJoão Batista foi quem levou André até Jesus, que logo O segue. André aparece no episódio da multiplicação dos pães, é ele quem diz a Jesus que um jovem tinha cinco pães e dois peixes.

pPouco antes da morte de Jesus, aparece André ao lado de Filipe, como tendo grande autoridade. Pois, é a ele que Filipe se dirige quando certos gregos pedem para ver o Senhor, e ambos contam a Jesus.

pAndré participou da vida pública de Jesus, estava presente na última Ceia, viu o Cristo Ressuscitado, testemunhou a Ascensão e recebeu o primeiro Pentecostes. Ajudou a sedimentar a Igreja de Cristo, a partir da Palestina, nas localidades e regiões dos Bálcãs.

pAlguns historiadores citam que depois de Jerusalém ele foi evangelizar na Galileia, Cítia, Etiópia, Trácia e, finalmente, na Grécia. Nessa última, formou um grande rebanho e pôde fundar a comunidade cristã de Patras, na Acaia, um dos modelos de Igreja nos primeiros tempos. Mas foi lá, também, que acabou martirizado nas mãos do inimigo, Egéas, governador e juiz romano local.

pAndré disse para o juiz que Jesus estava acima dele, e ainda insultou os deuses pagãos, por isso, Egéas condenou-o à crucificação. Todos ficaram espantados com a alegria de André aceitando sua sentença. Ele disse que se temesse o martírio, não estaria “pregando a grandeza da cruz onde Jesus morreu”.

pAndré ficou dois dias pregado numa cruz, em forma de "X" até entrar na glória de Deus, no dia 30 de novembro do ano de 60. Seu corpo repousa na catedral de Amalfi, em Roma.

30/11 - Dia do Cessar-Fogo no Vietnã

30 de Novembro de 2013

Dia do Cessar-Fogo no Vietnã

slide-1-638

pEm 30 de dezembro de 1972, os norte-americanos promovem uma parada nos ataques aéreos ao Vietnã do Norte. Em janeiro do ano seguinte, ocorre o acordo de Paris, estabelecendo o cessar-fogo, a retirada das tropas norte-americanas, a convocação das eleições gerais no Vietnã do Sul e a libertação dos prisioneiros.

pA Guerra do Vietnã foi um conflito ocorrido no sudeste asiático entre 1955 e 30 de abril de 1975. Colocou em confronto, a República do Vietnã e os Estados Unidos.

pEm 1965, os Estados Unidos enviaram tropas para sustentar o governo do Vietnã do Sul, que se mostrava incapaz de debelar o movimento insurgente de nacionalistas e comunistas, que se haviam juntado na Frente Nacional para a Libertação do Vietname (FNL). Entretanto, apesar de seu imenso poder militar e econômico, os norte-americanos falharam em seus objetivos, sendo obrigados a se retirarem do país em 1973, e dois anos depois, o Vietnã foi reunificado sob governo socialista, tornando-se oficialmente, em 1976, a República Socialista do Vietnã.

pNa guerra, aproximadamente três a quatro milhões de vietnamitas dos dois lados morreram, além de outros dois milhões de cambojanos e laocianos, arrastados para a guerra com a propagação do conflito, e cerca de 58 mil soldados dos Estados Unidos.

pPara os Estados Unidos, a Guerra do Vietnã resultou na maior confrontação armada em que o país já se viu envolvido, e a derrota provocou a 'Síndrome do Vietnã' em seus cidadãos e sociedade, causando profundos reflexos na sua cultura, na indústria cinematográfica e grande mudança na sua política exterior, até a eleição de Ronald Reagan, em 1980.

Fonte: pt.wikipedia.org

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

29/11 - Lc 21,29-33

29 de Novembro de 2013

evandia

pLucas 21,29-33

pJesus acrescentou ainda esta comparação: "Olhai para a figueira e para as demais árvores. Quando elas lançam os brotos, vós julgais que está perto o verão. Assim também, quando virdes que vão sucedendo estas coisas, sabereis que está perto o Reino de Deus. Em verdade vos declaro: não passará esta geração sem que tudo isto se cumpra. Passarão o céu e a terra, mas as minhas palavras jamais passarão".

 

pEntendendo

PASSARÃO O CÉU E A TERRA,
MAS AS MINHAS PALAVRAS JAMAIS PASSARÃO!”

pNo Evangelho de hoje, Jesus fala mais uma vez dos “sinais” lógicos de Deus através da natureza.

pEle utiliza a figueira e as demais árvores para ilustrar os acontecimentos futuros nas revelações de Deus na história. Declara que algo novo estará acontecendo quando a morte ceder lugar à vida, a escravidão abrir espaço para a liberdade, a justiça abafar a injustiça, o ódio e a inimizade forem vencidos pelo amor e pela reconciliação.

pAo afirmar que suas palavras, uma vez pronunciadas serão cumpridas, Ele anuncia o tempo da esperança, no cumprimento da justiça de Deus a todos que foram perseverantes, ouviram seus ensinamentos e os respeitaram no proceder de suas vidas.

 

pAtualizando

O ABORTO É UM AFRONTO À PALAVRA!
OS HOMENS ABORTAM MAIS QUE AS MULHERES NO BRASIL

pNa sociedade machista que vivemos a mulher sempre foi a mais acusada na prática do aborto, pelo fato da natureza privilegiá-la sendo portadora de uma vida em suas entranhas, durante nove meses.

pPartindo para a reflexão fundamentada nos valores cristãos: em uma gravidez não planejada, ou adquirida na prática irresponsável de uma relação sexual, a responsabilidade, tanto do cuidado com a vida da criança, como da barbaridade de matar essa vida ainda em feto, é dos dois.

pPartindo para a reflexão psicológica: o peso para a mulher é grande, levando em consideração sua fragilidade ao saber que dentro de si está levando um ser que pode mudar o seu destino. Afetada, psicologicamente, a mulher pode ser bombardeada de uma carga emocional tão forte que poderá decidir abortar, sem mesmo saber o que está fazendo. Ainda mais quando isso acontece na adolescência.

pNeste sentido, o homem que a engravidou tem muito mais possibilidade de evitar o aborto e defender a vida do feto, do que a própria mulher. Ele sofre menos consequências que ela. Mas o que vemos, na maioria dos casos, é a mulher sendo pressionada a praticar o aborto, por quem a engravidou. Em muitos casos homens casados que não querem que sua vida “estoure”. Isso é grave diante de Deus!

pFalei até agora do aborto clássico, que todos conhecem e que acontece todo dia nas clínicas clandestinas e tantos meios ilícitos. Mas existe outra forma de aborto, que não é tida como aborto, mas é. O aborto da “paternidade responsável”. O direito à paternidade responsável é garantido a todos os brasileiros pela Constituição Federal de 1988, no artigo 226, § 7º; no entanto, são inúmeros os casos em que o registro da criança é feito apenas com o nome da mãe.

pSão os filhos de homens que não assumiram sua responsabilidade e, impunes pela lei, simplesmente abandonam a mãe. Ela passa a conviver com o drama de portar na certidão de nascimento do filho a expressão “pai não declarado”, diante de uma sociedade machista e discriminatória em relação às mulheres.

pO ato de abandonar um recém-nascido em caixas de papelão, em portas e esquinas pode levar a mulher que praticou o ato absurdo, à prisão. No entanto, o pai nem sequer é lembrado como envolvido, também, na história.

pUm homem que rejeita um filho, ao negar a sua paternidade ele também comete um aborto. Para este homem, aquele filho não existe, está morto em sua consciência. Tal aborto social importará em prejuízos na vida daquele que veio ao mundo sem pedir, mas que tem o direito de ter um pai.

29/11 - São Saturnino

29 de Novembro de 2013

santodia2

São Saturnino

santo2

Um dos santos mais populares na França e na Espanha”

pSaturnino viveu no século III, sua origem era grega e ele era um dos sete bispos enviados por Roma para a evangelização das Gálias (futura França). Lá, foi o primeiro bispo da diocese por ele mesmo fundada, em Toulouse.

pO relato conta que Saturnino, após uma peregrinação pela Terra Santa, iniciou sua missão de evangelização no Egito, onde converteu um bom número de pagãos. Foi então para Roma, e fazendo uma longa viagem por vales e montanhas, chegou a Gália.

pEra uma época em que a Igreja, naquela região, contava com poucas comunidades cristãs e o número de fiéis diminuía. Ao mesmo tempo, aumentava o número de pessoas que prestavam sacrifícios aos deuses nos templos pagãos.

pPor onde andava, pregava com fervor, e convertia quase todos os habitantes que encontrava. Consta que ele ordenou sacerdote Santo Honesto, e juntos, foram para a Espanha onde ele teria também batizado São Firmino.

pHavia um decreto do imperador proibindo e punindo com a morte, quem participasse de missas ou mesmo de simples reuniões cristãs. Saturnino liderou os que não tinham medo de repressões, e continuou celebrando missas.

pDesse modo, ele e outros quarenta e oito cristãos acabaram sendo descobertos participando da missa, num domingo. Foram presos e julgados no Capitólio de Toulouse. O juiz ordenou ao bispo Saturnino que sacrificasse um touro em honra a Júpiter, deus pagão, para convencer os demais. Como se recusou, foi amarrado pelos pés ao pescoço do touro que o arrastou pela escadaria do templo. Morreu com os membros esfacelados. Por essa piedosa lembrança os toureiros na Espanha, o têm como seu protetor especial.

pNo local de sua morte, foi construída uma belíssima igreja a ele dedicada, chamada em francês, de Saint Sernin du Taur, que lá está com o nome de Nossa Senhora de Taur.