Últimos Posts

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

31/12 - Jo 1,1-18

31 de Dezembro de 2013

evandia

pJoão 1,1-18

pNo começo aquele que é a Palavra já existia. Ele estava com Deus e era Deus. Desde o princípio, a Palavra estava com Deus. Por meio da Palavra, Deus fez todas as coisas, e nada do que existe foi feito sem ela. A Palavra era a fonte da vida, e essa vida trouxe a luz para todas as pessoas. A luz brilha na escuridão, e a escuridão não conseguiu apagá-la. Houve um homem chamado João, que foi enviado por Deus para falar a respeito da luz. Ele veio para que por meio dele todos pudessem ouvir a mensagem e crer nela. João não era a luz, mas veio para falar a respeito da luz, a luz verdadeira que veio ao mundo e ilumina todas as pessoas. A Palavra estava no mundo, e por meio dela Deus fez o mundo, mas o mundo não a conheceu. Aquele que é a Palavra veio para o seu próprio país, mas o seu povo não o recebeu. Porém alguns creram nele e o receberam, e a estes ele deu o direito de se tornarem filhos de Deus. Eles não se tornaram filhos de Deus pelos meios naturais, isto é, não nasceram como nascem os filhos de um pai humano; o próprio Deus é quem foi o Pai deles. A Palavra se tornou um ser humano e morou entre nós, cheia de amor e de verdade. E nós vimos a revelação da sua natureza divina, natureza que ele recebeu como Filho único do Pai. João disse o seguinte a respeito de Jesus: “Este é aquele de quem eu disse: ‘Ele vem depois de mim, mas é mais importante do que eu, pois antes de eu nascer ele já existia’”. Porque todos nós temos sido abençoados com as riquezas do seu amor, com bênçãos e mais bênçãos. A lei foi dada por meio de Moisés, mas o amor e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo. Ninguém nunca viu Deus. Somente o Filho único, que é Deus e está ao lado do Pai, foi quem nos mostrou quem é Deus.

pEntendendo

A PALAVRA SE TORNOU
GENTE E HABITOU ENTRE NÓS!

pO evangelho de hoje traz um resumo do evangelho de João e até uma ligação com o início da Bíblia, no livro do Genesis. Em princípio é um texto difícil a ser entendido, mas, com paciência e concentração compreenderemos.

pA “Palavra” é repetida várias vezes e ganha destaque. Já no início da Bíblia a Palavra é tida como criadora e geradora da vida. Este sentido é confirmado no evangelho de hoje, ou seja, a Palavra como força criadora que a tudo dá vida.

pO evangelho afirma que a Palavra já estava desde o início. Essa Palavra é Jesus, como Sabedoria criadora de Deus, existindo desde o princípio junto do Pai. A Sabedoria é o sentido da vida presente em todas as coisas.

pO evangelho também fala que a Palavra trouxe a luz para clarear as trevas. A luz é o resplendor da vida revelando toda verdade. As trevas são as forças contrárias, agindo com violência e promovendo morte na sociedade, e que se opõem às verdades trazidas por Jesus.

pAtualizando

A PALAVRA SE TORNOU “FAZENDA DA ESPERANÇA”
A RECUPERAR DEPENDENTES QUÍMICOS NO BRASIL E NO MUNDO

pColocar a Palavra de Deus no centro da própria existência é algo tipicamente cristão. Não existe dúvida, de que quem se nutre da Palavra, colocando-a em prática, percebe em sua vida a presença de Deus de maneira palpável e evidente, pois o Evangelho é Deus e se Deus está ali, existe vida e vida em abundância.

pO costume das Fazendas da Esperança de, diariamente pela manhã, ler o Evangelho do dia e dali tirar uma motivação espiritual para viver, vem do Movimento dos Focolares. Chiara Lubich (1910) é fundadora desse jeito de viver, e dela nasceu a inspiração de escolher uma Palavra para ser colocada em prática e, depois, partilhar as experiências feitas sob seu impulso. Nesses círculos de convivência denominaram de "Palavra de Vida".

pFoi com esse jeito de rezar a Palavra que o frei Hans Stapel, da paróquia Nossa Senhora da Glória, em Guaratinguetá, iniciou um pequeno grupo. Nele participava Nelson Giovanelli que, mais tarde, motivado pela Palavra de Vida daquele mês de abril de 1983, aproximou-se da esquina perto de sua casa, onde jovens consumiam e vendiam drogas.

pQuando o primeiro pediu ajuda para se libertar do vício, a proposta de Nelson foi exatamente a de frei Hans: escolher uma Palavra todos os dias e concretizá-la.

pEsta proposta tornou-se o método de recuperação da Fazenda da Esperança. A principal característica que agrega outras tão importantes: a convivência e o trabalho.

pA Fazenda, inaugurada em Sergipe em 1992, é a primeira fora de Guaratinguetá. A primeira comunidade fora do Brasil nasceu na Alemanha, na terra de seu fundador frei Hans, 15 anos depois de seu início.

pA Fazenda da Esperança se espalhou do ocidente para o oriente ganhando proporções globais. Ficou ainda mais conhecida no mundo depois da visita do papa Bento XVI em 2007, à comunidade das Pedrinhas, na cidade de Guaratinguetá, interior de São Paulo, onde nasceu esse trabalho.

Fonte: www.fazenda.org.br

31/12 - São Silvestre

31 de Dezembro de 2013

São Silvestre

Sao Silvestre I

Papa que ajudou a reestruturar a Igreja depois de 300 anos de perseguição”

pSão Silvestre é o santo que encerra o ano civil. Ele nasceu em Roma, numa família cristã, que soube passar os ensinamentos de Cristo para ele. Foi ordenado sacerdote e no ano 314 foi proclamado papa.

pSilvestre assumiu o pontificado logo após três séculos de terríveis perseguições à Igreja. Em seu governo, estabeleceu novas bases doutrinais e disciplinares, colocando a Igreja em um novo contexto social e político. Ocorreu o entrosamento entre o clero e o estado, e o cristianismo passou a ser a religião oficial do Império Romano, na época de Constantino Magno. Com essa aliança, os cristãos puderam professar abertamente sua crença em Deus.

pUma das grandes realizações do papa Silvestre foi o Concílio Ecumênico de Nicéia, em 325, que definiu a divindade de Cristo. Depois aconteceram mais dois Concílios, os de Arles e Ancira.

pCom a ajuda do imperador, o papa Silvestre também construiu a basílica de São Pedro, sobre o túmulo do apóstolo Pedro; o palácio de Lateranense, que durante muitos anos foi residência dos papas; e também a Catedral de São Paulo.

pO papa Silvestre governou a Igreja durante quarenta e um anos, sempre com muita prudência e sabedoria. Faleceu no dia 31 de dezembro de 355, e foi um dos primeiros santos canonizados sem ter sofrido o martírio.

31/12 - Dia da Corrida de São Silvestre

31 de Dezembro de 2013

Dia da Corrida de São Silvestre

corrida-de-sao-silvestre

pA Corrida Internacional de São Silvestre é a mais famosa corrida de rua do Brasil, realizada anualmente na cidade de São Paulo, no dia 31 de dezembro, data da morte do papa Silvestre, da Igreja Católica, canonizado também neste dia, no quarto século da Era Cristã e de onde vem o seu nome.

pA corrida possui um percurso de 15 km, menos da metade de uma maratona, mas com quase todas as dificuldades, devido a fatores como o intenso calor do verão brasileiro e os obstáculos geográficos a serem superados pelos participantes. Desidratação e insolação, entre outros, não são fatos raros tanto entre os profissionais como entre amadores, a grande maioria dos participantes.

pO jornalista Cásper Líbero, um milionário que fez fortuna no início do século XX no setor de imprensa, é o idealizador e fundador do evento. Sua ideia original era utilizar a corrida como meio de promoção de seu jornal, o que fez em 1928, ao criar a Gazeta Esportiva.

pA primeira edição da corrida foi realizada em 31 de dezembro de 1925, 48 corredores participaram e apenas 37 foram classificados, pois o regulamento da época exigia que todos cruzassem a linha de chegada em, no máximo, 3 minutos após a chegada do vencedor para que fossem classificados no quadro oficial da prova.

pNas últimas duas décadas, quase todos os principais corredores de longa distância do mundo participaram da São Silvestre, pelo menos uma vez.

pO maior vencedor de todos os tempos é, no momento, Paul Tergat, do Quênia, que venceu a prova 5 vezes (1995, 1996, 1998, 1999 e 2000). Tergat também detém o recorde para a atual distância de 15 km, marcado já em sua primeira participação no evento, de 43 minutos e 12 segundos. Em decorrência de seus resultados, Paul Tergat tornou-se uma das mais conhecidas personalidades africanas no país.

Fonte: pt.wikipedia.org

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

30/12 - Lc 2,36-40

30 de Dezembro de 2013

evandia

pLucas 2,36-40

pHavia ali também uma profetisa chamada Ana, que era viúva e muito idosa. Ela era filha de Fanuel, da tribo de Aser. Sete anos depois que ela havia casado, o seu marido morreu. Agora ela estava com oitenta e quatro anos de idade. Nunca saía do pátio do Templo e adorava a Deus dia e noite, jejuando e fazendo orações. Naquele momento ela chegou e começou a louvar a Deus e a falar a respeito do menino para todos os que esperavam a libertação de Jerusalém. Quando terminaram de fazer tudo o que a Lei do Senhor manda, José e Maria voltaram para a Galiléia, para a casa deles na cidade de Nazaré. O menino crescia e ficava forte; tinha muita sabedoria e era abençoado por Deus.

pEntendendo

AINDA RECÉM-NASCIDO, JOSÉ E MARIA,
LEVAM JESUS AO TEMPLO E FAZEM A SUA CONSAGRAÇÃO

pO contexto do evangelho de hoje é o da Apresentação do Senhor no Tempo. Esse Templo era o Santuário de Jerusalém, lugar de peregrinação e considerado como “morada de Deus” e “porta do Céu”. Ainda recém-nascido, seus pais O levaram diante do altar e consagraram a criança a Deus, conforme recomendação da Lei.

pNo Santuário tinha sempre os sacerdotes de plantão que recebiam os peregrinos e, inclusive, para a Consagração. É curioso ver que Jesus não é acolhido pelos sacerdotes oficiais, mas por dois representantes do povo pobre, Simeão e Ana. Isso já mostra o que, mais tarde, viria a ser prioridade para Jesus – os pobres e sofredores da sociedade.

pO pouco que sabemos de Ana é que era viúva, idosa e temente a Deus. A maior parte de sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor, no Templo, com jejuns e orações. Sua piedade foi recompensada com a graça de reconhecer, no Menino Jesus, a realização das esperanças do povo.

pTinha-se o costume de fazer uma oferta, também chamada de sacrifício. As mães ricas, de acordo com a Lei, ofereciam um cordeiro; as mães pobres, um par de rolas ou dois pombinhos – esta última foi a oferta de Maria e José, reconhecendo a sua condição de pobreza.

pAtualizando

APRESENTAÇÃO OU CONSAGRAÇÃO DAS CRIANÇAS

pComo lembrei acima, o evangelho de hoje traz a apresentação de Jesus no altar do Santuário de Jerusalém. Era um costume da Lei antiga, que toda criança do sexo masculino fosse apresentada pelos pais no altar do Templo.

pEssa tradição bonita e significativa continua nos nossos dias. Temos o costume, em várias regiões do Brasil, de levar a criança e apresentar ao altar, na primeira missa que os pais participam. É costume, também, convidar o/os padrinhos de apresentação ou consagração a assumirem, publicamente, como testemunhas, o compromisso da consagração, no momento do batismo da criança. Assim, temos os padrinhos de batismo e os de consagração.

pPela tradição, a criança do sexo masculino recebe um padrinho, e a criança do sexo feminino, uma madrinha. Nada impede de serem dois ou um casal. O mais importante é que os padrinhos sejam pessoas que contribuam com o crescimento do afilhado em todas as dimensões e, principalmente, com o seu testemunho de fé.

pNa fórmula a seguir, perceberemos o conteúdo do compromisso dos pais e padrinhos de consagração.

Nós, pais e padrinhos, declaramos diante da igreja e do Deus de nossas vidas, que aceitamos esta criança vinda da parte do Senhor, e a estamos devolvendo a Ti ó Santíssimo, para que a tomes em teus braços, pois ela é tua. Esta criança é filha dos teus filhos, é tua herança na terra e nos céus ó Senhor para que, por meio dela, o mundo conheça a Ti como o Único e Verdadeiro Deus.

Pedimos a tua proteção sobre ela e sobre nós, para que possamos educá-la nos Teus Caminhos. Ajude-nos a compreender melhor a Tua Palavra, para que em nossa casa possamos compartilhá-la com esta criança no período de seu crescimento, a fim de que ela, atingindo a idade da razão, siga os teus passos e reconheça a Ti, Jesus, como Salvador e Senhor de sua vida.

Que ela ame a tua Igreja como nós a amamos.

Que ela sinta prazer de estar sempre com os irmãos na fé para Te servir e reconhecer a Tua maravilhosa presença.

Que ela nunca se separe dos teus ensinamentos enquanto viver sobre a terra.

Nós, pais e padrinhos, Te agradecemos por esta criança. Que ela seja uma bênção para nós, para a Tua Igreja como para Ti enquanto viver.

Queremos, ainda, que esta criança seja consagrada à Tua e nossa mãe, a mãe da bondade e da ternura, Nossa Senhora, aquela que, em seus braços, elevou em Teu altar o Menino Jesus.

Tudo isso vos pedimos, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

30/12 - Sagrada Família

30 de Dezembro de 2013

Sagrada Família

Sagrada Familia

O modelo de família apresentado por Deus à humanidade”

pO projeto de Deus para a salvação de toda a humanidade tem como centro Jesus se tornando homem e vindo morar entre nós. Por isso ele foi acolhido no seio de uma verdadeira família. Uma humilde e honrada família, ligada pela fé e os bons costumes.

pJesus nasceu e cresceu numa família, mesmo pobre, recebendo tudo que necessitava para ser feliz em sua missão. Teve o amor dos pais unidos pela religião, trabalhadores honrados, solidários com a comunidade, conscientes e responsáveis por sua formação escolar, cívica, religiosa e profissional.

pCom seus pais, Jesus aprendeu a andar, correr, brincar, comer, rezar, cresceu, estudou, foi aprendiz de carpinteiro e auxiliar de seu pai adotivo, José, a quem amava muito e que por ele era muito amado também. Foi um filho obediente à mãe, Maria, e demonstrou isso nas bodas de Caná, quando, a pedido de Maria, operou o milagre da água transformando-a em vinho.

pQuando Jesus cresceu e começou a visitar as aldeias e cidades, pregando o Evangelho, era reconhecido como o filho de José, o carpinteiro da Galiléia. Até ser identificado como o Filho de Deus aguardado pelo povo eleito, Jesus trabalhou como todas as pessoas fazem. Conheceu as dificuldades dos operários e o suor necessário para ganhar o pão de cada dia.

pA Igreja comemora a festa da Sagrada Família em data móvel, no domingo após o Natal, ou, alternativamente, no dia 30 de dezembro.

30/12 - Dia da Execução do Ditador Saddam Hussein

30 de Dezembro de 2013

Dia da Execução do Ditador Saddam Hussein

1aaSaddamHussein1937-2006

pA execução de Saddam Hussein ocorreu em 30 de dezembro de 2006 (primeiro dia do Eid-al-Adha). Saddam Hussein foi condenado à morte por enforcamento, depois de ter sido considerado culpado e condenado por crimes contra a humanidade pelo Tribunal Especial Iraquiano pelo assassinato de 148 xiitas iraquianos na cidade de Dujail em 1982, em retaliação a uma tentativa de assassinato contra ele.

pSaddam Hussein foi presidente do Iraque de 16 de julho de 1979 até 9 de abril de 2003, quando foi deposto durante a invasão de 2003 por uma coalizão de aliados liderada pelos EUA. Após a captura de Saddam em ad-Dawr, perto de sua cidade natal Tikrit, ele foi preso em Camp Cropper. Em 5 de novembro de 2006 foi condenado à morte por enforcamento.

pEm 30 de dezembro de 2006, foi levado ao cárcere para ser executado. O governo iraquiano lançou um vídeo oficial de sua execução, mostrando-lhe sendo levado para a forca, e terminando depois que a sua cabeça estava no laço do carrasco. Saddam foi executado na presença de um clérigo, um médico e um juiz, e um grande número de testemunhas, todos de origem iraquiana.

pEm um vídeo filmado com um celular no momento da execução, ouve-se o ex-líder iraquiano enfrentando seus carrascos. Saddam Hussein se recusou que cobrissem sua a cabeça com um capuz antes do enforcamento e leu frases da profissão da lei islâmica: "Não há outro Deus senão Alá e Maomé é seu profeta".

pApós a execução, em simultâneo, uma série de atentados sacudiram Bagdá matando, pelo menos, 70 pessoas depois que o Partido Baath pediu vingança aos iraquianos.

pPara nós, cristãos, só Deus tem o direito de dar e tirar a vida. A morte jamais impedirá a continuidade da violência. Volência gera violência, Jesus nos ensinou que só o amor transforma e gera a paz que todos esperamos e merecemos.

Fonte: pt.wikipedia.org