Últimos Posts

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

QUAL A CONTRIBUIÇÃO DO BIG BROTHER AO POVO BRASIELRIO?

QUAL A CONTRIBUIÇÃO DO
BIG BROTHER AO POVO BRASIELRIO?

bbb-13

pComo nasceu o Big Brother? O termo Big Brother vem do romance do escritor inglês George Orwell, publicado em 1948. O livro descreve uma sociedade que vive sob um regime repressivo totalitário, em um futuro fictício, vigiada 24 horas por dia.

pLá havia o personagem Big Brother, que era uma figura de intimidação, que vigiava e manipulava a população dia e noite através de um sistema de TV. Supõe-se inspirado em Hitler, dentre outros tiranos. A intimidação era reforçada com cartazes espalhados pela cidade, em espaços públicos e privados, onde se lia: Big Brother? Está de olho em você? Ou está? Cuidando? De você?...

pO programa já teve 13 edições, já passaram pela casa 180 BBBs e só na última edição o faturamento foi de 400 milhões. Como qualquer outro produto da TV, a maior parte do lucro vem da publicidade. O faturamento com ligações é de 8% do valor total arrecadado, uma média de R$ 30 milhões nas últimas edições.

pO feito colocou o Brasil à frente de qualquer outro reality no mundo. Esse fato mostra a vontade do brasileiro em opinar num programa de TV, inclusive tendo que pagar. O que desperta tanto interesse? Talvez a possibilidade de julgar quem está ali, se expondo. Parece não haver divertimento maior do que avaliar se determinado candidato está sendo honesto, verdadeiro, fiel, solidário ou, ao contrário, falso, egoísta e maquiavélico.

pA maioria dos escolhidos para participar do reality show tem mais ou menos o mesmo perfil cultural. São rapazes tatuados, musculosos, moças siliconadas frequentadoras de academias caras e, de vez em quando, alguém com cara de povão para disfarçar da reação popular. Há uma tendência a se chamar também pessoas com “opções sexuais” variadas para diversificar o “gosto” dos espectadores.

pParece ser geral a crítica a tal programa, alguns chegando a classificá-lo como “lixo da televisão”. Mas, porque é líder de audiência? Parece uma certa incoerência em muitos, que criticam, mas não perdem o tal “lixo”.

pAfinal, qual a contribuição o Big Brother pode trazer à sociedade brasileira, em nível cultural, educacional, social, formação da cidadania?... É difícil encontrar suporte para uma defesa consciente de que tal programa traga benefícios, além do alto lucro que rende à TV Globo. Ao contrário, vê-se um conteúdo vazio, de conversas sem proveito; exploração de sentimentos; distorção dos valores de família; privilégio de uma determinada classe social; estímulo ao consumismo...

pPor ser uma concessão pública, as emissoras de TV têm a obrigação legal de criar programas de “interesse público” (educativos, informativos, culturais...). Só que o “interesse público” para as TVs abertas do Brasil parece ter o nome de “audiência”, que tem como sinônimo “faturamento”.

pJá que é tão difícil para o povo brasileiro deixar de assistir o Big Brother, fazendo com que a audiência caia e eles repensem um novo conteúdo; pelo menos, como cristãos, incentivemos à abertura de debates críticos nas escolas, faculdades, igrejas, associações, comunidades..., sobre os benefícios e reações que o povo pode ter no conteúdo dos canais abertos da TV brasileira.

Um comentário:

  1. Parabéns padre Rosivaldo pelas colocações, suas afirmações são muito válidas para nós educadores. E já que não podemos impedir que nossos jovens e adolescente assistam programas de tão baixo escalão, vamos ajuda-los a desenvolver um senso crítico frente aos mesmo.

    ResponderExcluir