Últimos Posts

quarta-feira, 23 de abril de 2014

23/04 - Lc 24,13-35

23 de Abril de 2014

evandia

pLucas 24,13-35

pNaquele mesmo dia, dois dos seguidores de Jesus estavam indo para um povoado chamado Emaús, que fica a mais ou menos dez quilômetros de Jerusalém. Eles estavam conversando a respeito de tudo o que havia acontecido. Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus chegou perto e começou a caminhar com eles, mas alguma coisa não deixou que eles o reconhecessem. Então Jesus perguntou: - O que é que vocês estão conversando pelo caminho? Eles pararam, com um jeito triste, e um deles, chamado Cleopas, disse: - Será que você é o único morador de Jerusalém que não sabe o que aconteceu lá, nestes últimos dias? - O que foi? - perguntou ele.
Eles responderam: - O que aconteceu com Jesus de Nazaré. Esse homem era profeta e, para Deus e para todo o povo, ele era poderoso em atos e palavras. Os chefes dos sacerdotes e os nossos líderes o entregaram para ser condenado à morte e o crucificaram. E a nossa esperança era que fosse ele quem iria libertar o povo de Israel. Porém já faz três dias que tudo isso aconteceu. Algumas mulheres do nosso grupo nos deixaram espantados, pois foram de madrugada ao túmulo e não encontraram o corpo dele. Voltaram dizendo que viram anjos e que estes afirmaram que ele está vivo. Alguns do nosso grupo foram ao túmulo e viram que realmente aconteceu o que as mulheres disseram, mas não viram Jesus. Então Jesus lhes disse: - Como vocês demoram a entender e a crer em tudo o que os profetas disseram! Pois era preciso que o Messias sofresse e assim recebesse de Deus toda a glória. E começou a explicar todas as passagens das Escrituras Sagradas que falavam dele, iniciando com os livros de Moisés e os escritos de todos os Profetas. Quando chegaram perto do povoado para onde iam, Jesus fez como quem ia para mais longe.Mas eles insistiram com ele para que ficasse, dizendo: - Fique conosco porque já é tarde, e a noite vem chegando. Então Jesus entrou para ficar com os dois. Sentou-se à mesa com eles, pegou o pão e deu graças a Deus. Depois partiu o pão e deu a eles. Aí os olhos deles foram abertos, e eles reconheceram Jesus. Mas ele desapareceu. Então eles disseram um para o outro: - Não parecia que o nosso coração queimava dentro do peito quando ele nos falava na estrada e nos explicava as Escrituras Sagradas? Eles se levantaram logo e voltaram para Jerusalém, onde encontraram os onze apóstolos reunidos com outros seguidores de Jesus. E os apóstolos diziam: - De fato, o Senhor foi ressuscitado e foi visto por Simão! Então os dois contaram o que havia acontecido na estrada e como tinham reconhecido o Senhor quando ele havia partido o pão.

pEntendendo

JESUS APARECE “FAZENDO CAMINHADA”...

pEstamos no tempo Pascal que se estende por 7 semanas. Do Domingo da Páscoa até a Festa de Pentecostes. É o mais belo e vibrante tempo do ano, em que sentimos nas leituras bíblicas, a força de Deus levando-nos a vencer dificuldades, desafios, fracassos...

pNo Evangelho de hoje, Jesus aparece a dois discípulos que caminhavam de Jerusalém para o povoado de Emaús. Sua reação é humana, eles estão tristes porque levantaram a expectativa de que Jesus Cristo era quem vinha libertá-los daquele sofrimento imposto pelo Império Romano, e já fazia 3 dias de morto e nada tinha acontecido.

pNa crença da época, após 3 dias de falecido o espírito abandonava o corpo do defunto, entregando-se à corrupção, e a morte era considerada definitiva. É aí que Jesus entra em cena e diz o motivo da tristeza e perda de esperança deles: fraqueza na fé, ao não acreditar na Palavra anunciada por Ele.

pA caminhada de Jesus e dos discípulos podemos comparar como a celebração de uma Missa. A caminhada pela estrada é o ato penitencial, o nosso pedido de perdão a Deus. A liturgia da Palavra é Jesus lembrando as passagens da Bíblia que mostram que Ele iria ressuscitar. A homilia é a explicação dos textos bíblicos.

pA consagração acontece no momento que Ele abençoa o pão e os discípulos O reconhecem. Portanto, Ele se despede numa mesa de comida, a Última Ceia, volta ressuscitado e confirma a Sua presença no pão consagrado, que chamamos de Eucaristia.

pAtualizando

FICA CONOSCO SENHOR, EM NOSSA
FAMÍLIA, NOSSO TRABALHO... A “NOITE” NOS AMEAÇA!

pSentindo a segurança daquele Homem, os dois discípulos “perderam a vergonha” e pediram: “Fica conosco, Senhor, já é tarde e a noite já vem”...

pJá perdemos a vergonha de pedir a Jesus que acompanhe a nossa família, nossa vida profissional, vida amorosa...? Já quebramos a autossuficiência em achar que podemos resolver tudo sozinhos?

pJesus anda conosco, mas, por vezes, quando chega a "noite de nossa alma", esquecemo-nos de convidá-Lo para ficar conosco e o deixamos de fora. Quantas vezes temos medo de situações com as quais não sabemos lidar e, ao invés de buscarmos Nele nossa força, O deixamos de lado e tentamos resolver as coisas pela nossa própria cabeça, sem a direção e a luz de sua presença?

pEle quer nos ajudar! Ele está pronto a entrar em nossas vidas e assumir o comando nos momentos mais difíceis, mas aguarda nosso convite para poder entrar e ficar conosco. Ele respeita nossa liberdade e não entra sem a nossa permissão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário