Últimos Posts

sexta-feira, 25 de abril de 2014

25/04 - Jo 21,1-14

25 de Abril de 2014

[evandia%255B4%255D.png]


João 21,1-14 

Depois disso, Jesus apareceu de novo aos discípulos, à beira do mar de Tiberíades. ...“É o Senhor!” ... Jesus disse-lhes: “Trazei alguns dos peixes que apanhastes”. ... Nenhum dos discípulos se atrevia a perguntar quem era ele, pois sabiam que era o Senhor. Jesus aproximou-se, tomou o pão e deu a eles. E fez a mesma coisa com o peixe. Esta foi a terceira vez que Jesus, ressuscitado dos mortos, apareceu aos discípulos.




Entendendo


O RESSUSCITADO APARECE AOS PESCADORES

Esta foi a terceira vez que Jesus, ressuscitado dos mortos, apareceu aos discípulos que antes andavam com Ele e, mesmo assim, aqueles homens duvidaram. Podemos perceber que eles voltam à pescaria, sua atividade de antes, como se a história que construíram com Jesus não fosse com eles. Foi preciso Jesus aparecer de novo, com mais uma prova de Seu poder, para fazer com que eles que Jesus era o Messias e estava vivo, e que a pescaria deles não era mais de peixes, mas de homens.

Jesus trata tudo com naturalidade e paciência, certamente por entender que, de fato, era difícil compreender a ressurreição. Quando é reconhecido, as palavras cessam porque não há necessidade de dizer nada.

Estar na presença do Senhor, comer novamente com Ele, ouvir a Sua voz, deve ter paralisado aqueles pescadores. Eles sabiam que era o Cristo vivo. Muita coisa deve ter passado em sua mente e, por isso, preferiram somente ficar ali, sem dizer nada, olhando para Jesus e sentindo a Sua grandeza, diante de algo tão divino e extraordinário como a vida após a morte.





Atualizando


EM MOMENTOS DE MEDO E CRISE... 
“CORAGEM, NÃO TEMAS, EU ESTOU CONTIGO!”

Durante três anos de caminhada Jesus preparou seus discípulos para, após a sua morte, continuarem a missão. Deu poderes extraordinários de curar, pregar, ajudar os necessitados... Eles fizeram tudo isso e sentiram grande alegria. Parecia um grupo bem preparado; no entanto, após o baque da morte humilhante de Jesus eles sofreram demais, desanimaram do projeto do Mestre e voltaram à pescaria.

Muitas são as pessoas que desistem, diante de imprevistos que surgem na caminhada: uma falência; um projeto bem pensado que se tornou frustração; uma doença considerada incurável para a medicina; uma morte inesperada... Algumas acabam culpando o próprio Deus, questionando o porquê de Ele permitir que desgraça tão grande venha acontecer!

Deus nos habilitou para a vida, deu-nos inteligência e, mais ainda, a sabedoria que vem do Espírito para que nossos dons façam a diferença. A partir daí, somos protagonistas da nossa própria história.  

O que acontece, muitas vezes, é que tomamos nossas decisões e, quando erramos, culpamos o próprio Deus. Alguns jogam tudo para o alto, desanimam e desistem de lutar. Muitos voltam à vida de antes e perdem rumo e motivação. Mesmo assim, Jesus Cristo não desiste e não se afasta de nós. 

Que amigo seria esse que estaria presente somente nos momentos bons? Assim como na pescaria, com Pedro e os demais discípulos, Ele continua presente estimulando e participando dos nossos recomeços. É preciso acreditar nisto! Lembremo-nos dos momentos em que Ele dizia: “Coragem, não temas, eu estou contigo”!

Nenhum comentário:

Postar um comentário