Últimos Posts

sexta-feira, 25 de abril de 2014

25/04 - São Marcos Evangelista

25 de Abril de 2014

São Marcos Evangelista

image

“Desde criança acompanhou a vida de Jesus Cristo”

pComemoramos hoje um dos quatro evangelistas da Bíblia Sagrada. João Marcos era judeu, da tribo de Levi, e pertencia a uma família tão cristã, que ainda menino pode presenciar sua casa sendo ponto de encontro e reunião dos apóstolos e cristãos. "Ele se orientou e dirigiu-se para a casa de Maria, mãe de João, chamado Marcos; estava lá uma numerosíssima assembleia a orar" (Atos 12,12).

pSegundo a tradição da Igreja foi na casa de Marcos que Jesus celebrou a Última Ceia, quando instituiu a Eucaristia, e foi nela, também, que os apóstolos receberam o Espirito Santo, após a ressurreição de Cristo.

pSão Marcos foi assistente de São Paulo e São Barnabé e escreveu as pregações de São Pedro. Depois que esses morreram Marcos partiu em missão apostólica para pregar em Chipre, na Ásia Menor e no Egito, especialmente na Alexandria, onde fundou uma das igrejas que mais floresceram. Morreu mártir no dia da Páscoa, enquanto celebrava a missa.

pSuas relíquias foram trasladadas pelos mercadores italianos para Veneza, cidade que é sua guardiã e que tomou são Marcos como padroeiro desde o ano 828.

Nenhum comentário:

Postar um comentário