Últimos Posts

sexta-feira, 25 de julho de 2014

25/07 - São Tiago Apóstolo

25 de Julho de 2014

São Tiago Apóstolo

clip_image002

“Foi o primeiro apóstolo a morrer pelo Evangelho”

Encontramos a história de São Tiago, no Novo Testamento. Tiago nasceu em Betsaida, era filho de Zebedeu e Salomé e irmão de João. Eram simples pescadores, quando Jesus convidou os dois irmãos para segui-lO (Mt 4.21-22 e Lc 5,10).

Tiago, João e Pedro foram os apóstolos mais próximos de Jesus, estavam presentes na Transfiguração, na agonia no Horto das Oliveiras, na cura da sogra de Pedro, na ressurreição da filha de Jairo, entre outras passagens da Bíblia.

Jesus também chamava Tiago e João de “Filhos do trovão”  (Mc 3,17). São Tiago é chamado de "maior" por causa do apóstolo homônimo, Tiago, filho de Alfeu, conhecido como "menor".

Segundo a Tradição, após a vinda do Espírito Santo em Pentecostes, Tiago saiu evangelizando, levando a Boa Nova, e teria ido à Espanha onde a partir do século IX, teve início a devoção a São Tiago de Compostela.

Sua morte está narrada em Atos dos Apóstolos, ele foi o primeiro dentre os doze apóstolos a derramar o próprio sangue por causa Evangelho. “Por aquele mesmo tempo, o rei Herodes mandou prender alguns membros da Igreja para maltratá-los. Assim foi que matou a espada Tiago, irmão de João” (At 12,1-2). Era por volta do ano 44, em Jerusalém.

Suas relíquias estão depositadas no santuário de Santiago de Compostela, na Espanha. É um dos santuários mais procurados pelos peregrinos do mundo inteiro, que fazem o trajeto a pé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário