Últimos Posts

terça-feira, 29 de julho de 2014

29/07 - Santa Marta

29 de Julho de 2014

Santa Marta

image

Irmã de Lázaro e amiga de Jesus”

O nome Marta vem do hebraico e significa “senhora”. Marta era irmã de Lázaro e Maria, eles eram tão amigos de Jesus, que Ele costumava se hospedar em Betânia, para descansar. A história de Marta está narrada na Sagrada Escritura.

No Evangelho de São Lucas encontramos a passagem de Jesus na casa de Marta. Esta, dedicando-se aos afazeres da casa preocupada em receber bem Jesus, enquanto sua irmã Maria ficava aos pés do Mestre, aprendendo seus ensinamentos. Marta ficou indignada com a postura da irmã e pediu que Jesus mandasse Maria ajudá-la nos serviços. Através da resposta dada: "Marta, Marta, te perturbas e te preocupas por muitas coisas. Somente uma coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte que não lhe será tirada" (Lc 10,41-42), Jesus nos ensina a valorizar mais as coisas espirituais que as materiais.

Temos outras passagens na Bíblia, que falam de Santa Marta. Na Ressurreição de seu irmão Lázaro, onde Marta ao ver Jesus diz: "Senhor, se tivesses estado aqui, o meu irmão não teria morrido. Mas mesmo agora, eu sei que tudo o que pedires a Deus, Deus dará". (Jo 11,21-22)

A tradição nos diz que, depois da Ressurreição de Jesus, e diante da perseguição dos judeus, Marta, Maria e Lázaro, saíram de Betânia e tiveram que ir para França, onde se dedicaram à evangelização até a morte. Não sabemos a data.

Quem primeiro dedicou uma festa litúrgica a Santa Marta foram os frades franciscanos, em 1262, e o dia escolhido foi 29 de julho. Ela é considerada patrona das cozinheiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário