Últimos Posts

segunda-feira, 28 de julho de 2014

POLÍTICA SEM DEUS É DESVIO DE CONDUTA!

POLÍTICA SEM DEUS É DESVIO DE CONDUTA!

clip_image002

O poder político mal exercido e carregado de estratégias maliciosas, costumamos chamar de muitos nomes: politicagem, nepotismo, abuso de poder, conchavos, ditadura..., está presente desde as primeiras histórias da Bíblia, a partir dos faraós do Egito. O Evangelho de hoje traz a morte de João Batista, encomendada pelo político Herodes.

Política sem Deus é desvio de conduta. Falo de ética cristã, que fundamenta os valores mais profundos do “ser”. Tomo como base, um artigo do jurista Luiz Carlos Gomes sobre ética na política.

A Ética, diz ele, não se compromete com o erro, com o desvio, com o malfeito, com o tratamento desumano das pessoas. Em suma: não faça aos outros o que não gostaria que fizessem com você! A desgraça é que, na prática, isso não acontece. Não existe coerência entre a teoria e a prática. O exercício do poder, quando não é feito em nome dos interesses da nação, entra em choque com a Ética.

Exemplificando em parábola...

Um velho mestre vivia com seus discípulos em um templo muito estragado. Viviam de esmolas e doações. Num determinado dia o mestre disse para seus discípulos: “Cada um de vocês deve ir à cidade e roubar bens que serão vendidos e, assim, arrecadaremos dinheiro para reformar nosso templo. Vocês não podem ser vistos por ninguém”. Os discípulos ficaram espantados, pensaram no quanto isso poderia manchar suas reputações. Foram orientados para praticar atos ilegais e imorais. Roubar é uma coisa muito errada! A causa é boa, mas o ato é extremamente imoral. No final, todos foram para a cidade, menos um deles. O mestre perguntou:

- Por que você ficou para trás?

O discípulo respondeu:

- Eu não posso seguir as suas instruções para roubar onde ninguém esteja me vendo. Não importa aonde eu vá; sempre estarei olhando para mim mesmo. Meus próprios olhos irão me ver roubando”.

O sábio mestre o abraçou e disse:

- Eu estava testando a integridade dos meus discípulos e você é o único que foi aprovado.

Pe. Rosivaldo Motta, CSsR

Um comentário:

  1. "Política sem Deus é desvio de conduta."

    Afinal, política "boa" é aquela que viola a laicidade do Estado e a liberdade religiosa dos cidadãos, discrimina ateus e religiosos de crenças não monoteístas e faz o Estado se ajoelhar perante a religião cristã, é isso?

    ResponderExcluir