Últimos Posts

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

18/08 - Mt 19,16-22

18 de Agosto de 2014

evandia

Mateus 19,16-22

Um homem aproximou-se de Jesus e lhe perguntou: “Mestre, que devo fazer de bom para ter a vida eterna?” Disse-lhe Jesus: “Por que me perguntas a respeito do que se deve fazer de bom? Só Deus é bom. Se queres entrar na vida, observa os mandamentos”. “Quais?”, perguntou ele. Jesus respondeu: “Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho, honra teu pai e tua mãe, ama teu próximo como a ti mesmo”. Disse-lhe o jovem: “Tenho observado tudo isto desde a minha infância. Que me falta ainda?” Respondeu Jesus: “Se queres ser perfeito, vai, vende teus bens, dá-os aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me!” Ouvindo estas palavras, o jovem foi embora muito triste, porque possuía muitos bens.

Entendendo

“MESTRE, QUE DEVO FAZER DE BOM
PARA TER A VIDA ETERNA?”

Um homem aproxima-se de Jesus e pergunta-Lhe o que tem que fazer para “alcançar a vida eterna”. Não se trata de alguém que vem questionar Jesus para experimentá-Lo. A postura do homem dá sinais de alguém sincero e bem-intencionado, preocupado com a questão vital que é a vida eterna.

A primeira resposta de Jesus não traz nada de novo. Ele questiona sobre os ensinamentos antigos: ...“não matar; não roubar; não levantar falso”...

O homem diz que está observando tudo isso e Jesus não contesta. O homem não é um hipócrita, mas religioso e sincero. Não há por parte desse homem, qualquer sinal de orgulho e de autossuficiência.

Jesus reconhece os seus valores, olha para ele “com simpatia” e resolve convidá-lo a subir a outro patamar nesse caminho para a santidade. E faz três exigências:

· Não centrar a própria vida nos bens passageiros deste mundo;

· Assumir a partilha e a solidariedade para com os irmãos mais pobres;

· Seguir o próprio Jesus no seu caminho de amor e de entrega.

Apesar de toda a sua boa vontade, o homem não havia chegado a esse grau de fé e afasta-se triste.

Os bens do mundo impõem ao homem a lógica do egoísmo, do fechamento, da escravidão que são incompatíveis com a adesão plena ao Reino e aos seus valores. Aqueles que conseguem romper essa lógica são verdadeiros heróis.

Atualizando

A VIDA ETERNA COMEÇA AQUI AGORA!

Quando falamos em vida eterna, não estamos falando apenas de vida após a morte, mas de qualidade de vida que começa aqui. Por isso formamos família, enveredamos numa profissão, adquirimos bens, procuramos ser honestos... Tudo isso só tem sentido se alcançarmos a vida eterna. Mas, a grande novidade é que ela já começou.

“Os fariseus perguntaram a Jesus sobre o momento em que chegaria o Reino de Deus. Jesus respondeu: O Reino de Deus não vem ostensivamente. Nem se poderá dizer: ‘Está aqui’ ou ‘está ali’, porque o Reino de Deus já está no meio de nós” (Lucas 17,20-21).

Tomando por base essa afirmação de Jesus, podemos dizer que todas as nossas ações feitas para o bem, por pequenas que sejam, fazem parte da vida que não é apenas humana e material, mas eterna.

O valor eterno se expressa de forma humana, porque estamos ainda em matéria, mas a alegria que ele nos transmite já ganha dimensão de eternidade.

A alegria do nascimento de um filho, nascido em uma família que se preparou com dignidade para esse momento; a alegria por ter ajudado e socorrido alguém que precisava de uma ajuda; a alegria por sentir o perdão de Deus, depois de uma bobagem cometida...

São muitos os momentos que transcendem a matéria e que já fazem parte da eternidade, e que levaremos “daqui pra lá”. Não vamos levar nossa bela casa, nosso belo carro, nossos títulos... Eles ficam e são passageiros. Mas desfrutamos e levamos a paz de espírito na boa ação que praticamos. As boas ações são eternas e já começam aqui e agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário