Últimos Posts

terça-feira, 19 de agosto de 2014

19/08 - Dia Mundial da Fotografia e do Artista de Teatro

19 de Agosto de 2014

Dia Mundial da Fotografia e do Artista de Teatro

 

Fotografia

clip_image002

Num mundo de imagens como é o de hoje, a fotografia está presente em todos os momentos. Seja de câmeras comuns, digitais ou de celulares, a imagem se tornou um elemento central neste tempo midiatizado.

Mas se hoje a fotografia tem esse lugar de destaque, podendo ser alterada, transformada e manipulada, muito se deve aos inventores deste conceito.

Dois franceses merecem destaque nessa descoberta: Joseph Nicéphore Niépce e Jean Jacques Mandé Daguerre.

Um francês radicado no Brasil, Hércules Florence, desenvolvia também experimentos, mas o advento da fotografia foi anunciado ao mundo oficialmente, em Paris, na Academia de Ciências da França, em 19 de agosto 1839, consagrando o Daguerreótipo.

De lá pra cá, a fotografia evoluiu muito e foi a grande responsável por “apresentar o mundo”, à humanidade. Mesmo com o surgimento de outras formas de exibição de imagens (cinema, televisão, computador), a fotografia continua sendo a única "capaz de captar a alma humana". Ou, como diria Henri Cartier-Bresson, um dos maiores fotógrafos de todos os tempos: "fotografar é captar o momento decisivo".

Fonte: www.portoalegre.rs.gov.br

Artista de Teatro

O conceito do que entendemos hoje por teatro é originário do verbo grego "theastai" (ver, contemplar, olhar). Tão antiga quanto o homem, a noção de representação está vinculada ao ritual mágico e religioso primitivo. Acredita-se que o teatro nasceu no instante em que o homem primitivo colocou e tirou a máscara diante do espectador, com plena consciência do exercício de "simulação", de "representação", ou seja, do signo.

As escolas profissionalizantes, no que concerne às técnicas interpretativas, adotam basicamente o Método de Composição de Personagem e Criação de um Papel de Constantin Stanislavski, que trabalha fundamentalmente com a emoção do ator.

O estudo das artes cênicas, através da criação de escolas especializadas, tem evoluído gradativamente nesses últimos anos - apesar de ainda ser reduzido o número desses estabelecimentos. De qualquer maneira há uma evolução, e é necessário, neste dia, reconhecer o trabalho e parabenizar a todos que sabem socializar o talento que o Deus da vida lhe ofereceu.

Fontes: Revista Rio e Kplus Cosmo

Nenhum comentário:

Postar um comentário