Últimos Posts

terça-feira, 19 de agosto de 2014

19/08 - São João Eudes

19 de Agosto de 2014

São João Eudes

clip_image001

Fundou duas Congregações para cuidar da formação do clero e da defesa de mulheres e crianças em situação de risco

João Eudes nasceu na Vila de Ri, na França, no ano 1601. Cresceu em uma família profundamente religiosa. Fez seus primeiros estudos no Colégio Real, dos padres jesuítas. Ainda na adolescência, fez sua consagração à Nossa Senhora.

Aos 22 anos ingressou na Congregação do Oratório, sendo ordenado padre dois anos depois. Dedicou-se durante vários anos à pregação nas paróquias. Assistiu aos doentes e suas famílias durante a epidemia de peste em 1627, sem temor da doença. Temendo que seus companheiros de congregação fossem contaminados devido ao seu contato com os enfermos, não entrava em casa e dormia dentro de um barril.

Viu que era urgente a necessidade de reforma do clero, saiu da Congregação do Oratório e fundou a Congregação de Jesus e Maria, para dar formação espiritual e doutrinal aos padres e seminaristas. Posteriormente fundou uma congregação religiosa feminina, a de Nossa Senhora da Caridade do Refúgio para atender mulheres e crianças em más condições de vida. No século XIX essa congregação originará outra, a de Nossa Senhora da Caridade do Bom Pastor, das irmãs do Bom Pastor. Fundou ainda uma associação para leigos, para aprofundar a doutrina cristã.

Fomentou, com zelo e dedicação, a devoção aos Corações de Jesus e de Maria. Após uma longa vida dedicada à missão entre o povo, morreu em Caen, norte da França, em 1680, com 79 anos de idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário