Últimos Posts

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

20/08 - São Bernardo de Claraval

20 de Agosto de 2014

São Bernardo de Claraval

clip_image002

O monge mais conhecido do século XII foi confessor de papas e fundador de 72 mosteiros

Bernardo nasceu numa família nobre da Borgonha, na França, no ano 1090. Foi o terceiro dos sete filhos de Tescelin e Aleth. Ainda jovem ingressou na recém-fundada Abadia de Cister, que tinha somente 20 monges. Ele, com seu exemplo e entusiasmo, arrastou atrás de si um tio, quatro irmãos e 25 amigos, todos de nível social bastante elevado.

Dois anos depois foi mandado por seu superior para fundar um novo mosteiro, em Claraval. Em pouco tempo esse novo mosteiro já contava com 500 monges e ficou famoso em toda a Europa. Nos 38 anos em que Bernardo comandou a Ordem Cisterciense, ela cresceu e atingiu 165 mosteiros. Escreveu, também, a regra para a Ordem dos Cavaleiros Templários.

Bernardo era conselheiro espiritual de papas, soberanos e prelados. A sua obra intelectual é tão significativa que lhe valeu o título de Doutor da Igreja. Muito devoto da Santíssima Virgem, deu grande desenvolvimento à Mariologia.

Bernardo fundou 76 mosteiros, espalhados por toda Europa: 35 na França, 14 na Espanha, 10 na Inglaterra e Irlanda, 6 em Flandres, 4 na Itália, 4 na Dinamarca, 2 na Suécia e 1 na Hungria, além de muitos outros que se filiaram à Ordem. Bernardo foi, sem dúvida, o monge mais afamado e de maior influência religiosa, cultural e política no seu século. Morreu em 1153, com 63 anos e foi canonizado em 1174.

Nenhum comentário:

Postar um comentário