Últimos Posts

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

21/08 - Mt 22,1-14

21 de Agosto de 2014

evandia

Mateus 22,1-14

Jesus voltou a falar em parábolas aos sumos sacerdotes e aos anciãos do povo, dizendo: “O Reino dos Céus é como um rei que preparou a festa de casamento do seu filho. Mandou seus servos chamar os convidados para a festa, mas estes não quiseram vir. Mandou então outros servos, com esta ordem: ‘Dizei aos convidados: já preparei o banquete, os bois e os animais cevados já foram abatidos e tudo está pronto. Vinde para a festa!’ Mas os convidados não deram a menor atenção: um foi para seu campo, outro para seus negócios, outros agarraram os servos, bateram neles e os mataram. O rei ficou irritado e mandou suas tropas matar aqueles assassinos e incendiar a cidade deles. Em seguida, disse aos servos: ‘A festa de casamento está pronta, mas os convidados não foram dignos dela. Portanto, ide às encruzilhadas dos caminhos e convidai para a festa todos os que encontrardes’. Os servos saíram pelos caminhos e reuniram todos os que encontraram, maus e bons. E a sala da festa ficou cheia de convidados. Quando o rei entrou para ver os convidados, observou um homem que não estava em traje de festa e perguntou-lhe: ‘Meu caro, como entraste aqui sem o traje de festa?’ Mas o homem ficou sem responder. Então o rei disse aos que serviam: ‘Amarrai os pés e as mãos desse homem e lançai-o fora, nas trevas! Ali haverá choro e ranger de dentes’. Pois muitos são chamados, mas poucos são escolhidos”.

Entendendo

O REI PREPARA A
FESTA E OS CONVIDADOS NÃO APARECEM!

Nesta parábola, as bodas, ou a festa do filho do rei, é a vida eterna. Os convidados, somos  todos nós, ricos e pobres, importantes e humildes... Uma coisa é comum a todos - somos todos pecadores. Mas, felizmente, pela  infinita bondade de Deus, somos também convidados para o reino de Deus.

Jesus explica, usando esta parábola, que primeiro Deus Pai nos convida a nos prepararmos, a fim de que  um dia possamos  merecer  ir para a vida eterna.  Mas, muitos não aceitam o convite de Deus. Uns vão cuidar dos negócios,  outros dão mil e uma desculpas para não aceitar o convite, há  outros ainda que aceitam, mas  são como água morna, ficam no meio termo e acabam não se preparando para merecer a vida eterna.

O rei da parábola fica indignado, envia suas tropas e mata aqueles assassinos e incendeia a cidade. Isto nos mostra que Deus poderá  retirar de nós a sua mão protetora, caso insistamos em não aceitar o seu convite.  

O rei percebe que um dos convidados não está usando vestes adequadas. Este representa aqueles que vivem no pecado e fazem opção por ele, sem qualquer interesse em mudar de vida. ‘Sem a veste nupcial’  é o mesmo que dizer que a pessoa não está em estado de graça, não por castigo de divino, mas por sua própria opção, pois Deus respeita a nossa liberdade.

Atualizando

NESTE MAR REPLETO DE
AMEAÇAS, ESTAMOS APENAS EM MERA TRAVESSIA!

Da esperança, a dor; do desejo incontido de realizar a festa de casamento de seu filho, ver aquele sentimento de tristeza se transformando em chegadas rebordadas de alegria. Talvez esse tenha sido o sentimento desse rei, ao convidar os sacerdotes e anciãos para essa grande festa, e ser surpreendido por não ter nenhum convite aceito.

Haverá momentos em nossas vidas que veremos nossos planos não darem certo, projetos desabarem pela rejeição do mundo, a felicidade caminhando cada vez mais longe de nós. É momento de dureza. Nessa hora, só saberá erguer-se aquele que tiver o olhar certo para aquela situação e perguntar-se: "Que lição eu posso aprender?" O mais importante é ter a certeza que Deus nos consola: "Não desista, você precisa ir adiante, confie em mim" É esta a hora da misericórdia!

Um fruto só alcança a condição de fruto depois que foi capaz de morrer para suas antigas condições. Se ele resolvesse passar a vida sendo semente, nunca chegaria à maturidade própria de sua natureza. Por vezes precisamos vivenciar esse processo, pois o novo nasce é da morte. Basta termos a coragem de largar o que é velho, morrer para o mundo e suas tentações e trazer, à nossa festa, novos convidados.

"Muitos são chamados e poucos são escolhidos". Coloque-se hoje na posição de escolhido de Deus para fazer parte de seu Reino. Ele nunca mandaria um convite a um endereço errado. Sua presença é importante na festa.  E nunca esqueça que nesse mar repleto de grandes tribulações e ameaças, estamos todos apenas em mera travessia.

Suélio Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário