Últimos Posts

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

21/08 - São Pio X

21 de Agosto de 2014

São Pio X

clip_image001

De origem humilde, o Papa italiano Pio X, juntamente com João Paulo II é considerado referência da Igreja no século XX

São Pio X nasceu no dia 2 de junho de 1835, em Riese, na Itália, com o nome de Giuseppe Melchiorre Sarto. Era o segundo dos dez filhos de uma família simples e moradora da zona rural da província de Treviso. Com grande sacrifício conseguiu estudar e ordenar-se sacerdote.

De grande inteligência fez uma carreira eclesiástica brilhante, sendo sucessivamente coadjutor de paróquia rural, pároco, cônego da catedral de Treviso, bispo de Mântua, cardeal-patriarca de Veneza e, por fim, Papa. Seu lema, “Renovar todas as coisas em Cristo”, acompanhou-o desde a humilde aldeiazinha em que começou a trabalhar até ao posto de Papa.

Seu pontificado foi um dos mais fecundos da História da Igreja. Foi chamado o “Papa da Eucaristia”, pois incentivou a prática da Eucaristia diária e permitiu a Primeira Comunhão a crianças pequenas, tão logo atingissem o uso da razão. Restaurou o canto gregoriano, ordenou a codificação do Direito Canônico, reformou a Cúria Romana e o Breviário, defendeu os direitos da Igreja lesados por governos anticatólicos.

Na lápide do seu túmulo, na Basílica de São Pedro, no Vaticano, lê-se: “A sua tiara era formada por três coroas: pobreza, humildade e bondade”. É atualmente o patrono dos peregrinos enfermos e é considerado por alguns, como o maior dos Papas do século XX, disputando tal título com o Papa João Paulo II. Morreu com 79 anos, no dia 20 de agosto de 1914 e foi canonizado em 1954.

Nenhum comentário:

Postar um comentário