Últimos Posts

domingo, 31 de agosto de 2014

31/08 - São Raimundo Nonato

31 de Agosto de 2014

São Raimundo Nonato

clip_image002

O protetor das parturientes recebeu esse nome, por ter sido resgatado da barriga da mãe, já sem vida.

Raimundo Nonato nasceu em Portoel, na Espanha, próximo a Barcelona, no ano 1204. Recebeu o nome de Raimundo Nonato, que significa “não nascido”, isso por ter sido tirado vivo da barriga da mãe, já morta. É, por isso, invocado como padroeiro das parturientes e das parteiras.

Ainda menino, cuidava do gado e, durante seu pastoreio, visitava a ermida de São Nicolau, onde se venerava uma imagem de Nossa Senhora, de quem ele era devoto. Certamente passava momentos fortes de oração.

Desde jovem Raimundo Nonato percebeu sua inclinação à vida religiosa. Seu pai buscou, sem êxito, impedi-lo de corresponder ao chamado vocacional. Ao entrar para a Ordem de Nossa Senhora das Mercês, aos 24 anos, pode receber do fundador, São Pedro Nolasco, o hábito. Raimundo tornou-se exemplo de ardor na missão de resgatar das mãos dos mouros, os cristãos escravizados.

Certa vez, São Raimundo conseguiu liderar uma missão que libertou 150 cristãos, porém, quando na Argélia acabaram-se os recursos para o salvamento daqueles que corriam o risco de perderem a vida e a fé, o missionário e sacerdote Raimundo se ofereceu em lugar de um deles. Na prisão, Raimundo pregava para os muçulmanos e cristãos com tanta unção que começou a convertê-los e, por isso, sofreu as consequências. Chegaram a perfurar seus lábios com um ferro quente, fechando-os com um cadeado.

Mais tarde foi libertado da prisão e retornou a Espanha. Raimundo Nonato morreu com apenas 36 anos de idade, em 1240, e seu corpo sepultado na mesma ermida de São Nicolau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário