Últimos Posts

terça-feira, 2 de setembro de 2014

02/09 - Dia do Repórter Fotográfico

2 de Setembro de 201

Dia do Repórter Fotográfico

clip_image002

O repórter fotográfico é o profissional que consegue registrar fatos e acontecimentos marcantes, capturando as imagens no exato momento em que os mesmos acontecem.

As imagens podem ser: fatos políticos, históricos, sociais, esportivos, culturais, ou da natureza, dentre outros. Retratarem: alegria, sofrimento, dor, esperança, etc.

A história da fotografia surgiu através do físico francês Joseph Nicéphore Niépce, em 1816, através da “transformação de compostos químicos sob a ação da luz”.

A fotografia é importante para a atividade jornalística, pois serve para complementar a ideia do texto, bem como para comprovar a veracidade dos fatos.

Ao longo dos anos, o fotojornalismo tornou-se um estilo de trabalho que se baseia no uso das imagens fotográficas para se veicular as notícias. O surgimento dessa área se deu através do britânico Roger Fenton, que fotografou a Guerra de Crimeia, no período de 1853 a 1856.

A primeira publicação de uma imagem em um veículo de comunicação aconteceu em 1880, através do jornal Daily Herald, de Nova Iorque, com a finalidade de inovar seu estilo de publicação, buscando chamar uma maior atenção dos leitores.

Porém, a genialidade da ideia somente se tornou popular com a chegada do século XX, e a invenção da primeira máquina fotográfica portátil, a Kodak, que podia ser facilmente carregada por todos os lados.

As primeiras máquinas só fotografavam em preto e branco. Mais adiante, o homem inventou o filme, que possibilitava a revelação em cores, chegando aos modelos da atualidade, os digitais, que capturam as imagens através da memorização das mesmas.

Independente da forma de atuação do repórter fotográfico, seu trabalho é muito importante para a população, pois registra os fatos como eles realmente acontecem, trazendo-nos a possibilidade de tomar conhecimento dos mesmos.

Fonte: www.brasilescola.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário