Últimos Posts

terça-feira, 2 de setembro de 2014

02/09 - Lc 4,31-37

2 de Setembro de 2014

evandia

Lucas 4,31-37

Jesus desceu para Cafarnaum, cidade da Galileia, e lá os ensinava, aos sábados. Eles ficavam maravilhados com os seus ensinamentos, pois sua palavra tinha autoridade. Na sinagoga estava um homem que tinha um espírito impuro, e ele gritou em alta voz: “Que queres de nós, Jesus de Nazaré? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus!” Jesus o repreendeu: “Cala-te, sai dele!” O demônio então lançou o homem no chão e saiu dele, sem lhe fazer mal algum. Todos ficaram espantados e comentavam: “Que palavra é essa? Ele dá ordens aos espíritos impuros, com autoridade e poder, e eles saem”. E sua fama se espalhava por todos os lugares da redondeza.

Entendendo

A AUTORIDADE DE JESUS
DEIXA OS GALILEUS MARAVILHADOS!

Jesus fala e realiza curas e milagres com autoridade. Suas palavras são acompanhadas de obras em favor daqueles que sofrem qualquer tipo de escravidão. No Evangelho de hoje, uma pessoa está toda envolvida (corpo e alma) pelo mal. Se ficasse somente nos discursos, certamente o Mestre não teria tanta credibilidade.

Os que assistem a cena ficam maravilhados e comentam a autoridade com que aquele o Mestre falava, pois até os espíritos maus Lhe obedecem.

Dois motivos faziam com que a palavra de Jesus tivesse autoridade e ganhasse credibilidade. Primeiro: sua coerência de vida - as pessoas viam que Ele ensinava o que vivia. Segundo: o ensinamento d’Ele comunicava algo extraordinário - o sopro do Espírito que vinha do seu interior.

Atualizando

A AUTORIDADE É UMA
CONQUISTA DO NOSSO PROCEDER!

Quando falamos em autoridade vem logo em nossa mente pessoas que exercem cargos de poder na hierarquia das instituições, governos, entidades... Elas podem “estar” autoridade, mas não “serem” autoridades.

Autoridade, do ponto de vista cristão, se conquista com o proceder e com a ligação harmoniosa com Deus.

Uma pessoa pode ter um grau elevado de inteligência, ser competente na área que atua, ser badalada na mídia, chegar ao escalão mais alto de uma nação... No entanto, se os seus atos não correspondem ao seu proceder, mais cedo ou mais tarde, ela perderá credibilidade e, consequentemente, sua autoridade diante daqueles que um dia acreditaram nela.

A autoridade se conquista pelo proceder e não pelas palavras, pela condição social, pelo nome de família, pela função que exerce...

Somos humanos e, como humanos, temos limites. É aí que começa a participação divina que nos ajuda a clarear rumos. Por mais que sejamos capacitados, o intelecto e a matéria não são suficientes para protagonizar a nossa história, e manter nossa autoridade.

Na história da humanidade, caíram todos os reinos potentes: egípcio, babilônico, romano... Os sistemas de governo: monárquico, socialista, comunista... O capitalismo já dá sinais de declínio. No entanto, o “sistema de governo” implantado por Jesus, o reino de Deus, continua e jamais será banido, porque é divino, porque é autoridade.

As escolas e especializações do mundo jamais serão capazes de dar ao homem “autoridade”, se ela não vier da força do Alto. Humanamente falando a autoridade se conquista com o proceder de uma vida íntegra; no entanto, só é possível essa integridade se a pessoa tiver a humildade e a sabedoria de buscar em Deus sua razão maior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário