Últimos Posts

sábado, 20 de setembro de 2014

20/09 - Lc 8,4-15

20 de Setembro de 2014

evandia

Lucas 8,4-15

Ajuntou-se uma grande multidão, e de todas as cidades iam até Jesus. Ele, então, contou uma parábola: “O semeador saiu a semear. Ao semear, uma parte da semente caiu à beira do caminho e foi pisada; e os pássaros do céu a comeram. Outra parte caiu sobre as pedras; brotou, mas secou, por falta de umidade. Outra parte caiu entre os espinhos e, crescendo ao mesmo tempo, os espinhos a sufocaram. Ainda outra parte caiu em terra boa; brotou e deu frutos, até cem por um”. Depois de dizer isso, ele exclamou: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!” Seus discípulos faziam perguntas sobre o sentido da parábola. Jesus, então, lhes disse: “A vós foi dado conhecer os mistérios do Reino de Deus. Aos outros, porém, só por meio de parábolas, de modo que, olhando, não enxergam e, ouvindo, não entendem.

Entendendo

JESUS CONTA A PARÁBOLA DO SEMEADOR PARA
MOSTRAR OS DIVERSOS TIPOS DE PESSOAS NA CAMINHADA DE FÉ

Diferente dos outros evangelhos, o de hoje, o próprio Jesus dá a explicação na segunda parte da parábola.

O Campo – É o mundo.

A semente – É a Palavra de Deus.

A semente que caiu na beira do caminho – é a pessoa que toma conhecimento dos ensinamentos de Jesus Cristo, mas não é perseverante. É vencida pelos prazeres do mundo.

A semente que caiu nas pedras e nasceu com raízes rasas – é a pessoa que até acredita, mas é “rasa” na fé, não busca conhecer, aprofundar, e assumir compromissos em sua vida de cada dia.

A semente que caiu entre os espinhos e foi sufocada – é a pessoa que conhece os ensinamentos, mas, por ter uma fé fraca não resiste às dificuldades da vida: doenças, crises financeiras, e também os valores materiais como a riqueza. Essa pessoa está exposta ao materialismo e à perda de sentido dos valores de Deus.

A semente que caiu em terra boa – é aquela pessoa que busca ouvir, conhecer os ensinamentos e colocá-los em prática em sua conduta, em seu comportamento. Embora esteja buscando, ela também é fraca e cai; mas, diferente das outras, confia no perdão e na possibilidade de recomeçar e mudar para melhor.

Atualizando

QUESTIONANDO NÓS MESMOS!

Devemos ter cuidado com a tentação de ficar julgando as pessoas como se nós fôssemos exclusivamente a boa semente. Este é o primeiro desafio!

Quais as atitudes devemos tomar para que nossa fé não seja superficial, e nos contentemos apenas com o básico? Conforme a orientação do texto de hoje é a leitura, a escuta e conhecimento da Palavra de Deus.

A falta de conhecimento dos ensinamentos de Jesus Cristo pode nos levar ao “achismo”, a rituais vazios, devoções sem sentido, desvios de conduta e a perda de sensibilidade às coisas de Deus.

Por outro lado, a boa semente corresponde à maioria das pessoas. Pois, para o cristão, até que prove o contrário, todas as pessoas são boas. Jamais devemos fazer pré-julgamentos. O fato de vivermos num mundo de violência, corrupção e tantos contravalores, somos tentados a achar que a maioria é má. Não é por ai! Muitas vezes o sistema de governo, os governantes, as leis injustas é que contribuem para levar uma multidão ao fracasso. Pensemos nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário