Últimos Posts

domingo, 21 de setembro de 2014

21/09 - Dia do Fazendeiro e dos Portadores de Deficiência

21 de Setembro de 2014

Dia do Fazendeiro e
dos Portadores de Deficiência

 

Fazendeiro

clip_image002

Na Roma antiga, os grandes domínios privados de terras, os latifúndios, pertenciam somente à aristocracia. Esses nobres eram chamados de latifundiários. Através dos séculos passamos para o conceito de fazenda, que é uma grande propriedade rural, de lavoura ou de criação de gado, com alta produtividade. Assim, usamos a definição de fazendeiro para a pessoa que possui ou cultiva fazendas.

No Brasil colonial muitos dos fazendeiros tornavam-se barões. Os barões do café, do cacau e outros, valorizavam hábitos e comportamentos que consideravam adequados à nobreza. Eram hospitaleiros com os conhecidos, protegiam os afilhados, financiavam obras culturais e beneficentes, viajavam muito e mandavam os filhos à Europa para estudar.

Tudo mudou para os fazendeiros brasileiros com a abolição dos escravos e a chegada dos imigrantes. Aos poucos foram empobrecendo e a nobreza ficava apenas no título comprado.

Os fazendeiros nos últimos anos do século XIX tornaram-se empresários modernos, donos de fazendas mecanizadas que utilizam equipamentos aperfeiçoados pelas novas tecnologias.

Fonte: ilhado.com.br

Portadores de Deficiência

Vítimas diárias do descaso, do preconceito e da discriminação, os portadores de deficiência comemoram, desde 1982, o Dia Nacional de Luta das Pessoas Portadoras de Deficiência.

Este dia tem como principal objetivo mostrar a importância da luta de todos os portadores de deficiência: física, mental ou sensorial (cegos e surdos-mudos).

Os direitos reivindicados pelos portadores de deficiência não deixam de ser simples: ir e vir pelas ruas das cidades, frequentar lugares públicos sem a obrigação de entrar pela porta dos fundos, ou assistir a espetáculos na última fileira por não haver espaço acessível a uma cadeira de rodas.

O preconceito e a discriminação devem ser combatidos ininterruptamente. Quem discrimina ignora que as deficiências apontadas nos demais são, em outra escala e em outra dimensão, as mesmas que carregamos conosco. Se não possuímos alguma deficiência "física", certamente temos outras deficiências – de caráter, morais, éticas ou semelhantes – que nos tornam, também, com deficiência.

Fonte: www.portalsaofrancisco.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário