Últimos Posts

domingo, 21 de setembro de 2014

21/09 - São Mateus

21 de Setembro de 2014

São Mateus

clip_image002

“De cobrador de impostos a apóstolo e escritor do Evangelho”

Mateus foi um dos primeiros seguidores de Jesus Cristo e, é um dos quatro evangelistas do Novo Testamento. Ele era cobrador de impostos na época de Jesus e seu nome era Levi, filho de Alfeu. Um dia, depois de pregar, Jesus caminhava pelas ruas da cidade de Cafarnaum e encontrou com o cruel Levi. Olhou-o com firmeza nos olhos e disse-lhe: “Segue-me!” Levi imediatamente levantou-se, abandonou seu rendoso negócio, mudou de vida, de nome e, passou a seguir Jesus.

Daquele dia em diante, com o nome de Mateus, tornou-se um dos maiores seguidores e apóstolos de Cristo, acompanhando-O em todas as suas caminhadas e pregações pela Palestina. São Mateus foi o primeiro apóstolo a escrever um livro contando a vida e a morte de Jesus Cristo, ao qual deu o nome de Evangelho e foi amplamente usado pelos primeiros cristãos da Palestina. Quando o apóstolo São Bartolomeu viajou para as Índias levou consigo uma cópia.

Depois da morte e ressurreição de Jesus, os apóstolos espalharam-se pelo mundo e Mateus foi para a Arábia e a Pérsia para evangelizar aqueles povos. Porém, foi vítima de uma grande perseguição por parte dos sacerdotes locais, que mandaram arrancar-lhe os olhos e o encarceraram para depois ser sacrificado aos deuses. Mas Deus não o abandonou, mandou um anjo que curou seus olhos e o libertou.

Mateus seguiu, então, para a Etiópia, onde mais uma vez foi perseguido por feiticeiros que se opunham à evangelização. O príncipe herdeiro morreu e Mateus foi chamado ao palácio. Pela graça divina fez o filho da rainha Candece ressuscitar, causando grande espanto e admiração entre os presentes. Com esse ato, Mateus conseguiu converter grande parte da população. Na época, a Igreja da Etiópia passou a ser uma das mais ativas e florescentes dos tempos apostólicos.

São Mateus morreu por ordem do rei Hitarco, sobrinho do rei Egipo, no altar da igreja em que celebrava o santo ofício da missa. Isso aconteceu porque não intercedeu em favor do pedido de casamento feito pelo monarca, e recusado pela jovem Efigênia, que havia decidido consagrar-se a Jesus. Inconformado com a atitude do santo homem, Hitarco mandou que seus soldados o executassem.

No ano 930, as relíquias mortais do apóstolo São Mateus foram transportadas para Salerno, na Itália, onde até hoje é festejado como padroeiro da cidade. A Igreja determinou o dia 21 de setembro para a celebração de São Mateus, apóstolo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário