Últimos Posts

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

22/09 - Dia do Contador e do Técnico Agropecuário

22 de Setembro de 2014

Dia do Contador e do Técnico Agropecuário

image

Contador

A contabilidade é uma ciência antiga, pois já na época dos homens das cavernas existem relatos históricos da utilização de desenhos que representam controle patrimonial. O exercício da profissão exigia rígidos controles, os quais se refletiam na formulação de documentários contábeis.

No dia 21 de setembro comemoramos o dia de São Mateus, que é o Padroeiro dos Contabilistas, e no dia 22 de setembro comemoramos o dia do Contador, por ser a data que marca a criação do Curso de Ciências Contábeis no Brasil, no ano de 1945.

Inicialmente, os lançamentos contábeis eram realizados de forma empírica, ou seja, seu conhecimento desenvolveu-se através da experiência adquirida com a prática.

Entre os anos 1450 – 1510, o monge franciscano Lucas Pacioli, matemático e professor, desenvolveu o método das partidas dobradas, que foi um marco para o desenvolvimento da contabilidade.

Até a primeira metade da década de 70 os praticantes desse ofício técnico também eram conhecidos no Brasil como guarda-livros, mas como passar do tempo, os profissionais de contabilidade passaram a receber o nome de contadores e a expressão de guarda-livros caiu completamente em desuso.

Os formados em cursos de nível superior em Ciências Contábeis recebem o diploma de Bacharel em Ciências Contábeis e o exercício da profissão pede conhecimentos aprofundados de planejamento, coordenação, controle, análise e interpretação das informações econômico-financeiras e patrimoniais.

Fonte: www.portalcdr.com.br

Técnico Agropecuário

Em 1812, foi criado o primeiro Curso de Agricultura no Brasil (na Bahia). Inicialmente no Jardim Botânico tendo o professor Domingos Borges de Barros ministrado os estudos de botânica e agricultura no Curso de Filosofia.

Em 1877, cria-se a primeira divisão de níveis educacionais, elementar (operários e regentes) superior (veterinários, agrônomos e engenheiros).

Em 1890, vem a primeira grande reforma no ensino, promovida por Benjamin Constant.

Em 1909, o governo de Nilo Peçanha através do Decreto nº 7.566, de 23 de setembro de 1909 criou a rede nacional de formação de profissionais de nível técnico no Brasil.

Hoje, temos a Lei nº 11.940, de 2009, onde estabelece o dia 23 de setembro como Dia Nacional dos Profissionais de Nível Técnico e declara o ano de 2009, como Ano da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil.

Área de atuação

-  Em institutos e empresas de pesquisa e desenvolvimento: Prestar assistência técnica no desenvolvimento de projetos tecnológicos agropecuários;

-  Em empresas que prestam assessoria e acompanhamento agropecuário: Desenvolve programas de nutrição e manejo alimentar em projetos zootécnicos;

- Em empresas e indústrias que atuam no complexo agroindustrial: Adquirir, preparar, transformar, conservar e armazenar matéria-prima e produtos agroindustriais;

- No desenvolvimento de empreendimentos agrícolas próprios: Cultivar sistemas e plantios abertos ou protegidos, produzir mudas (viveiros) e sementes;

- Planejamento de ações referentes aos tratos das culturas: Planejar e acompanhar a colheita e a pós-colheita, elaborar projetos topográficos e de impacto ambiental, prestar assistência técnica e atuar na administração rural.

Competência técnica

O profissional em agropecuária deverá desenvolver e aplicar, com senso de julgamento e ética, as habilidades, informações e conhecimento das condições locais e regionais, o domínio dos princípios científicos e tecnológicos que presidem a produção moderna, buscando uma exploração e gerenciamento dos recursos naturais de forma não impactante, com competências que venham a favorecer um permanente aprimoramento profissional e acompanhamento das mudanças frequentes e desenvolvimento no cenário agrícola, com vistas à qualidade e à sustentabilidade econômica, ambiental e social.

Mercado de trabalho

O técnico em agropecuária exerce atividades tanto na zootecnia quanto na agricultura. Por isso, trata-se de um profissional altamente versátil. Após a formação e devidamente registrado nos CREAs, o profissional está qualificado para atuar nas seguintes áreas: Olericultura, Culturas Anuais, Culturas Perenes, Avicultura, Cunicultura, Caprinocultura, Apicultura, Suinocultura e Bovinocultura.

Fontes: www.tecnicoemagropecuaria.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário