Últimos Posts

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

22/09 - Lc 8,16-18

22 de Setembro de 2014

evandia

Lucas 8,16-18

“Ninguém acende uma lâmpada para escondê-la debaixo de uma vasilha ou colocá-la debaixo da cama; ela é posta no candelabro, a fim de que os que entram, vejam a claridade. Ora, nada há de escondido que não venha a ser descoberto. Nada há de secreto que não venha a ser conhecido e se torna público. Olhai, portanto, à maneira como ouvis! Pois a quem tem, será dado, e a quem não tem, até aquilo que julga ter, lhe será tirado!”

Entendendo

A LÂMPADA É ACESA PARA
FICAR EM LUGAR DE DESTAQUE!

Na Bíblia o livro dos Salmos é dedicado à oração, e foi escrito antes da chegada de Jesus. No número 119, ao se referir aos ensinamentos antigos sobre os ensinamentos sagrados, diz: “Tua palavra é lâmpada para os meus pés, e luz para o meu caminho”.

Portanto, a luz já é vista bem antes de Jesus simbolizando Deus clareando a humanidade, através de sua Palavra. Ao anunciar a chegada do Messias (Jesus), os profetas divulgavam que o mundo iria receber uma luz para iluminar as trevas.

No Evangelho de hoje, o próprio Jesus atualiza o sentido da luz como aquela que, uma vez colocada em local de destaque, é capaz de clarear tudo e nada deixar escondido. Ou seja, Ele sendo a referência maior de Deus veio para iluminar os caminhos e brilhar sobre a vida de todos que nele creem. Para isso, assim como a lâmpada, ele deve ser colocado como destaque das nossas vidas.

Atualizando

GENTE NASCEU PRA BRILHAR!”

Certamente, Caetano Veloso quando compôs “Gente”, da qual me sirvo para dar título a este comentário – Gente nasceu pra brilhar – teve como fonte de inspiração Jesus Cristo ao falar da “luz”.

Deus criou a pessoa humana para ser luz, contagiar, ser feliz, fazer a felicidade dos outros e sentir prazer do que ela é capaz de realizar.

Habilitou-nos para a vida criando em nós talentos que vamos morrer sem conhecê-los completamente. Muitos são acomodados, não lutam, não acreditam em si mesmos e não vão adiante; outros lutam, mas não encontram oportunidades para desenvolver seus talentos e brilhar.

Diante do mundo competitivo que vivemos, nem todos têm a oportunidade de fazer o que se identificam e têm potencial; mas, mesmo assim, quantos trabalham profissionalmente e, nas horas vagas, realizam algo que é dom de sua natureza! É preciso dar cordas para o nosso talento, ousar fazer o que gostamos e nos identificamos, ainda que seja por hobby.

Nossos talentos são diversos e não estão enquadrados apenas na área profissional, mas em várias áreas das relações humanas. Na carta de Paulo aos romanos ele relaciona alguns dons que podem ser utilizados em situações diversas:

Há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. Há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. Há diferentes de atividades, mas é o mesmo Deus que realiza tudo em todos. A cada um é dada a manifestação do Espírito, em vista do bem de todos. A um é dada pelo Espírito uma palavra de sabedoria; a outro, uma palavra de conhecimento segundo o mesmo Espírito. A outro é dada a fé, pelo mesmo Espírito. A outro são dados dons de cura, pelo mesmo Espírito. A outro, o dom de fazer milagres. A outro, a profecia. A outro, o discernimento dos espíritos. A outro, a diversidade de línguas. A outro, o dom de interpretá-las. Todas essas coisas as realizam, um e o mesmo Espírito, que as distribui, a cada um conforme quer” (1ª. Cor 12,4-11).

Muitos utilizam seus dons na vida profissional e se tornam grandes profissionais. Há os que compreendem que receberam talentos diferentes e os utilizam, não como profissão mas como missão, se lançando a um voluntariado ou à vida religiosa consagrada para servir de forma mais radical a Deus.

Quantos e quantos médicos, agentes de saúde, advogados, assistentes sociais, dentistas e até pessoas de profissões mais simples, que além de trabalhar em seus expedientes, encontram tempo para fazer um serviço voluntário em benefício de outros ou de comunidades carentes!

Há outros que se aposentam e continuam, só que agora servindo gratuitamente como voluntários de uma instituição. Estas são atitudes nobres de quem não é egoísta e sabe abstrair a caridade como a maior das virtudes.

Portanto, não esconda o seu dom, não tenha vergonha de buscar seu espaço e valorizar seu talento. Nunca é tarde para exercitar o natural que está dentro de nós. Ele é divino e, se é divino, não está somente sob nosso comando. Mas é necessário que a iniciativa seja nossa, pois Deus não invade, Ele oferece e respeita nossa liberdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário