Últimos Posts

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

29/09 - Jo 1,47-51

29 de Setembro de 2014

evandia

João 1,47-51

Jesus viu Natanael que vinha ao seu encontro e declarou a respeito dele: “Este é um verdadeiro israelita, no qual não há falsidade”! Natanael disse-lhe: “De onde me conheces?” Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, quando estavas debaixo da figueira, eu te vi”. Natanael exclamou: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel!” Jesus lhe respondeu: “Estás crendo só porque falei que te vi debaixo da figueira? Verás coisas maiores que estas”. E disse-lhe ainda: “Em verdade, em verdade, vos digo: vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem!”

Entendendo

JESUS ELOGIA A SINCERIDADE E ANUNCIA UMA
REALIDADE SOBRENATURAL, TENDO OS ANJOS COMO REFERÊNCIA!

Filipe está empolgado com Jesus Cristo, corre e conta para Natanael. Natanael, bem descrente e cheio de preconceito, faz um pré-julgamento de Jesus duvidando vir alguém de referência, de Nazaré. Ou seja, discrimina Jesus pelo lugar onde mora.

É sábia a reação de Mestre! Mesmo sabendo do preconceito de Natanael e de sua falta de fé, ao invés de reagir à crítica, prefere elogiar Natanael. Olha primeiro as coisas boas do comportamento daquele homem, e não a sua fraqueza. Reconhece uma qualidade que é grandiosa para Jesus: a sinceridade.

Em seguida Jesus o surpreende afirmando ter “coisas maiores” por vir. Nessa novidade anunciada, Ele fala de uma realidade sobrenatural – “céu aberto e anjos de Deus subindo e descendo” – os anjos são colocados como “criaturinhas próximas de Deus”, fazendo parte da realidade divina como mensageiros.

Atualizando

MIGUEL, GABRIEL E RAFAEL,
OS ANJOS E O SIGNIFICADO DOS SEUS NOMES!

É difícil ter uma família brasileira que não tenha Miguel, Gabriel e Rafael. Estes nomes dão identidade aos nossos familiares e trazem um significado forte que deve ser conhecido por eles.

Além dos nossos familiares, muitas comunidades, paróquias e até dioceses têm estes anjos como padroeiros. Vejamos, então, o significado de cada um.

Miguel significa "ninguém é como Deus", ou "semelhança de Deus". É considerado o príncipe guardião e guerreiro, defensor do trono celeste e do Povo de Deus. Fiel escudeiro do Pai Eterno. Chefe supremo do exército celeste e dos anjos fiéis a Deus, Miguel é o arcanjo da justiça e do arrependimento. Conhecido pela defesa no combate contra as forças maléficas. É citado três vezes na Bíblia: no capítulo 12 do livro de Daniel, no capítulo 12 do livro do Apocalipse e na carta de São Judas. O seu culto é um dos mais antigos da Igreja.

Gabriel significa "Deus é meu protetor" ou "homem de Deus". É o arcanjo anunciador, por excelência, das revelações de Deus. Padroeiro da diplomacia, dos trabalhadores dos correios e dos operadores dos telefones, comumente está associado a uma trombeta, indicando que é aquele que transmite a Voz de Deus, o portador das notícias.

Além da missão mais importante que o Senhor confiou a ele: o anúncio da encarnação do Filho de Deus. Ele também apareceu ao sacerdote Zacarias, anunciando que sua mulher lhe daria um filho profeta, chamado João Batista. Foi o arcanjo Gabriel quem explicou ao profeta Daniel, sua frequente visão do carneiro e do bode. Foi ele, também, quem anunciou ao mesmo profeta a trajetória destinada à sua nação: a chegada do Messias. Além disso é o portador da oração: Ave-Maria.

Rafael significa "Deus te cura" ou "cura de Deus". Rafael teve a função de acompanhar o jovem Tobias, como segurança e guia em sua viagem, e no retorno, curou seu pai que estava cego. Guardião da saúde e da cura física e espiritual é considerado, também, o chefe da Ordem das Virtudes. É o padroeiro dos cegos, médicos, sacerdotes, viajantes, soldados e escoteiros.

A Igreja Católica considera esses três arcanjos, poderosos intercessores dos eleitos ao trono do Altíssimo. Durante as tribulações do cotidiano eles costumam nos aconselhar e auxiliar, além de levar as nossas orações ao Senhor, trazendo as mensagens da Providência Divina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário