Últimos Posts

terça-feira, 30 de setembro de 2014

30/09 - Lc 9,51-56

30 de Setembro de 2014

evandia

Lucas 9,51-56

Quando ia se completando o tempo para ser elevado ao céu, Jesus tomou a firme decisão de partir para Jerusalém. Enviou mensageiros à sua frente que puseram-se a caminho e entraram num povoado de samaritanos para lhe preparar hospedagem. Mas os samaritanos não o receberam, pois Jesus mostrava estar indo para Jerusalém. Vendo isso, os discípulos Tiago e João disseram: “Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu, para destruí-los?” Jesus, porém, voltou-se e repreendeu-os. E partiram para outro povoado.

Entendendo

O CONFLITO ENTRE DUAS REGIÕES
E A RECUSA DE JESUS EM USAR A VIOLÊNCIA EM SUA DEFESA

Os judeus e os samaritanos eram povos inimigos. Grandes eram os conflitos. Atravessar a Samaria indo para Jerusalém era sempre perigoso. As divergências se estendiam no lado religioso. O lugar sagrado para os judeus era o Santuário de Jerusalém, para os samaritanos o monte Garizim. Aí se explica o fato de não darem hospedagem a Jesus.

Quando os discípulos ouviram os samaritanos negar hospedagem a Jesus, a raiva foi tão grande que queriam que Jesus se servisse do poder divino que tinha, para incendiar o povoado e matar todos os seus moradores.

Jesus aproveita a oportunidade para mostrar aos discípulos que a violência não soluciona o problema, recusa o pedido e os repreende de maneira forte, mostrando-lhes a dureza de seus corações.

Atualizando

A TENDÊNCIA DA HUMANIDADE EM BUSCAR
A VIOLÊNCIA COMO FORMA DE RESOLVER CONFLITOS!

O Oriente Médio é hoje o polo de maior tensão mundial. Essa condição surge desde a Antiguidade quando vários povos tentaram, e muitos conseguiram invadir e dominar essa região, pois, assim teriam o controle das rotas comerciais entre Ocidente e Oriente.

Essas várias e constantes invasões acabaram por gerar uma multiplicidade de raças e culturas na região. Outro fato que colabora para colocar o Oriente Médio como centro de atenções é o fato de que lá são encontradas as maiores reservas de petróleo do planeta. Como esse produto é hoje, a base do desenvolvimento capitalista (principal produto), quem tiver o domínio dessa região ganha poder diante de outras nações.

Também devemos levar em consideração o fato da região ser seca e de sobrevivência difícil. Portanto, os pontos de maior umidade são disputados com muita vontade pelos pretendentes. O subdesenvolvimento, e todas as suas consequências, também fazem parte desse local. Tudo isso contribui para gerar um "barril de pólvora" com riscos de explosão a qualquer momento.

“Houve um homem, enviado por Deus, que se chamava João. Este veio como testemunha, para dar testemunho da luz, a fim de que todos cressem por meio dele. Não era ele a luz, mas veio para dar testemunho a luz. [O Verbo] era a verdadeira luz que, vindo ao mundo, ilumina todo homem. Estava no mundo e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o reconheceu. Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam” (João 1,6-11).

Para nós cristãos um dado é fundamental! Trata-se da região onde Jesus nasceu, viveu e pôde manifestar o desejo de paz enviado por Deus a toda humanidade. Antes de Jesus veio João Batista, que também foi recusado e teve a cabeça decepada nessa região. Portanto, o histórico da humanidade e, especificamente dessa região, continua mostrando a falta de fé em Deus como Aquele que combate todo tipo de violência e propõe o amor o amor para resolução de conflitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário