Últimos Posts

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

A AUTORIDADE É UMA CONQUISTA DO NOSSO PROCEDER!

A AUTORIDADE É UMA
CONQUISTA DO NOSSO PROCEDER!

clip_image002

Quando falamos em autoridade vem logo em nossa mente pessoas que exercem cargos de poder na hierarquia das instituições, governos, entidades... Elas podem “estar” autoridade, mas não “serem” autoridades.

Autoridade, do ponto de vista cristão, se conquista com o proceder e com a ligação harmoniosa com Deus.

Uma pessoa pode ter um grau elevado de inteligência, ser competente na área que atua, ser badalada na mídia, chegar ao escalão mais alto de uma nação... No entanto, se os seus atos não correspondem ao seu proceder, mais cedo ou mais tarde, ela perderá credibilidade e, consequentemente, sua autoridade diante daqueles que um dia acreditaram nela.

A autoridade se conquista pelo proceder e não pelas palavras, pela condição social, pelo nome de família, pela função que exerce...

Somos humanos e, como humanos, temos limites. É aí que começa a participação divina que nos ajuda a clarear rumos. Por mais que sejamos capacitados, o intelecto e a matéria não são suficientes para protagonizar a nossa história, e manter nossa autoridade.

Na história da humanidade, caíram todos os reinos potentes: egípcio, babilônico, romano... Os sistemas de governo: monárquico, socialista, comunista... O capitalismo já dá sinais de declínio. No entanto, o “sistema de governo” implantado por Jesus, o reino de Deus, continua e jamais será banido, porque é divino, porque é autoridade.

As escolas e especializações do mundo jamais serão capazes de dar ao homem “autoridade”, se ela não vier da força do Alto. Humanamente falando a autoridade se conquista com o proceder de uma vida íntegra; no entanto, só é possível essa integridade se a pessoa tiver a humildade e a sabedoria de buscar em Deus sua razão maior.

Pe. Rosivaldo Motta, CSsR

Nenhum comentário:

Postar um comentário