Últimos Posts

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

01/10 - Dia do Vereador

1 de Outubro de 2014

Dia do Vereador

clip_image002

Vereador é a designação tradicional, nos países de língua portuguesa, de um membro de um órgão colegial representativo de um município, com funções executivas ou legislativas, conforme o país.

Os vereadores agrupam-se, normalmente, numa câmara municipal ou câmara de vereadores. Apesar das origens do cargo remontarem às origens do Reino de Portugal, no século XX as câmaras municipais e os seus vereadores evoluiram para uma função legislativa e parlamentar no Brasil, e para uma função essencialmente executiva em Portugal.

Nas antigas colônias portuguesas de São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, e Moçambique, os vereadores também apresentam funções executivas, como em Portugal.

A função do vereador é a de apresentar projetos de lei, votar a favor ou contra projetos de lei dos outros vereadores ou do prefeito, defender estes ou não, fiscalizar os atos do prefeito, como também verificar se as verbas estão sendo utilizadas de modo correto, se as obras estão sendo bem realizadas, ou seja, se o Poder Executivo está aplicando devidamente o dinheiro da municipalidade, sempre trabalhando para a construção de uma sociedade em que haja igualdade, liberdade, justiça e solidariedade.

Fontes: pt.wikipedia.org e www.paulinas.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário