Últimos Posts

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

01/10 - Lc 9,57-62

1 de Outubro de 2014

evandia

Lucas 9,57-62

Enquanto estavam a caminho, alguém disse a Jesus: “Eu te seguirei aonde quer que tu vás”. Jesus respondeu: “As raposas têm tocas e os pássaros do céu têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça”. Então disse a outro: “Segue-me.” Este respondeu: “Permite-me primeiro ir enterrar meu pai”. Jesus respondeu: “Deixa que os mortos enterrem os seus mortos; mas tu, vai e anuncia o Reino de Deus”. Um outro ainda lhe disse: “Eu te seguirei, Senhor, mas deixa-me primeiro despedir-me dos de minha casa”. Jesus, porém, respondeu-lhe: “Quem põe a mão no arado e olha para trás, não está apto para o Reino de Deus.”

Entendendo

“AS RAPOSAS TÊM SUAS TOCAS, AS AVES SEUS NINHOS
E O FILHO DO HOMEM NÃO TEM ONDE RECLINAR A CABEÇA!”

No evangelho de hoje Jesus está caminhando para o Santuário de Jerusalém, onde uma multidão está indo participar da festa da Páscoa. Diante da importância desse trabalho e da multidão que iria encontrar Jesus precisava de gente. No evangelho de hoje dois são recrutados. Um se oferece para ir com Ele e o segundo é Ele quem chama. Os dois apresentam situações para resolver. Um quer ir enterrar o pai e o outro que despedir-se de sua família.

Olhando de início, sem aprofundar, podemos achar que Jesus foi radical e até insensível às necessidades apresentadas pelos dois. Mas, o sentido aqui é de dar o primeiro lugar ao que é de Deus. Ainda que o pai falecido e a família sejam importantes, a missão que Deus nos delega está em primeiro plano.

Enquanto um vai sepultar seu pai e o outro vai despedir-se de sua família, perde-se tempo em conscientizar os vivos e desorientados sobre a importância dos valores de Deus. Ele via que aquele momento era fundamental, pois nem todos os religiosos daquele Santuário estavam com boas intenções e exploravam os peregrinos. A urgência do momento fez Jesus radicalizar o chamado.

Ao afirmar que não tinha um lugar para reclinar a cabeça, o Mestre mostrava aos dois que não exigia apenas deles, mas que também estava fazendo sua parte em passar dificuldades, em não ter um lar fixo por causa da urgência da missão. Ou seja, não exigia apenas dos outros, ele dava seu próprio testemunho.

Atualizando

RELIGIOSOS, VOLUNTÁRIOS, ECOLOGISTAS...
GENTE QUE RENUNCIA PRIVILÉGIOS PARA DEFENDER A VIDA!

O evangelho de hoje nos leva a reconhecer tantas pessoas que renunciam casa, família, vida profissional, a comodidade da vida contemporânea... Muitos são incompreendidos e até perseguidos, para se lançarem em prol de uma causa.

São missionários, padres, religiosos, religiosas, ecologistas, sindicalistas, voluntários, representantes de ONGs que defendem vidas no planeta, sejam humanas ou não.

As formas são diversas, mas o que faz com que todos comunguem o mesmo ideal é a mensagem de esperança, a defesa dos direitos e a promoção da vida num sentido amplo.

A maioria não aparece na mídia, não é vista e reconhecida no trabalho que faz, mas não importa, a consciência de seu ideal faz que todas essas pessoas percebam o cumprimento de uma missão a que foram chamados pelo Criador. Apoiemos, valorizemos e façamos a nossa parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário