Últimos Posts

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

20/10 - Dia do Arquivista e do Controlador de Tráfego Aéreo

20 de Outubro de 2014

Dia do Arquivista e do Controlador de
Tráfego Aéreo

image

Arquivista

Arquivista é a pessoa encarregada de um arquivo. Chama-se arquivo o lugar onde se recolhem e guardam documentos escritos em cartório, depósito etc.

Arquivar é colocar e conservar numa mesma ordem, devidamente classificados, toda correspondência, documentos e outros papéis relacionados com um indivíduo ou uma firma, com certa decisão geográfica ou sobre determinados assuntos, de tal forma que estejam protegidos contra deterioração, destruição ou perda, e ao mesmo tempo facilite a localização e manejo dos documentos.

Etapas do arquivamento: seleção, classificação e codificação. São tarefas do arquivista: selecionar, codificar, arquivar, dar busca a documentação, conservar documentos e processos, manter o arquivo organizado e atualizado, fazer a transferência de documentos, controlar a saída de documentos do arquivo.

É preciso que o arquivista seja uma pessoa responsável pela seleção, e conheça plenamente o funcionamento da organização para a qual trabalha.

Fonte: www.ilhado.com.br

Controlador de Tráfego Aéreo

Controlador de tráfego aéreo é a pessoa encarregada de separar o tráfego de aeronaves no espaço aéreo e nos aeroportos de modo seguro, ordenado e rápido.

Os controladores de tráfego aéreo trabalham emitindo autorizações aos pilotos, ou seja, dando instruções e informações necessárias dentro do espaço aéreo de sua jurisdição com o objetivo de prevenir colisões entre aeronaves, e entre aeronaves e obstáculos nas imediações dos aeroportos.

O controlador de tráfego aéreo é o elo do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) que faz a interface mais próxima a um acidente aeronáutico. Por isso seu trabalho é muito específico.

No Brasil, os controladores de tráfego aéreo são formados em dois locais: os controladores civis na cidade de São José dos Campos, no ICEA - Instituto de Controle do Espaço Aéreo, e os militares, formados na cidade de Guaratinguetá na EEAR - Escola de Especialistas da Aeronáutica. Ambas as instituições são da área de ensino da Força Aérea Brasileira.

Fonte: pt.wikipedia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário