Últimos Posts

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

20/10 - Santa Maria Bertilla Boscardin

20 de Outubro de 2014

Santa Maria Bertilla Boscardin

image

Destaca-se pela simplicidade e mostra-nos que é possível ser santo”

Maria nasceu em seis de outubro de 1888, na cidade de Vicenza, na Itália, e recebeu o nome de Francisca no batismo. Era de uma família simples de camponeses. Passou sua infância estudando e ajudando seus pais no campo.

Aos dezesseis anos ingressou no Convento das Irmãs Mestras de Santa Dorotéia dos Sagrados Corações e adotou o nome de Maria Bertilla. Quando estava no Convento também estudou e diplomou-se como enfermeira. Foi enviada a um hospital na cidade de Treviso e colocou-se a serviço dos doentes, podendo tratá-los não somente com a ciência, mas também com a fé, dedicação e carinho.

Teve uma existência de união com Deus no silêncio, no trabalho, na oração e na obediência. Isso se refletia na caridade com que se relacionava com todos: doentes, médicos e superiores. Mas, era submetida a constantes humilhações por parte de uma superiora.

Aos vinte e dois anos de idade teve câncer e passou por uma cirurgia para a retirada do tumor, e antes de se recuperar totalmente da cirurgia, já estava cuidando novamente dos doentes com o mesmo amor de sempre. Foi nessa época que aconteceu a Primeira Guerra Mundial, o hospital que a irmã Maria Bertilha trabalhava ficava numa área de bombardeios, por isso exigia dedicação em dobro de todos no hospital. A jovem irmã enfermeira surpreendia a todos com sua disposição e solidariedade no tratamento dos feridos de guerra.

Aos trinta e quatro anos de idade teve que passar novamente por outra cirurgia por causa do câncer e não resistiu, vindo a falecer no dia 20 de outubro de 1922 no hospital de Treviso. Foi canonizada pelo Papa João XXIII, em 1961.

Uma simples camponesa pôde demonstrar com suas atitudes diárias que mesmo sem êxtases, sem milagres, sem grandes feitos, o ser humano traz em si a santidade e a marca de Deus em sua vida. Se vivermos com amor e fé, a graça divina vai manifestar-se em cada detalhe da nossa vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário