Últimos Posts

terça-feira, 21 de outubro de 2014

21/10 - Dia da Criação do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro

21 de Outubro de 2014

Dia da Criação do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro

image

O Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), fundado a 21 de outubro de 1838, é a mais antiga e tradicional entidade de fomento da pesquisa e preservação histórico-geográfica, cultural e de Ciências Sociais do Brasil.

Sua criação juntamente com o Arquivo Público do Império, que se somava à Academia Imperial de Belas Artes, integrou o esforço para a construção de um Estado imperial centralizado e forte.

Seguindo as tradições da época, o IHGB promoveu, em 1840, um concurso destinado a premiar o melhor plano para a escrita da História do Brasil. Foi ganhador do prêmio Carl von Martius, naturalista, nascido na Baviera (Alemanha), que entre 1817 e 1820 havia percorrido, entre outras, as então províncias da Bahia, Minas Gerais, Goiás e a Amazônia. O texto apresentado - Como se deve escrever a história do Brasil - embora valorizasse a contribuição portuguesa, especialmente o regime monárquico, salientava, como característica principal na história brasileira, a fusão das raças branca, negra e indígena.

A primeira História do Brasil que procurou seguir o programa do IHGB, entretanto, foi escrita por Francisco Adolfo de Varnhagen, diplomata e primeiro-secretário do Instituto. Para a publicação da sua História Geral do Brasil (1854), recorreu a uma enorme massa de documentos inéditos, em boa parte copiada de arquivos europeus.

Fonte: pt.wikipedia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário