Últimos Posts

terça-feira, 21 de outubro de 2014

21/10 - Lc 12,35-38

21 de Outubro de 2014

evandia

Lucas 12,35-38

“Ficai de prontidão, com o cinto amarrado e as lâmpadas acesas. Sede como pessoas que estão esperando seu senhor voltar de uma festa de casamento, para lhe abrir a porta, logo que ele chegar e bater. Felizes os servos que o Senhor encontrar acordados quando chegar. Em verdade, vos digo: ele mesmo vai arregaçar sua veste, os fará sentar à mesa e passará para servi-los. E caso ele chegue pela meia-noite ou já perto da madrugada, felizes serão, se assim os encontrar!”

Entendendo

FELIZES OS QUE O SENHOR
ENCONTRAR ACORDADOS QUANDO CEHGAR!”

A passagem do Evangelho de hoje acontece quando Jesus está subindo para Jerusalém. É lá que Ele vai sofrer todo tipo de humilhação e ser condenado à morte. Por isso a tendência da conversa de Jesus é de despedida e orientação aos discípulos. Preparava-os para momentos inesperados e decisivos que estavam por acontecer.

A força que Jesus tem para enfrentar e correr diante dos desafios que Ele sabe que vai acontecer é graças à certeza da vida futura. Ou seja, vale a pena enfrentar o momento presente da vida, mesmo com desafios e dificuldades, pois a felicidade futura que nos espera é indescritível.

“Vigilância” e “disponibilidade” são duas palavras chaves nas orientações do Mestre. Cingir-se é estar disponível, pronto para “partir”. “Lâmpadas acesas” é sinal de que a cena acontece de noite, numa provável referência à Páscoa. Disponibilidade e vigilância, mantidas pela luz da Palavra de Deus é o que é exigido do discípulo para esperar e acolher o Senhor que retorna de uma festa de casamento, símbolo do Reino de Deus.

O fechamento da parábola traz um detalhe interessante. O patrão, ao voltar da festa de casamento, age como se fosse um servo: “... ele mesmo vai arregaçar sua veste, os fará sentar à mesa e passará para servi-los”. Mostra que Cristo é o servo de todos, conforme Ele fez na Última Ceia ao lavar os pés dos discípulos e servir à mesa.

Atualizando

VIVER O PASSADO É
IGNORAR O PRESENTE QUE NOS MANTÉM VIVOS!

Tudo na vida vai e vem, mas há uma coisa que não se altera: o passado. Pelo menos de forma concreta. Como está definido no dicionário, o passado é algo que está acabado, completo, e já não está mais na existência. Algo como palavras pronunciadas, oportunidades que foram ignoradas, eventos que aconteceram há muito tempo. É aquele tipo de coisa que não podemos ter de volta, ou voltar atrás, são coisas que nunca poderemos ter novamente e da mesma forma.

Nós nunca poderemos voltar atrás, voltar a estar no mesmo lugar! Ao mesmo tempo, não podemos voltar atrás no tempo para apagar as coisas que fomos fazendo, ou proteger-nos do sofrimento que sentimos no passado.

Nós já sabemos que desejar mudar o passado é algo inútil, mas, como seres humanos que somos muitas vezes continuamos a lamentar e a ter esperança de voltar a ter chance de fazer tudo novamente. Mas por quê?

Falando dos assuntos do coração: pessoas que viveram separação ou perda no amor e certamente sentiram dor e mágoa. Quando estas coisas acontecem, as pessoas quase sempre optam por viver na solidão.

E ao permitir que a tristeza e a desilusão tirem o seu prazer de viver elas se obrigam a ter esses sentimentos consigo durante muito tempo e, em alguns casos para o resto da vida. Procedendo assim, podem desenvolver alguns problemas psicológicos, como: fobia social, ataques de pânico, insônias, ansiedade, depressão. É tempo de perceber que aprender com o passado e viver com ele, ou dependente dele, são duas coisas diferentes.

O passado deve servir de experiência e luz para o presente. Afinal, uma pessoa sem noção de sua história, tanto pode perder parte da sua autoestima, como pode repetir os mesmos erros. Mas, viver do passado não! Jesus deixou o perdão para resolver o que não deu certo no “ontem” da nossa história. Ele quer a nossa felicidade ainda hoje!

Nenhum comentário:

Postar um comentário