Últimos Posts

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

22/10 - Bem-aventurado Contardo Ferrini

22 de Outubro de 2014

Bem-aventurado Contardo Ferrini

image

Um homem do tempo moderno que soube unir a ciência com a fé”

Contardo nasceu no dia 5 de abril de 1859, em Milão, no norte da Itália. Era filho de Rinaldo e Luiza, um casal profundamente cristão que desde cedo lhe deu uma educação com base sólida na fé. Seu pai era engenheiro e professor. A família se reunia diariamente no final do dia para rezar o terço, e foi nesse ambiente que Contardo cresceu.

Contardo também se destacava por sua inteligência, recebendo o apelido de “Aristóteles”. Com dezessete anos, já havia estudado hebraico, siríaco, sânscrito, copta e iniciava o curso de Direito na Universidade de Pávia. Especializou-se em Direito Romano e para isso, além de estudar latim, grego e alemão, paralelamente aprendeu espanhol, inglês e francês. Com vinte e quatro anos já lecionava Direito Criminal e Direito Romano, viajando pelo exterior, realizando conferências e palestras. Foi um dos juristas mais importantes do seu tempo.

No plano espiritual, foi exemplar. Aprendeu com seu pai colocar a fé acima da ciência. Por isso, por causa da religiosidade, sempre sofreu gozações dos companheiros da universidade, mas isso só fazia aumentar sua fé. Fez voto de castidade em 1881 e participava das missas diariamente. Sempre humilde, demonstrava amor aos mais pobres participando das obras sociais de São Vicente de Paulo. Tornou-se um terciário franciscano em 1886, e em suas horas vagas gostava de praticar alpinismo.

Foi um homem exemplar, amigo, solidário, lutador das causas contra o divórcio, dos excessos de materialismo, e em defesa da infância abandonada, especialmente, quando foi eleito conselheiro municipal de Milão. Vivia para os estudos, as aulas, a Igreja e as orações solitárias em casa, mas estava sempre à disposição de todos os que o procuravam para pedir ajuda, conselhos e orientações pessoais.

Em 17 de outubro de 1902, Contardo contraiu tifo falecendo com quarenta e três anos de idade. Deixou um legado literário tanto na área jurídica, quanto espiritual. O Papa Pio XII beatificou-o em 1947.

Nenhum comentário:

Postar um comentário