Últimos Posts

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

23/10 - São João de Capistrano

23 de Outubro de 2014

São João de Capistrano

image

Grande pregador da Palavra de Deus motivou um exército de cristãos”

João nasceu no dia 24 de junho de 1386, na cidade de Capistrano, no reino de Nápoles, atual Itália. Era filho de um conde alemão e uma jovem italiana. Tornou-se um cidadão de grande influência em Perugia, cidade onde estudou Direito Civil e Canônico, tornando-se juiz. Lá se casou e foi governador da cidade, quando iniciava a revolta contra a dominação do rei de Nápoles. João foi preso por intrigas políticas e recebeu a noticia da morte de sua esposa que tinha trinta e nove anos de idade.

Nessa ocasião tomou a decisão mais importante de sua vida. Abriu mão de todos os cargos, vendeu todos os bens e propriedades, pagou o resgate de sua liberdade e pediu ingresso num convento franciscano. Mas, também ali encontrou a desconfiança do seu propósito. O superior, antes de permitir que ele vestisse o hábito, o submeteu a muitas humilhações, para provar sua determinação. Aprovado, apenas um ano depois era considerado um dos mais respeitados religiosos do convento.

Desde então, sua vida foi somente dedicada ao espírito. Durante trinta anos fez rigoroso jejum, duras penitências e se dedicou às orações. Trabalhou com energia, evangelizando na Itália, França, Alemanha, Áustria, Hungria, Polônia e Rússia. Tornou-se grande pregador e os registros mostram que, após sua pregação, muitos jovens decidiam entrar na Ordem de São Francisco de Assis. Foi conselheiro de quatro papas. Por três vezes foi nomeado para se tornar bispo, mas recusou, pois queria continuar como um simples pregador dos ensinamentos de Cristo.

Em 1453, os turcos muçulmanos invadiram a Europa para acabar com o Cristianismo, João foi à Hungria e percorreu toda a nação pregando ao povo e entusiasmando-os a defender sua religião. Tiveram que combater um exército dez vezes maior. A guerra já estava quase perdida quando João começou a percorrer as fileiras de soldados animando todos a continuarem, pois lutavam por amor a Jesus Cristo, o grande Deus dos exércitos. Os soldados ficaram tão cheios de confiança e coragem que dominaram o campo de batalha, até a vitória final.

Quando acabou a guerra João foi para o Convento de Villach, na Áustria, onde morreu três meses depois, no dia 23 de outubro de 1456, com setenta anos de idade.

Foi canonizado em 1724 pelo papa Bento XIII. É considerado o padroeiro dos juízes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário