Últimos Posts

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

24/10 - Dia da ONU

24 de Outubro de 2014

Dia da ONU

image

O dia 24 de outubro é o Dia das Nações Unidas porque foi exatamente nessa data, no ano de 1945, que a Organização passou a existir oficialmente.

Em 1945, quando o mundo comemorava o fim da II Guerra Mundial, foi realizada, em São Francisco (EUA), a Conferência das Nações Unidas sobre Organização Internacional, com a presença de 50 países, inclusive o Brasil. Desse encontro, resultou um documento chamado Carta das Nações Unidas, assinado pelos 50 países participantes, que se comprometiam a manter a paz, defender os direitos humanos e as liberdades fundamentais, além de promover o desenvolvimento dos países no mundo todo. Assim nasceu a Organização das Nações Unidas - ONU.

Na verdade, ela veio substituir a Liga das Nações, que havia surgido no final da Primeira Guerra Mundial, com finalidade parecida.

A Carta das Nações Unidas define como objetivos principais da ONU:

  1. Defesa dos direitos fundamentais do ser humano;

  2. Garantir a paz mundial, colocando-se contra qualquer tipo de conflito armado;

  3. Busca de mecanismos que promovam o progresso social das nações;

  4. Criação de condições que mantenham a justiça e o direito internacional.

A paz e a segurança, portanto, são os objetivos principais em todas as suas iniciativas. Uma prova disso foi que, em 1988, as forças de manutenção de paz das Nações Unidas ganharam o Prêmio Nobel da Paz, pelo seu empenho em preservar a harmonia entre os povos.

Fonte: www.ibge.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário