Últimos Posts

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

24/10 - Santo Antônio Maria Claret

24 de Outubro 2014

Santo Antônio Maria Claret

image

“Bispo, missionário, escritor e fundador da Ordem dos Claretianos”

Antônio nasceu em dezembro de 1807, em Sallent (Província de Barcelona-Espanha). Seu pai era fabricante de tecidos e ele ajudou na fábrica, até os vinte e dois anos de idade, quando revolveu entrar para o seminário e seguir sua vocação.

Em 1835, recebeu a ordenação sacerdotal e acrescentou o nome de Maria ao seu nome por ter verdadeira devoção a Nossa Senhora. Foi nomeado pároco de sua cidade natal. Quatro anos depois foi para Roma onde se apresentou para ser um missionário apostólico. Foram anos de trabalho árduo, totalmente dedicado ao ministério pastoral na Espanha, que muitos frutos trouxeram para a Igreja.

Após conviver com a pobreza dos missionários, Antônio Maria juntamente com seus amigos padres fundaram a “Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria”, conhecidos como Padres Claretianos. Logo após fundar a congregação foi nomeado bispo de Santiago de Cuba, onde teve uma atuação brilhante na evangelização, arriscando a própria vida para defender os oprimidos.

Em 1855, junto com madre Antônia Paris, fundou outra congregação religiosa, a das Irmãs de Ensino Maria Imaculada, ou Irmãs Claretianas.

Voltou à Espanha mesmo contra sua vontade, para ser confessor da rainha Isabel, nesse período, sua obra escrita cresceu muito. Antônio Maria evangelizou milhares de almas através de missões populares e escritos, que chegaram a 144 obras.

Faleceu co R Bm sessenta e três anos, no dia 24 de outubro de 1870, no Mosteiro de Fontfroide, França, deixando-nos uma importante e numerosa obra escrita. Foi beatificado em 1934, pelo papa Pio XI, e canonizado em 1950, por Pio XII.

Nenhum comentário:

Postar um comentário