Últimos Posts

sábado, 25 de outubro de 2014

25/10 - Dia do Sapateiro e da Democracia

25 de Outubro de 2014

Dia do Sapateiro e da Democracia

Dia do Sapateiro

image

Por volta do ano 280, os irmãos italianos Crispim e Crispiniano, que pertenciam à classe rica daquela época, se converteram ao Cristianismo. Foram perseguidos pelos governantes e tiveram que sair de Roma.

Foram para Gália e lá se estabeleceram. Fizeram voto de pobreza, distribuíram suas riquezas e passaram a trabalhar como sapateiros, além de estar sempre envolvidos com atividades sociais.

Por conta da perseguição, foram assassinados. Dizem que eles foram capturados, amarrados numa pedra e jogados no rio, mas que conseguiram sobreviver. Quando descobriram, eles foram presos novamente e em seguida decapitados. Foi então convencionado o dia 25 de outubro como o Dia do Sapateiro, homenageando-os.

No Brasil, em Franca, São Paulo, que é o grande polo produtivo calçadista, existe uma capela dedicada a São Crispim, é a única cidade brasileira que os operários comemoram como feriado. É um dia de luta onde os operários fazem uma reflexão sobre a sua situação, mas também é um dia de lazer que reúne milhares de sapateiros.

Os sapateiros perderam espaço nos últimos anos, por conta do setor de tênis. A industrialização de tênis no Brasil foi quase extinta por conta dos importados e atingiu muito o setor, onde muitos foram demitidos.

Fonte: www.cut.org.br

Dia da Democracia

Democracia é um regime de governo onde o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleitos, esta é a forma mais usual.

Uma frase famosa que caracteriza bem a democracia: "governo do povo, pelo povo e para o povo".

Democracia opõe-se à ditadura e ao totalitarismo, onde o poder reside numa elite que se autoelege.

Democracias podem ser divididas em diferentes tipos, e baseadas em um número de distinções. A distinção mais importante acontece entre democracia direta (algumas vezes chamada "democracia pura"), onde o povo expressa sua vontade por voto direto em cada assunto particular, e a democracia representativa (algumas vezes chamada "democracia indireta"), onde o povo expressa sua vontade através da eleição de representantes que tomam decisões em nome daqueles que os elegeram.

Outros itens importantes na democracia incluem exatamente quem é "o povo", isto é, quem terá direito ao voto; como proteger os direitos de minorias contra os abusos da maioria e qual sistema deve ser usado para a eleição de representantes ou outros executivos.

Fonte: ilhado.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário