Últimos Posts

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

29/10 - Lc 13,22-30

29 de Outubro de 2014

evandia

Lucas 13,22-30

Jesus caminhava para Jerusalém, parando em cidades e povoados para ensinar. Alguém lhe perguntou: “Senhor, são poucos os homens que se salvam?” Ele respondeu: “Procurai entrar pela porta estreita; porque, digo-vos, muitos procurarão entrar e não o conseguirão. Quando o pai de família tiver entrado e fechado a porta, e vós, de fora, começardes a bater à porta, dizendo: ‘Senhor, Senhor, abre-nos’, ele responderá: ‘Digo-vos que não sei de onde sois’. Direis então: ‘Comemos e bebemos contigo e tu ensinaste em nossas praças’. Ele, porém, vos dirá: ‘Não sei de onde sois; apartai-vos de mim todos vós que sois malfeitores’. Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaac, Jacó e todos os profetas no Reino de Deus, e vós serdes lançados para fora. Virão do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e sentar-se-ão à mesa no Reino de Deus. Há últimos que serão os primeiros, e há primeiros que serão os últimos”.

Entendendo

“SENHOR, SÃO POUCOS OS QUE SE SALVAM?”

Vemos no Evangelho de hoje um Jesus firme, decisivo, tomador de atitudes e com revelações surpreendentes. Fala do julgamento final da humanidade, utiliza palavras duras a quem faz pouco caso das “coisas de Deus”: ‘fechar a porta’, ‘não sei de onde sois’, ‘afastai-vos de mim’, ‘haverá choro e ranger de dentes’, ‘lançados para fora’, ‘os primeiros serão últimos’...

Tal postura contrasta com o Jesus que pregava o amor e a ternura de Deus. Mas, em se tratando de apresentar o Deus da justiça era necessário revelar a “sorte” daqueles que rejeitavam os valores do Pai e faziam outros sofrer.

Toda explanação de Jesus é para responder a pergunta do desconhecido sobre o número dos que iriam ser salvos. Para Jesus é irrelevante essa preocupação. Importante mesmo é decidir-se a seguir os caminhos do Reino, apesar de suas exigências. É o que Ele chama de "entrar pela porta estreita".

Diante de toda explicação, Ele deixa claro que, para obter a salvação, é preciso uma sincera mudança de vida, de comportamento, de atitude. É o que chamamos – conversão.

Atualizando

O PAPA FRANCISCO
ATUALIZA O SENTIDO DA “PORTA ESTREITA!”

Na atualidade são diversas as “portas” que prometem a realização ao ser humano. Mas muitas delas oferecem apenas uma felicidade momentânea, passageira.

Por qual porta queremos entrar? E a quem queremos fazer entrar pela porta da nossa vida?

Gostaria de dizer com força: não devemos ter medo de atravessar a porta da fé em Jesus, de deixá-Lo entrar sempre mais na nossa vida, de sair de nossos egoísmos, dos nossos fechamentos, das nossas indiferenças com os outros. Porque Jesus ilumina a nossa vida com uma luz que não se apaga mais. Não é um fogo de artifício, não é um flash! Não, é uma luz tranquila que dura sempre e nos dá paz. Assim é a luz que encontramos se entramos pela porta de Jesus.

Os cristãos não devem ser fiéis de “etiqueta”. Vocês são cristãos de etiqueta ou de verdade? Cada um responda para si! Nunca, nunca cristãos de etiqueta! Mas, cristãos de verdade, de coração.

Ser cristão é viver e testemunhar a fé na oração, nas obras de caridade, na promoção da justiça, no fazer o bem. Pela porta estreita, que é Cristo, deve passar toda a nossa vida.

Papa Francisco

Nenhum comentário:

Postar um comentário