Últimos Posts

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

29/10 - São Narciso

29 de Outubro de 2014

São Narciso

clip_image001

“Um santo homem que viveu 119 anos”

Narciso não era judeu e teria nascido no ano 96. A lembrança que se guardou dele é a de um homem rígido, penitente, humilde, simples e puro. Também que, desde a infância, demonstrou apego à religião, esperou a idade necessária para tornar-se sacerdote.

Realizou um trabalho tão admirável, amando os pobres e doentes, que foi escolhido para conduzir a paróquia de São Tiago. Foi nomeado bispo com quase cem anos de idade e isso nada afetou o seu trabalho. Governou com firmeza por um longo período. Presidiu o Concílio em que se decidiu que a Páscoa devia cair no domingo. E os relatos históricos afirmam que na véspera de uma festa de Páscoa, Narciso transformou água em azeite para acender as lamparinas da igreja que estavam secas.

Para justificar um crime, sob juramento, três caluniadores acusaram Narciso. O desgosto de ser assim caluniado despertou em Narciso o seu antigo desejo pelo recolhimento, e por isso, sem dizer para onde ia, perdoou os caluniadores e saiu de Jerusalém em direção ao deserto para viver em oração e penitência.

O bispo Narciso não foi encontrado para reassumir seu cargo e todos pensaram que tivesse morrido. Assim, outro bispo tomou posse em seu lugar, depois mais dois assumiram também. Anos depois, quando os caluniadores tiveram seu castigo e tudo estava esclarecido, o bispo Narciso voltou para Jerusalém. O povo o acolheu com alegria e ele reassumiu com glória as suas funções.

A última notícia que temos dele está numa carta escrita por Santo Alexandre, na qual cita que o bispo Narciso tinha morrido com cento e dezenove anos de idade, isso por volta do ano 212. Um fato raro na história da Igreja Católica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário