Últimos Posts

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

21/11 - Mt 12,46-50

21 de Novembro de 2014

evandia_thumb3

Mateus 12,46-50

Enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. Alguém lhe disse: "Olha! Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e querem falar contigo". Ele respondeu àquele que lhe falou: "Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?" E, estendendo a mão para os discípulos, acrescentou: "Eis minha mãe e meus irmãos. Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe".

Entendendo

“TODO AQUELE QUE FAZ A VONTADE DO
MEU PAI... ESSE É MEU IRMÃO, MINHA IRMÃ E MINHA MÃE!”

A resposta de Jesus ao portador da notícia sobre a presença de sua família pode, em princípio, soar mal e até grosseira e deselegante; mas demonstrava coerência com tudo que Ele estava pregando. Deus está acima da nossa família.

O rompimento com a família foi uma das exigências de Jesus para quem queria seguir a proposta de implantar com Ele, aqui na terra, o novo Reino. Por outro lado, aqueles que deixavam sua família natural, constituíam uma nova família formada pelos laços fraternos da fé.

Embora continuasse respeitando a sua família natural e cuidando dela, Jesus deixou claro que aquele que se identifica com o agir Dele, cria novos laços familiares, ao ponto de se sentir irmão. Assim, a ligação entre Jesus e os seus discípulos era muito mais profunda do que a convivência física com eles. Havia algo de superior que os unia, sem estar na dependência de pertencer a uma família, raça ou cultura.

Atualizando

TESTEMUNHANDO MEUS 22 ANOS DE PADRE!

No Evangelho de hoje, Jesus apresenta uma nova família, constituída pelos laços da fé. Com isso, Ele não quer desfazer ou desvalorizar seus pais e parentes. Só que, a partir do momento que Deus O chama para uma missão especial no mundo, Ele não pode ser exclusividade de uma única família.

O padre é chamado a desenvolver uma missão, assim como Jesus renuncia a uma única família, para se dedicar de maneira mais abrangente, a todas as famílias que Deus colocar em seu caminho.

“Todo aquele que tiver deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos ou campos, por causa do meu nome, receberá cem vezes mais e terá como herança a vida eterna” (Mateus 19,29).

Nestes 22 anos de padre pude perceber que esta promessa de Jesus é cumprida e renovada a cada instante, e ela me dá o prazer de conhecer e fazer parte de muitas famílias. Já fui transferido sete vezes, já trabalhei em regiões diferentes e nas mais diversas atividades, e nunca deixei de ser acolhido, acarinhado e mantido pelo povo. Muitas vezes, tendo mais do que necessito para viver c0m dignidade.

Nesse período, tive o apoio e a compreensão da minha família natural e nunca deixei de amá-la e fazer parte dos seus momentos mais significativos. No entanto, como padre, não pertenço somente a ela, mas a todas aquelas que o Pai coloca nos locais para onde Ele me destina.

E assim, as promessas de Deus vão se cumprindo na vida de todos aqueles que acreditam que Deus os chama para uma missão e, estando com Ele, jamais são deixados de lado.

Pe. Rosivaldo Motta, CSsR

Nenhum comentário:

Postar um comentário