Últimos Posts

domingo, 23 de novembro de 2014

23/11 - São Clemente I

23 de Novembro de 2014

São Clemente I

clip_image002

“Terceiro Papa e discípulo de São Paulo”

É com alegria que celebramos hoje a vida do terceiro papa que governou nossa Igreja no primeiro século. Clemente I com muito empenho regeu a Igreja de Roma dos anos 88 até 97. Vivia em Roma e foi contemporâneo de São João Evangelista, São Filipe e São Paulo; de Filipe era um dos colaboradores e de Paulo foi discípulo. Paulo até citou-o em seus escritos. A antiga tradição cristã apresenta-o como filho do senador Faustino, da família Flávia, parente do imperador Domiciano. Foi papa numa época de muitas perseguições aos seguidores de Cristo.

Enfrentou as divisões internas que ocorriam. Foi considerado o autor da célebre carta anônima enviada aos Coríntios que não seguiam as orientações de Roma, e pretendiam desligar-se do comando único da Igreja. Através da carta, Clemente I animou-os a perseverarem na fé e na caridade ensinada por Cristo, e participarem da união com a Igreja.

Restabeleceu o uso da Crisma, seguindo a tradição de São Pedro, e instituiu o uso da expressão "amém", nos ritos religiosos. Com sua atuação séria e exemplar, converteu até Domitila, irmã do imperador Domiciano, também seu parente, fato que muito ajudou amenizar a sangrenta perseguição aos cristãos.

Devido ao excelente trabalho que realizou, foi exilado pelo imperador Nerva, onde juntamente com milhares de cristãos foi condenado aos trabalhos forçados nas minas de pedra em Criméia. Lá ele converteu muitos pagãos com seu testemunho de fé e perseverança. Isso fez despertar ainda mais a raiva do imperador que ordenou que ele prestasse culto aos deuses dele, como não aceitou mandou matá-lo jogando-o no Mar Negro, com uma âncora amarrada no pescoço.

Tudo aconteceu no dia 23 de novembro do ano 101, como consta do Martirológio Romano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário